MelasmaTipos de Melasma

TIPOS DE MELASMA – MELASMA GRAU 3

Ao contrário do que muitos dizem, o melasma não é uma condição única de pele, pois existem 3 graus que podem afetar sua saúde cutânea devido à exposição à radiação solar. Em nossa terceira parte da série de publicações sobre os graus do melasma, falaremos sobre o melasma grau 3, o estágio mais avançado e grave do melasma. 

O que é melasma?

O melasma é causado por uma condição da pele que produz melanina em excesso, e tem como característica manchas escuras na pele, especialmente nas áreas mais expostas à luz solar ou à atividade hormonal. A exposição excessiva ao sol ao longo do tempo é a principal causa dessa condição, mas essa mancha também está ligada à atividade hormonal.

Quais os tipos de melasma?

É importante entender os diferentes tipos de melasma, que são definidos por graus. Por meio dessa classificação, podemos determinar a ação mais correta a ser tomada, aumentando as chances de amenizar e clarear as manchas, pois quanto mais cedo for determinada a extensão do melasma e iniciados os cuidados, mais eficaz será o tratamento.

A classificação em graus do melasma segundo o farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo se dá desta forma:

Melasma Grau 1 – É o grau de melasma mais recente, com menos de 1 ano, e com manchas ainda claras e menos profundas e que necessita de tratamento rápido para não evoluir para os graus mais graves. Também chamado de melasma epidérmico, pois as manchas estão localizadas nas camadas mais superficiais da pele.

Melasma Grau 2 – É o melasma com mais de 1 ano, com manchas bem visíveis e mais escurecidas e que já não responde bem aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma misto, pois as manchas se localizam nas camadas superficial e médias da pele.

Melasma Grau 3 – É o tipo de melasma com mais de 5 anos, antigo, persistente e com manchas profundas e resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico, pois as manchas escuras já se localizam na camada mais profunda da pele.

Melasma Grau 4 É o tipo mais grave de melasma, com mais de 10 anos, muito antigo, muito persistente e com manchas muito profundas e muito resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico grave pois as manchas escuras já se encontram nas camadas mais profundas da pele com grandes depósitos de melanina.

Portanto, tornamos compreensível o entendimento dos estágios do melasma, para que todos possam identificar qual deles estão presentes em sua pele, e assim, tratá-los da maneira correta.

Características e tratamento do melasma grau 3

As manchas de melasma grau 3 são grandes e antigas, pois estão visíveis a mais de 5 anos. Nos estudos dermatológicos, o grau foi classificado de acordo com o tempo que a mancha está visível e a resistência aos cuidados, ou seja, após diferentes tentativas de tratamento, o efeito não tornou as manchas profundas mais sutis, portanto esse melasma é considerado de grau 3.

No entanto, apesar da complexidade dos tratamentos para o grau 3, identificamos a possibilidade de tratá-lo com produtos eficazes e uma filosofia que foca nos 3 P’s: Produto certo + Protocolo correto + Persistência fotográfica para clarear manchas indesejadas na pele e observar os resultados. Com os 3 P’s, a probabilidade do melasma grau 3 clarear é muito alta e os resultados podem ser acompanhados gradualmente através do registro fotográfico.

Melhores produtos para o tratamento do melasma grau 3

O protocolo específico para o tratamento do melasma grau 3 é realizado com o uso do sérum Clarivis TX durante o dia, seguido da proteção solar de Pure C FPS 50 para proteger sua pele. Uma combinação de séruns e protetores solares clareadores é a melhor forma de combater o melasma de grau 3. A ADA TINA oferece vários produtos especialmente desenvolvidos para tratar o melasma e seus respectivos graus para você incorporar em sua rotina diária de cuidados com a pele.

Clarivis TX

Clarivis TX é um sérum ultra clareador com tripla ação clareadora, formulado com ácido tranexâmico, niacinamida e alfa-arbutin, indicado para clarear manchas escuras da pele inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.

Pure C FPS 50 é uma vitamina C concentrada, anti-idade e clareadora que rejuvenesce e clareia a pele. Um protetor solar rico em vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, para peles com Melasma grau 2 e grau 3, Melasma grave e resistente, além de possuir 12 horas de proteção solar, sem a necessidade de reaplicações constantes.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.