Manchas na PeleMelasma

5 TRATAMENTOS CASEIROS PERIGOSOS PARA CLAREAR MANCHAS

Existem diversas substâncias de fontes naturais de que podem ajudar a clarear manchas. Porém, há muitos boatos e costumes falsos que estão na boca do povo e podem prejudicar a saúde da sua pele, até mesmo causando o efeito contrário. Continue lendo para saber quais são esses costumes e nunca os fazer!

5 tratamentos caseiros perigosos para clarear manchas

O que são manchas na pele?

Existem diversos tipos de manchas que podem surgir em nossa pele. Desde pequenas e vermelhas manchas de acne, até as grandes e escuras manchas de melasma. Porém, a grande maioria delas é causada pela exposição exagerada ao sol ao longo do tempo. Os raios solares e os radicais livres são grandes causadores de manchas na pele do rosto, assim como o envelhecimento precoce da pele, rugas e linhas de expressão.

Quais os tipos mais comuns de mancha na pele?

Existem cinco tipos mais comuns de manchas que podem ser encontradas em nossa pele:

Manchas de acne

acne é uma doença de pele que ocorre nos poros da pele. Quando há uma lesão de acne, a pele aumenta a produção de melanina naquela área como forma de defesa, escurecendo-a. Essa mancha é muito mais fácil de ser tratada por ser superficial, e não tem relação com o sol, e sim com a inflamação causa pela acne.

Manchas solares (Lentigo solar)

As manchas solares, também conhecidas como lentigo solar ou melanose solar, são condições exclusivamente ligadas à exposição solar sem a proteção adequada. A radiação UV acelera o processo de envelhecimento e causa esses tipos de manchas. O tratamento para as manchas solares envolve o uso de princípios ativos clareadores e varia de acordo com sua gravidade.

Melasma

melasma é caracterizado pela geração de manchas escuras de pele nas áreas mais expostas ao sol ou à atividade hormonal, como o rosto, e é uma condição de pele resultante da superprodução de melanina. O melasma é caracterizado por ser uma mancha escura, gerada ao longo dos anos devido à exposição solar e por conta disso, requer um tratamento mais específico.

Manchas de atrito

São encontradas onde há um atrito constante, como nas dobras do corpo (entre as pernas, axilas, cotovelo e joelhos), sendo causadas pelo engrossamento da pele nessas áreas. Este atrito gera pequenos traumas cutâneos que, ao se curarem, permitem o desenvolvimento de hipercromias pós-inflamatórias, causando as manchas pela ativação da produção de melanina. Cremes clareadores e protetores solares são uma ótima forma de tratamento.

Manchas causadas pela idade

As manchas de idade são caracterizadas por pequenos pontos escurecidos de cor marrom ou preta e são causadas pela hiperpigmentação, sendo um dos principais motivos da aparição dessas manchas, a exposição ao sol e a idade. Apesar disso, existem outras causalidades dessas manchas, como influências hormonais, herança genética, e lesões na pele. Os dermocosméticos são a melhor solução para o clareamento desse tipo de mancha, principalmente os feitos a base de ácido kójico, acido glicólico e derivados da vitamina C.

5 Tratamentos caseiros perigosos para clarear manchas

1. Pepino

O pepino, por ser um vegetal, contem substâncias chamadas fitoquímicos, que podem reagir na pele e causar alergias, irritações e, se a pele com esses fitoquímicos for exposta ao sol, podemos ter uma queimadura semelhante às queimaduras de limão, sendo de que jamais o pepino conseguirá clarear a pele.

2. Babosa

A babosa é uma folha usada antigamente para o crescimento de cabelo, quando na época não existiam tratamentos para queda de cabelo e alopecia. Hoje, sabemos que a babosa é apenas um hidratante, não fará crescer o cabelo e muito menos clarear manchas.

3. Café

O café é consumido em sua forma torrada, portanto, apresenta uma cor marrom escura. Ao aplicarmos o café em nossa pele, ele a deixará mais escura, dando a sensação de piora nas manchas, além de que o café, assim como outros vegetais citados, também são ricos em fitoquímicos que, quando expostos ao sol, podem gerar uma queimadura grave.

4. Arroz

A lenda do clareamento de pele com arroz tem origens no Japão antigo, com a técnica das gueixas de clareamento de pele com pasta de arroz fermentado, para que a mesma ficasse mais clara. A pele ficava efetivamente mais clara, pois o arroz é rico em dois clareadores – o ácido kójico e o ácido fítico. No entanto, hoje em dia sabemos que a aplicação de arroz fermentado não faz sentido, pois os dermocosméticos atuais contém esses mesmos ácidos isolados, que funcionam com muito mais eficácia e praticidade em nossa rotina de cuidados com a pele.

5. Batata

A batata é uma raiz rica em amido, porém, pobre em atioxidantes e não possue efeito clareador, muito menos melhora rugas e linhas de expressão. Aplica-la no rosto pode ser um procedimento perigoso, pois os fitoquímicos presentes na batata podem reagir com o sol, provocando o fitofotodermatose, uma dermatose que ocorre pela combinação do contato com planta fotossensibilizante e exposição à radiação solar, como por exemplo, o limão.

Como tratar e clarear as manchas na pele?

Os produtos dermocosméticos atuais são produzidos com substâncias de fontes naturais. As empresas que trabalham nesse ramo, possuem a experiência de farmacêuticos cosmetologistas especializados em retirar das substâncias vegetais, exatamente os fitoquímicos que podem trazer benefício na nossa pele e eliminar aqueles que fazem algum mal. Esses produtos são submetidos a testes de compatibilidade dermatológica (HRIPT) e de fotoalergia e fotosensibilização (FA+FT), para verificar se aquela substância possui efeito irritativo e/ou alergênico sob a exposição à radiação solar ou não. Hoje, é muito mais prático e eficaz aplicar em sua pele um produto concentrado, de uma boa marca, que tenha sua eficácia e segurança comprovados.

A Ada Tina dispõe de uma vasta gama de produtos dermocosméticos feitos a base de substâncias naturais, como o ácido kójico, ácido tranexâmico, niacinamida, vitamina C, oleuropeína (um dos principais polifenóis daoliva com fortes propriedades antioxidantes), entre diversos outros.

O Clarivis TX é um sérum ultra clareador, com tripla ação clareadora, formulado com ácido tranexâmico, niacinamida e alfa-arbutin, indicado para clarear manchas escuras da pele, inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.

Clarivis TX
Clarivis Tx Sérum Ultra Clareador Com Ácido Tranexâmico – 30ml

Outro produto altamente indicado é o Biosole Oxy FPS 50, um protetor solar clareador e antioxidante com vitamina C, niacinamida e tecnologia DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de proteção solar sem a necessidade de reaplicação constante e 24 horas de proteção anti-melasma.

Biosole Oxy FPS 50,
Protetor Solar Clareador Biosole Oxy Fps 50 Vitamina C e Niacinamida – 40ml

Portanto, quando unimos os séruns da Ada Tina com o protetor solar Biosole Oxy FPS 50, chegamos a uma perfeita combinação na rotina de skincare com excelentes resultados, não apenas no clareamento de manchas, mas também no rejuvenescimento da pele, sem os efeitos danosos dos fitoquímicos puros encontrados nos vegetais.

+ Clique aqui e se informe sobre as substâncias tóxicas em protetores solares!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.