Vitamina C ou Hidroquinona. Qual o melhor clareador de pele?
A Vitamina C é um ingrediente poderoso e básico para quem tem uma rotina de cuidados com a pele e quer sempre mantê-la uniforme, saudável e livre de manchas. Ela carrega consigo uma lista enorme de benefícios e não tem contraindicações, ou seja, todos podem usar essa substância antioxidante. A hidroquinona, por sua vez, apesar de ter o mesmo objetivo de clarear manchas do rosto, carrega consigo os temidos efeitos colaterais.
Mas afinal, qual o melhor clareador de pele? Como escolher o ideal? Conversamos com o Farmacêutico Especialista em Cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, e responderemos as principais dúvidas que vão te ajudar a escolher o melhor clareador de manchas na pele.
Vitamina C
A Vitamina C é um antioxidante fundamental para possuirmos colágeno, pois estimula a sua produção e retarda o envelhecimento da pele, dando a ela mais viço, luminosidade, hidratação e proteção contra a radiação solar. Além disso, ela age como um clareador facial, amenizando as manchas escuras já existentes e protegendo contra o surgimento de novas manchas no rosto.
Para que serve a Vitamina C?
Lembramos que a Vitamina C é uma substância natural que está presente em diversos alimentos e que, quando a ingerimos, ela se espalha pelo corpo todo, porém não consegue se acumular em nossa pele. Com o tempo, conforme envelhecemos e perdemos o nosso colágeno, precisamos aplicar cremes e séruns contendo Vitamina C para que haja novamente esse estímulo do colágeno na pele que ela é capaz de promover.
Quando aplicados diretamente no rosto, esses produtos acumulam a vitamina por mais tempo e estimulam a produção de colágeno e ácido hialurônico na pele, substâncias que retardam o envelhecimento precoce causado pelo estresse, poluição, má alimentação e diversos outros fatores. Ou seja, esse potente efeito antioxidante da Vitamina C cria uma camada super protetora contra diversos agentes externos, protegendo a pele e potencializando os resultados do protetor solar.
Vitamina C para Pele
Basicamente, a Vitamina C clareia a pele do rosto e, como reforça o Farmacêutico Especialista em Cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, ela é uma substância que também está presente em nosso corpo e tem procedência natural, ou seja, não traz efeitos colaterais e portanto pode ser utilizada tranquilamente e com segurança, não sendo prejudicial à saúde.
Lembrando que é importante atentar-se ao tipo ideal para as suas necessidades. A Vitamina C pura, que é o ácido ascórbico, quando adicionada em formulações que contém água se oxida rapidamente, então a eficácia sobre a pele é bem menor. Já a Vitamina C estabilizada, é resistente a oxidação, o que torna a eficácia do produto prolongada e garantida.
Esse poderoso antioxidante pode ser utilizado em qualquer fase da vida, e em todos os tipos de pele. A Vitamina C é uma substância super segura, com eficácia garantida contra os radicais livres que causam envelhecimento e manchas na pele. Ou seja, pode usar e abusar da Vitamina C para a pele!
Hidroquinona: o que é e para que serve
Já no caso da hidroquinona o cenário é um pouco diferente. Ela é uma substância também utilizada para clarear manchas do rosto e possui resultados que podem ser considerados mais rápidos, porém ela não é segura como a Vitamina C e ainda por cima pode agredir muito a pele.
Conforme explica o Farmacêutico Especialista em Cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, a hidroquinona é uma substância sintética e medicamentosa, que não pode ser utilizada em produtos cosméticos, devido aos inúmeros efeitos colaterais que ela possui. E é aí que está o perigo!
Os Efeitos Colaterais da Hidroquinona
Sim, o uso da hidroquinona é perigoso mesmo. Isso por que, ela possui efeitos colaterais fortíssimos e que podem ser permanentes, como, por exemplo, manchas brancas: conhecidas também por “manchas em confete” (causadas pela destruição das células que a hidroquinona pode provocar, as quais jamais se recuperam e, dessa forma, as manchas na pele se tornam permanentes). Essa substância pode também causar o efeito rebote após a finalização do tratamento, ou seja, a mancha ou melasma voltam e muito piores do que eram antes.
Além disso, de acordo com diversos estudos, os efeitos do uso da hidroquinona a longo prazo, podem ser extremamente prejudiciais à saúde como um todo e não só para nossa pele, isso porque, o clareamento com hidroquinona pode estar relacionado a vários tipos de câncer, como câncer no sangue (linfoma e leucemia), câncer de bexiga e outros. Por esse motivo, ela é proibida em cosméticos e também não pode ser utilizada por mulheres grávidas ou amamentando.
Os efeitos colaterais da hidroquinona realmente são muitos, será que vale a pena arriscar?
Vitamina C X Hidroquinona
A resposta é uma só: não vale a pena colocar a saúde do nosso corpo e pele em risco, certo? A hidroquinona está associada a vários efeitos colaterais e pode ser extremamente prejudicial, portanto o uso de Vitamina C como clareador de pele é o mais adequado, ela traz mais segurança e não possui contraindicações. Além disso, a Vitamina C para pele pode ser utilizada em mulheres grávidas ou amamentando, para todas as idades e em todos os tipos de pele, desde as peles secas até as peles oleosas, basta atentar-se à formulação adequada para as suas necessidades.
Diferente da hidroquinona, a Vitamina C pode ser aplicada pela manhã e também a noite sem preocupações, não causa efeito rebote caso o uso seja interrompido, preenche as rugas e linhas de expressão, age rejuvenescendo e protegendo as células da pele, e muito mais!
É importante lembrar sempre de utilizar o protetor solar com 12 horas de proteção para que os resultados sejam potencializados e sua pele esteja sempre protegida, é claro. E quando se trata de Vitamina C, pode abusar dessa substância sem medo, pois ela só traz benefícios. Sua pele saudável, jovem, livre de manchas e muito mais iluminada!