MelasmaMother FriendlyVitamina C

Melasma na gravidez: Tudo que você precisa saber!

Rate this post

Você já se perguntou o que são essas manchas escuras em sua pele durante a gravidez? Esse é um problema que, apesar de ser recorrente, não atinge apenas mulheres na gestação. Hoje você vai saber tudo sobre o melasma na gravidez e como preveni-lo.

Melasma na gravidez: tudo que você precisa saber!

O que é o melasma?

Causado pela superprodução de melanina, o melasma gera manchas escuras principalmente no rosto e é muito comum aparecer durante a gravidez, pois nessa fase ocorrem diversos estímulos e flutuações hormonais. Contudo, a gestação não é o principal causador dessas manchas no corpo, mas sim a exposição ao sol.

“O Brasil é um país tropical. Ele recebe uma quantidade de sol muitas vezes maior do que os países de clima temperado, é o chamado índice ultra violeta. Quem vive no Brasil é diariamente exposto a essa grande quantidade de radiação, causando danos acumulativos na pele. Esses problemas cutâneos são causados, ou pela falta de uso do protetor solar, ou porque usam produtos de má qualidade”, disse o Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico e especialista em cosmetologia.

Qual a relação entre os hormônios e o melasma?

Os hormônios são fundamentais para controlar muitas funções em nossos corpos. Hormônios femininos como estrogênio e progesterona, por exemplo, ajudam a regular o ciclo menstrual, controlando a ovulação e a menstruação. Segundo o Dr. Maurizio Pupo, no caso do melasma, esses mesmos hormônios podem ser um problema caso haja descaso com os cuidados da pele:

“Durante a gravidez, os hormônios femininos, principalmente o estrogênio, aumenta e estimula a produção de melanina, que é o pigmento de cor escura que causa o melasma e as manchas de sol. Quando a mulher não tem dano solar acumulado, no caso dos países não tropicais, a gravidez não resulta em manchas na pele, pois não existe um dano estabelecido previamente”, afirmou.

Anticoncepcional causa melasma?

Como os hormônios desempenham um papel importante no desenvolvimento do melasma, muitas mulheres se perguntam se as pílulas anticoncepcionais também podem antecipar esse processo. Apesar disso, a dose hormonal de contraceptivos é ínfima, tornando mais raro o aparecimento de manchas.

“No Brasil, quando as mulheres chegam na idade de usar o anticoncepcional, a pele já esta bastante danificada pelo sol na qual foi submetida desde criança. O resultado é o aumento dos níveis hormonais femininos, que agrava e estimula o melanócito a produzir melanina, tornando as manchas salientes e bastante escurecidas”, concluiu o especialista.

Como prevenir e tratar manchas e melasma na gravidez?

O tratamento ideal é evitar a exposição exagerada ao sol e usar de protetor solar diariamente. Inclusive em ambientes fechados, pois a claridade que entra pela janela e a luz azul das tela danificam a pele.

Indicamos o Biosole Oxy FPS 50, que além de antioxidante, possui vitamina C e combate 15 tipos de manchas. Entre elas o melasma e manchas de idade.

protetor solar com vitamina C

Todos os produtos Ada Tina possuem o selo Mother Friendly, ou seja, livres de substâncias que causam problemas na saúde da mãe ou do bebê. Completamente seguros podem para uso das gestantes. De acordo com o Dr. Maurizio Pupo: “A garantia de segurança de um cosmético para gestantes é fundamental, pois certas substâncias geralmente utilizadas na composição desse tipo de produto podem causar malformação do feto. Além disso, durante a gestação, a mulher está mais sensível e, consequentemente, mais predisposta a sofrer com alergias”. Dessa forma, os produtos da Ada Tina também são ideais para as mamães de plantão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *