LUZ VISÍVEL E LUZ AZUL: O QUE SÃO E COMO SE PROTEGER?

A luz é composta por ondas eletromagnéticas, formando o espectro eletromagnético. Porém, apenas uma pequena fração destas ondas são percebidas pelo olho humano, essa luz é conhecida como luz visível e dentro dela há a luz azul.

Essas luzes estão muito presentes em nossas vidas diariamente, através da emissão dessas ondas pelo sol. Agora mesmo ao ler este post você está sendo exposto a elas. A realidade é que cada vez mais as pessoas estão utilizando aparelhos eletroeletrônicos como smartphones, computadores, televisores e videogames para fazer todas as atividades do dia-a-dia, tanto no trabalho quanto no entretenimento. Pode ser assustador pensar, mas se refletirmos sobre quanto tempo passamos em frente às telas, perceberemos como precisamos nos proteger destas luzes.

DETALHES DO ANEXO  01_Luz-Azul-x-Luz-Visivel-O-que-sao-e-como-se-proteger

O QUE É LUZ VISÍVEL?

Luz visível, que como o próprio nome já diz, é toda luz que conseguimos enxergar, como a luz do sol, das lâmpadas, dos eletroeletrônicos, entre outras. Ou seja, todas as cores que podemos observar fazem parte do espectro visível.

O QUE É A LUZ AZUL?

Agora que já sabemos o que é luz visível, fica mais fácil compreender que a luz azul é uma parte da luz visível e, como vimos acima, esta parte está presente nesse espectro. Mas onde está a luz azul? Ela é encontrada em todos os aparelhos eletroeletrônicos e também nas lâmpadas de led e incandescentes.

LUZ AZUL CAUSA MANCHAS E MELASMA NA PELE?

A luz azul possui características muito parecidas com a radiação UVA, tendo um alto poder de penetração, atingindo até mesmo as camadas mais profundas da pele (Derme). Por ter estas características, a luz azul pode sim estimular a produção de melanina e agravar manchas e melasma.

LUZ AZUL E VISÍVEL CAUSA ENVELHECIMENTO DA PELE?

Como já percebemos, a luz azul consegue penetrar até a derme, estimulando o melanócito a aumentar a produção de melanina (pigmento que dar a cor à pele, cabelos, olhos e pelo), agravando manchas e o melasma. Além do mais, a luz azul também estimula a produção de radicais livres, intensificando a destruição do colágeno, acelerando o fotoenvelhecimento precoce da pele e ocasionando, por exemplo, a formação de rugas, linhas de expressão e flacidez.

PROTETOR SOLAR FÍSICO COM COR É A MELHOR OPÇÃO?

Nem todos os protetores solares com cor conseguem proteger sua pele da luz azul. É necessário avaliar a qualidade dos filtros presentes nestes produtos.

Soleize Mineral FPS 66 da Ada Tina é um protetor solar desenvolvido com filtros 100% minerais (filtros físicos) de amplo espectro que, além de possuir uma cor adaptável para todos os tons de pele, ele promove uma alta proteção contra as radiações UVA e UVB.

https://blog.adatina.com/luz-azul-causa-manchas-escuras-na-pele/

Soleize Mineral FPS 66 possui Duplo Antioxidante com Vitamina E + o poderoso DIFENDIOX® – potente complexo de antioxidantes extraídos das olivas da Itália – dois antioxidantes naturais que protegem o DNA celular, diminuindo os sinais de envelhecimento, protegendo também a pele dos danos causados pela luz azul e visível, pois impedem a produção de radicais livres de modo eficiente. Isso tudo com a exclusiva Tecnologia Solent que oferece proteção solar por 12 horas, dispensando a necessidade de diversas reaplicações ao longo do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *