Manchas na PeleMelasmaRadiação solar

EXPOSIÇÃO SOLAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA PELE: MELASMA, SARDAS, MELANOMA E MAIS TIPOS DE MANCHAS

A exposição solar é parte importante e inerente para vida humana. No entanto, é importante lembrarmos que o sol também pode causar danos à nossa pele, incluindo o surgimento de manchas escuras e até mesmo câncer de pele. Alguns dos tipos mais comuns de manchas causadas pela exposição solar incluem melasma, sardas, manchas de melanoma e outros. No blog post de hoje, vamos explorar mais a fundo essas consequências da exposição solar na pele e o que podemos fazer para preveni-las.

5 tipos de manchas causadas pela exposição solar

Confira 5 tipos de manchas que surgem devido à exposição aos raios ultravioleta emitidos pelo sol:

1. Melasma

O melasma é uma condição que causa manchas escuras na pele do rosto. É mais comum em mulheres e é frequentemente associado a mudanças hormonais, como a gravidez ou o uso de anticoncepcionais. Porém, a exposição ao sol ao longo dos anos é o fator principal para o surgimento dessa mancha, que são tipicamente irregulares e podem aparecer com colorações marrons, cinzentas ou castanhas. O melasma possui 4 graus, cada um com suas características, gravidades e profundidades, sendo o grau 1 o mais leve e superficial, e o grau 4 o mais grave e profundo. O tratamento para o melasma inclui proteção contra a luz solar (protetor solar) e o uso de cremes e séruns clareadores.

2. Sardas

As sardas são manchas na pele geralmente pequenas e de cor marrom. Elas são causadas pela exposição ao sol e são comuns em áreas mais expostas, como o rosto, o pescoço e os braços. As sardas não são cancerosas, mas podem escurecer e aumentar de tamanho ao longo do tempo se não forem protegidas contra a exposição solar. É importante proteger a pele com protetores solares de amplo espectro (UVA e UVB) e FPS alto (preferencialmente acima do 50) e roupas que cubram as áreas expostas ao sol.

3. Melanoma

O melanoma é uma forma perigosa de câncer da pele que pode se desenvolver a partir de pintas novas ou que já estavam presentes anteriormente e que mudam suas formas. É importante estar atento a mudanças na aparência dessas manchas, como a presença de mais de uma cor ou a assimetria. A mancha de melanoma é superficial na pele, mas pode se espalhar rapidamente para outras partes do corpo se não for tratada. A prevenção do melanoma inclui proteção contra a exposição ao sol, evitando o excesso de exposição ao sol e usando filtros solares. É importante verificar regularmente a pele com um médico dermatologista para detectar qualquer mudança precoce.

4. Lentigo solar

O lentigo solar é uma mancha escura na pele que também é causada pela exposição prolongada aos raios do sol. É mais comum em pessoas com pele clara e idade avançada, mas pode afetar qualquer tipo de pele. O lentigo solar parece com uma mancha pequena, uniforme e bem definida na cor marrom escura. Pode ser encontrado em qualquer parte do corpo exposto ao sol, como rosto, braços e ombros.

5. Fitofotodermatose (mancha de limão na pele)

A fitofotodermatose, também conhecida como mancha de limão na pele, é uma condição causada pela exposição ao sol após o contato com substâncias fotossensibilizantes presentes em algumas frutas, plantas e óleos essenciais, como o limão. O resultado é uma erupção na pele que aparece como manchas avermelhadas que podem se tornar mais escuras ao longo do tempo. Essas manchas geralmente aparecem nas áreas da pele em que teve contato com essas substâncias fotossensibilizantes e em seguida, expostas ao sol. A fitofotodermatose é temporária e geralmente desaparece por conta própria após alguns dias ou semanas.

Como tratar e clarear as manchas na pele?

A primeira coisa a fazer é proteger sua pele da exposição excessiva ao sol, isso significa que, para evitarmos o surgimento de novas manchas, devemos usar um protetor solar com FPS alto (preferencialmente acima de 50) todos os dias, independentemente do clima. Opte por aplicar protetores com 12 horas de proteção solar, descartando a necessidade de aplicações constantes ao longo do dia. Além disso, é importante usar roupas de proteção, como chapéus e camisas com mangas longas quando estiver ao ar livre e exposto diretamente aos raios solares por longos períodos de tempo.

Outra maneira de clarear as manchas é investir em produtos de cuidado da pele com ativos clareadores. Ácidos como o glicólico e a vitamina C são conhecidos por suas propriedades clareadoras e podem ser encontrados em cremes e séruns para o rosto. Além disso, o ácido tranexâmico é outro ativo que pode ajudar a clarear manchas escuras.

Lembre-se de que o processo de clareamento das manchas pode levar tempo e paciência, mas com a combinação certa de proteção solar e produtos clareadores, você pode ajudar a manter sua pele saudável e livre de manchas.

+ Clique aqui e conheça 12 manchas que você pode ter no rosto!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *