Melasma

TRATAMENTO DE MELASMA COM HIDROQUINONA: VALE A PENA?

A hidroquinona é uma substância bastante conhecida no mundo dos dermocosméticos e dos medicamentos tópicos por sua ação clareadora, capaz de inibir manchas escuras e melasma. Mas será que o tratamento com hidroquinona realmente vale a pena? Hoje você entenderá os riscos do uso dessa substância e a maneira correta de clarear seu melasma.

Tratamento de melasma com hidroquinona: vale a pena?

O que é melasma?

O melasma é um distúrbio cutâneo comum, resultado da superprodução de melanina, que se caracteriza pela geração de manchas da pele nas áreas mais expostas ao sol ou à atividade hormonal, como as bochechas do rosto e a testa. Esta condição é frequentemente associada à gravidez, porém não só gestantes podem ter melasma, pois ela se desencadeia por diversos outros fatores, sendo a exposição à luz solar o principal deles.

“O Brasil é um país tropical. Ele recebe uma quantidade de sol muitas vezes maior do que os países de clima temperado, é o chamado índice ultravioleta. Quem vive no Brasil é diariamente exposto a essa grande quantidade de radiação, causando danos acumulativos na pele. Esses problemas cutâneos são causados, ou pela falta de uso do protetor solar, ou porque usam produtos de má qualidade”, relata o Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico e especialista em cosmetologia.

O que é hidroquinona?

A hidroquinona é uma substância clareadora de manchas na pele, que tem função despigmentante, ajudando a impedir a produção de melanina pelas células. Entretanto, o tratamento com hidroquinona pode ter um alto risco, pois não é segura e pode ser muito prejudicial para a pele se usada incorretamente. O motivo é que a hidroquinona tem fortes efeitos colaterais como as hipocromias, ou seja, manchas brancas, também conhecidas como “manchas em confete”, que se tornam permanentes devido a danos irreversíveis às células da pele.

Além disso, o uso prolongado da hidroquinona pode ser extremamente prejudicial à nossa saúde no geral, não apenas à nossa pele, pois o clareamento com essa substância pode estar ligado a vários tipos de cânceres, como câncer de sangue (linfomas e leucemias) e câncer de bexiga. De fato, essa substância está proibida de ser inserida em produtos cosméticos e não pode ser usada por gestantes ou lactantes.

Tratamento de melasma com hidroquinona

O tratamento das manchas de melasma com hidroquinona pode até resultar em efeitos satisfatórios, porém a um alto custo, pois os perigos dessa substância não valem o risco de ter o melasma tratado. Além dos riscos já citados, a hidroquinona também pode causar hipersensibilidade da pele ao contato da radiação solar, beneficiando o surgimento de novas manchas, vermelhidão, coceira e ressecamento na área aplicada.

Na verdade, o tratamento para o melasma pode ser feito de uma forma totalmente segura para a saúde da pele, com a associação de séruns clareadores e protetores solares antioxidantes, sedo a maneira ideal de combater o melasma. A ADA TINA possui inúmeros produtos pensados para o tratamento do melasma e seus respectivos graus, para você inserir em sua rotina skincare.

Produtos para tratamento de melasma

A Ada Tina possui diversos produtos dermocosméticos voltados para o tratamento do melasma. O uso dos séruns, combinados com a proteção dos filtros solares, são uma ótima forma de clarear as manchas da pele e se proteger contra a radiação UV, prevenindo futuros melasmas.

Clarivis TX
Clarivis Tx Sérum Ultra Clareador Com Ácido Tranexâmico – 30ml

O Clarivis TX é um sérum ultra clareador com tripla ação clareadora, formulado com ácido tranexâmico, niacinamida e alfa-arbutin, indicado para clarear manchas escuras da pele inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.

Biosole Oxy FPS 50
Protetor Solar Clareador Biosole Oxy Fps 50 Vitamina C e Niacinamida – 40ml

Para garantir a proteção solar e clarear a pele, o Biosole Oxy FPS 50 combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, além de conter 12 horas de proteção solar e 24 horas de proteção anti-melasma, desenvolvido especialmente para proteger e tratar peles com melasma, deixando a pele mais clara e rejuvenescida.

+ Clique aqui e confira os tipos de melasma e como identificar cada grau!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.