MelasmaSem categoriaTipos de Melasma

TIPOS DE MELASMA – MELASMA GRAU 1

O melasma, ao contrário do que muitos dizem, não é uma condição única de pele, pois existem 4 graus que podem afetar sua saúde cutânea devido à exposição à radiação solar. Hoje você entenderá tudo sobre o melasma grau 1, o mais leve e superficial dos melasmas.

Tratamento de melasma com hidroquinona: vale a pena?

O que é melasma?

O melasma é uma condição de pele que resulta na formação de manchas castanho-escuras ou marrom-acinzentadas, com limites bem demarcados, mas formato irregular. É caracterizada pela formação de manchas escuras no rosto, resultante da hiperpigmentação, ou seja, da produção excessiva de melanina (proteína que confere colaração/tom a pele) surgindo como resultado da exposição excessiva às altas radiações ultravioletas, sem a devida proteção da pele ao longo dos anos. Essa condição está geralmente associada à gravidez, mas a atividade hormonal no período da gestação ou dos anticoncepcionais não é o fator causal do melasma, ou seja, o hormônio não é o responsável por causar esse tipo de mancha, mas a atividade hormonal pode sim agravar a condição.

Quais os tipos de melasma?

É de extrema importância entender os diferentes tipos de melasma, que são definidos como graus. Através desta classificação, podemos identificar as medidas mais corretas a se tomar, acrescendo as chances de amenizar e clarear as manchas, pois quanto antes ocorrer a identificação do grau do melasma e os cuidados forem iniciados, mais efetivo será o tratamento.

Eis a classificação em graus do melasma segundo o farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo:

Melasma Grau 1 – Considerado um melasma superficial e recente, ou seja, aparente há menos de 1 ano, apresentando manchas pequenas, tonalidade média clara e que principalmente responde bem ao tratamento.

Melasma Grau 2 – Caracterizado como um melasma profundo e antigo, e visível há mais de 1 ano, apresentando manchas grandes, tonalidade média escura e que consegue responder ao tratamento.

Melasma Grau 3 – Tem como característica ser um melasma profundo e antigo, visível há mais de 5 anos, percebido por manchas muito escuras de diversos tamanhos e fácil de ser identificado, pois é resistente ao tratamento, ou seja, já tentou ser tratado, mas não clareou ou retornou quando o tratamento foi finalizado.

Melasma Grau 4 É o pior e mais grave grau de melasma, sendo caracterizado como um melasma muito antigo e muito profundo, existente há mais de 10 anos, que apresenta manchas muito escuras e muito profundas, além de ser altamente resistente ao tratamento.

Desta forma, tornamos acessível o entendimento dos estágios do melasma, para que todos possam identificar qual deles estão presentes em sua pele e assim, tratá-los da maneira adequada.

Características e tratamento do melasma grau 1

Segundo a classificação do Dr. Maurizio, identificamos o melasma grau 1 como aquele em um tom marrom mais ameno, tamanho reduzido e aparece em uma quantidade pequena, surgindo ainda em estágio superficial.

As principais indicações para o tratamento do melasma grau 1 são os séruns clareadores, vitamina C e outros produtos. Combinar esses produtos com um protetor solar antioxidante e clareador, especialmente desenvolvido para cuidados com a pele, é uma ótima forma de clarear manchas escuras e proteger a pele contra a radiação solar, prevenindo futuros melasmas.

Quando se trata do grau 1, a recomendação ideal de produtos é combinar o sérum Clarivis Nia10 e usar o protetor solar clareador e antioxidante Biosole Oxy FPS 50 durante o dia e a noite. Após obter o efeito clareador desejado, use Clarivis Nia10 somente à noite e mantenha o tratamento com Biosole Oxy FPS 50 para evitar o reaparecimento de manchas na pele. O melasma de grau 1, se detectado neste estágio mais leve e tratado adequadamente, não é um grande problema.

Melhores produtos para o tratamento do melasma grau 1

Como dito anteriormente, a associação de séruns e protetores solares clareadores é a melhor maneira de combater seu melasma grau 1. A ADA TINA possui diversos produtos voltados para o tratamento do melasma e seus respectivos graus, para você inserir em sua rotina de cuidados com a pele.

Clarivis Nia 10

Clarivis Nia10 é um sérum clareador e iluminador concentrado, com niacinamida ultra pura e ácido hialurônico de baixo peso molecular que previne, trata e clareia e manchas escuras da pele, manchas de sol e acne e inclusive o melasma grau 1 e grau 2.

Biosole Oxy FPS 50

Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante com vitamina C, niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de proteção solar e 24 horas de proteção anti-melasma.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.