Radicais Livres

O QUE SÃO RADICAIS LIVRES E COMO ELES DANIFICAM A PELE?

Você sabia que estamos sendo expostos todos os dias à moléculas instáveis que podem danificar a saúde do nosso organismo? Hoje você irá conhecer os perigos dos radicais livres e como combatê-los:

O que são radicais livres?

Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas a todo momento pelo nosso corpo, que se associam rapidamente com outras moléculas (proteínas, por exemplo) na qual reagem e oxidam. Eles são agentes resultantes da transformação dos nutrientes dos alimentos em energia.

Apesar de serem necessários para a vida, pois ajudam a combater as bactérias e as infecções, existem situações nas quais os níveis de produção dos radicais podem aumentar notavelmente, fazendo com que a capacidade natural de geração dessas moléculas se sobrecarregue. Quando em excesso, esses radicais podem intoxicar nosso organismo, principalmente a pele.

Quais as causas dos radicais livres?

Embora os radicais livres possam ser causados por fatores ambientais como poluição ambiental e a radiação emitida pelo sol, muito disso tem a ver com nossos próprios comportamentos. O fumo e o estresse são duas das principais causas desses radicais, mas mesmo coisas como dieta, genética, estilo de vida sedentário e sono podem ter um grande impacto.

Quais os impactos negativos dos radicais livres na pele?

Dentre os principais efeitos causados pelos radicais livres está a oxidação de proteínas, lipídios e nucleotídeos (moléculas que compõem o DNA). Desta forma, esses radicais provocam danos diretamente na pele e em suas estruturas e o acúmulo destes elementos no organismo também contribui para o envelhecimento da pele.

Eles podem também ser associados a diversas doenças, como por exemplo, a artrite reumatoide (doença autoimune) e a hipertensão arterial.

Quais os cuidados que devemos tomar?

Os antioxidantes são peças fundamentais para o combate dos malefícios dos radicais livres. Eles integram o ramo das vitaminas, minerais e outras substâncias químicas que tem a capacidade de transformar as moléculas de radicais livres em estáveis, acabando com a oxidação.

A vitamina C é um dos mais poderosos antioxidantes, disponíveis em diversas formas: naturais em frutas e legumes, por meio de comprimidos e o uso tópico, em forma de cremes e séruns para a pele. Ao contrário da ingestão oral, a aplicação tópica de vitamina C sobre a pele pode, por exemplo, retardar o dano cutâneo induzido pela radiação UVA, além de estimular as reações de hidroxilação dos aminoácidos lisina e prolina em procolágeno.

Produtos indicados para combater os malefícios dos radicais livres

O Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante com vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®. Combate os malefícios dos radicais livres e 15 tipos de manchas, com uma textura leve, toque seco, 12 horas de proteção solar e 24 horas de proteção anti-melasma.

Biosole Oxy FPS 50

O C 20 Serum é um clareador concentrado com vitamina C, ácido hialurônico e DIFENDIOX® (um ingrediente antioxidante, de altíssima potência, exclusivo ADA TINA desenvolvido em parceria com a Università di Pisa, na Itália, composto por 14 polifenóis da oliva), além de não oleoso e não pegajoso, rejuvenesce e clareia as manchas escuras da pele.

C 20 Serum
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.