ADA TINAPeleProteção SolarProtetor Solar

Significado das siglas UV, FPS, PPD, PA no Protetor Solar

Rate this post

UV, FPS, PPD e PA, afinal o que são essas siglas na embalagem do protetor solar?

Preparamos um manual pra você não se perder mais com tantas siglas, confira!

UV, FPS, PPD e PA no Protetor Solar

Sempre tem algum rótulo que chama mais a nossa atenção nas embalagens, e nos protetores solares com certeza são todas as siglas que ele carrega.

É mais fácil entender sobre as vitaminas e ativos , mas, é no rótulo do produto que as informações necessárias são apresentadas, por isso é tão importante entender o que cada um significa.

Vamos entender uma a uma quais são e qual o significado de cada sigla, confira abaixo nosso manual das siglas.

UV

Os raios UV (ultravioleta) são invisíveis aos nossos olhos, essa radiação solar chega até a pele através de ondas de comprimento diferentes.

Os raios ultravioletas foram divididos cientificamente em: UVC, UVB e UVA. Dentro dessa classificação os raios UVC são aqueles que geralmente não ultrapassam a camada de ozônio, não chegam na nossa pele. Menores, os raios UVB penetram menos na pele, mesmo sendo mais energéticos e causadores de danos ao DNA, ocasionando em queimaduras solares, ardência, vermelhidão e até mesmo o câncer de pele.

Já os raios UVA são menos energéticos e penetram mais profundamente nas camadas da pele, levando a formação de radicais livres, que causam danos diretos no DNA. Ocasioanando assim o melasma, rugas profundas e câncer. É neste subgrupo dos raios ultravioletas que encontra-se o UVA longo – que corresponde a 380 nm – 400nm da faixa de comprimento de onda. Com características muito parecidas com a luz azul – causando consequências a longo prazo, como o fotoenvelhecimento extremo, diminuição da imunidade, manchas escuras e persistentes e também o câncer de pele

FPS

Depois de entendermos sobre os raios UV partimos para entender o que é FPS – fator de proteção solar. 

Muita gente acredita que o número relacionado ao FPS corresponde à porcentagem de proteção que o protetor solar oferece, mas isso não é real.

O número do fator de proteção solar é na verdade quantas vezes ele protege, mas como assim? Vamos explicar, confira!

Um protetor solar com FPS 15 protege sua pele 15 vezes mais do que se você não estivesse usando proteção nenhuma. Assim o FPS mede especificamente a incidência de proteção da radiação UVB na pele.

PPD

Mas e o PPD? O que significa isso?

Muito bem, enquanto o FPS refere-se à protestção dos raios UVB, o PPD (persistent pigment darkening, ou “escurecimento pigmentar persistente”) mede a proteção da radiação UVA na pele.

Geralmente é exigido pela ANVISA que essa numeração seja de ⅓ referente ao FPS, ou seja, o fator de proteção (FPS) deve ter no mínimo 3 vezes o número do PPD.

O PPD basicamente é a mesma coisa que o FPS, porém voltado para a radiação UVA.

Mas e o PA?

Já o PA nada mais é que a escala do PPD, assim, o grau de proteção UVA do protetor solar.

Para calcular FPS mede-se o quanto a pele demora para mostrar as reações expostas aos raios UVB, já no caso da UVA mede-se o quanto a pele demora para mostrar a pigmentação persistente.

FPS na Ada Tina

A Ada Tina possui uma diversidade de protetores com o FPS indicado para cada tipo de pele, confira a seguir alguns de nossos produtos e escolha o melhor para você!

protetor solar

FPS 50

Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante com Vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de Proteção Solar, 12 horas de fotoestabilidade e 24 horas de Proteção Anti-Melasma.

FPS 60

O Biosole Hyal FPS 60 é um protetor solar preenchedor com ácido hialurônico e DIFENDIOX® antioxidante, que promove alta proteção contra o envelhecimento da pele como rugas, linhas de expressão e melasma, combatendo até 12 tipos de rugas com textura leve e não oleosa, além de 12 horas de alta proteção solar.

FPS 66

Soleize Mineral FPS 66 com cor é um protetor solar físico e anti-melasma, com efeito matte e toque seco, formulado com filtros minerais e muito alta proteção anti UVA e UVB, luz azul e visível, com cor universal adaptável que previne e cobre manchas escuras e melasma, com 12 horas de proteção solar e 12 horas de fotoestabilidade.

FPS 75

Bio Identique FPS 75 é uma base líquida de alta cobertura e anti-melasma, com 12 horas de alta proteção solar e fotoestabilidade, formulado com DIFENDIOX® antioxidante, desenvolvido para peles com melasma, manchas escuras e imperfeições, com toque seco e de fácil espalhabilidade.

FPS 80

Normalize Matte Intense FPS 80 é um protetor solar ultra matificante e resistente à água, indicado para peles mistas e oleosas, controlando intensamente a oleosidade e o brilho excessivo da pele, com textura extrasseca, 12 horas de proteção solar e 12 horas de fotoestabilidade.

FPS 90

Biosole FPS 90 é o protetor solar Zero Melasma e anti-manchas, com dupla ação antioxidante de DIFENDIOX® e Vitamina E. Contendo toque seco, não oleoso e textura leve, com 12 horas de Proteção Solar e 12 horas de fotoestabilidade.

FPS 98

Biosole Fluid Sun Color Defense FPS 98 é um protetor solar fluido com cor, que uniformiza, tonifica e corrige imperfeições instantaneamente com cobertura leve, natural e toque seco, rico em DIFENDIOX® Antioxidante que combate os malefícios da luz azul e visível e clareia manchas da pele, deixando-a mais jovem e muito mais protegida, além de ter 12h de alta proteção solar e 12 horas de fotoestabilidade.

FPS 99

Biosole Extreme FPS 99: protetor solar com máximo bloqueio anti-melasma, 12HS de proteção UV, com Tinosorb® M Anti-UVA1 Longo . Previne manchas, melasma e fotoenvelhecimento. Toque seco, não oleoso, textura leve e invisível. Para todos os tons de pele, do fototipo 1 ao 6.

Normalize Extreme Protection FPS 99: único protetor solar 12HS para peles oleosas e muito sensíveis ao Sol, com Tinosorb® M Anti-UVA1 Longo. Protege contra manchas escuras como melasma. Toque seco e textura invisível. Não deixa a pele esbranquiçada. Todos os tons de pele do fototipo 1 ao 6.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *