Proteção SolarRadiação solar

RISCOS DA RADIAÇÃO SOLAR PARA A PELE

Você provavelmente está ciente dos riscos que a radiação solar representa para nossa pele, mas pode não perceber esses perigos no dia-a-dia, apenas a longo prazo. A boa notícia é que você pode se proteger dos efeitos da radiação solar tomando algumas medidas para melhorar sua rotina de cuidados com a pele. Continue lendo para conferi-las!

Riscos da radiação solar para a pele

O que é a luz ultravioleta?

A luz ultravioleta é um segmento do espectro eletromagnético de luz emitida pelo sol . Ela pode ser dividida em três categorias: UVA, UVB, e UVC.

A luz UVA é mais nociva, representando 95% da radiação emitida pelo sol que chega a superfície terrestre, e tem um comprimento de onda maior que a luz UVB e UVC, atingindo mais profundamente a pele e chegando até a derme. Essa radiação nos atinge todos os dias, independentemente do clima, e desde o nascer do sol ela já incide sobre a pele, causando danos ao DNA. São responsáveis pelo envelhecimento precoce, manchas escuras e outras doenças, tais como os canceres de pele.

A luz UVB, menos nociva que a UVA, representam 5% da radiação emitida pelo sol que chega a superfície terrestre e possui um comprimento de onda mais curto do que os raios UVA, penetrando apenas a epiderme. Esses raios se intensificam no período entre às 9h e 17h, penetrando mais superficialmente na pele e causando queimaduras solares.

Os raios UVC são mais curtos do que os raios UVB, mas têm o comprimento de onda maior que os outros dois. Essa radiação não chega a pele, uma vez que é 100% absorvida pela camada de ozônio.

Riscos da exposição à radiação solar

Existem diversos perigos quando falamos em radiação solar, principalmente a exposição sem os devidos cuidados com a pele. Aqui vão alguns danos causados por estes raios:

Melasma – É o aumento da produção de melanina na pele devido à alta exposição solar ao longo dos anos, causando manchas escuras no rosto. A boa notícia é que o melasma pode ser tratado em casa, adicionando os produtos ADA TINA na sua rotina.

Fotoenvelhecimento – Um envelhecimento precoce da pele devido à exposição solar, aumentando o desenvolvimento de rugas, flacidez, linhas de expressão e manchas.

Queratose solar – Também conhecidas como ceratoses actínicas, são tumores ou lesões pré-cancerígenas causadas pela exposição ao sol ao longo dos anos. Esta condição de pele progride em tumores avermelhados e deixa a camada superior de sua pele espessa e escamosa. A queratose solar não se espalha, mas uma porcentagem das pessoas afetadas poderá desenvolver câncer de pele mais tarde, o chamado carcinoma espinocelular ou carcinoma de células escamosas.

Câncer de pele – O câncer de pele é o maior risco associado à exposição da radiação UV. São tumores malignos que se desenvolvem na pele e podem ocorrer em qualquer parte do corpo. As organizações de câncer revelaram em estudos recentes que o fator de risco mais comum para o câncer de pele é a exposição ao sol e seus raios ultravioleta. A American Cancer Society nos lembra que as mulheres correm um risco maior de desenvolver câncer de pele do que os homens. Especificamente, eles afirmam que as mulheres entre 30 e 50 anos têm maior probabilidade de desenvolver melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.

Maneiras de reduzir os efeitos da radiação solar

A proteção solar é fundamental no processo de impedir os danos causados pela radiação solar em nossa pele, pois ele absorve esses raios, defendendo nossas células da intensidade da radiação.

Use protetor solar com FPS 30 ou superior diariamente – mesmo se estiver nublado! Isto não só ajudará a proteger contra queimaduras solares, mas também reduzirá seu risco de ter manchas de melasma e câncer de pele.

Aplique um protetor solar de amplo espectro antes de sair de casa. De preferência, use filtros solares de longa duração, como os protetores da ADA TINA, que contém Tecnologia Solent de 12 horas de proteção solar contra as radiações UVA e UVB, sem necessidade de reaplicações ao longo do dia.

Evite a exposição excessiva durante as horas de pico das 09h às 17h, quando os raios solares estiverem mais fortes e sempre que puder, faça verificações regulares com um dermatologista que possa detectar quaisquer alterações em sua pele.

Melhores produtos para a máxima proteção solar

A ADA TINA tem os melhores produtos para proteção solar, pois além de prevenirem os riscos dessa radiação, também clareiam a pele, combatem manchas e rugas e possuem 12 horas de proteção solar contra as radiações UVA e UVB.

Biosole Oxy FPS 50

O Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante com vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, capazes de combater até 15 tipos de manchas. Possui textura leve, toque seco, além de conter 24 horas de proteção anti-melasma.

Biosole FPS 90

Já o Biosole FPS 90 é um protetor solar de alto fator de proteção, com dupla ação antioxidante de DIFENDIOX® e vitamina E, ação anti-melasma, anti-manchas e alta proteção contra fotoenvelhecimento.

Soleize Mineral FPS 66

Outra opção altamente recomendável de protetor solar é o Soleize Mineral FPS 66 com cor. Ele é um filtro solar físico anti-melasma com efeito matte e toque seco, formulado com filtros minerais e alta proteção anti UVA e UVB, prevenindo manchas escuras e melasma. Além disso, por possuir cor, ele se adapta aos diversos tipos de pele, homogeneizando seu tom com efeito natural e instantâneo.

Para tratamentos de outros tipos manchas ou patologias, nos consulte clicando aqui.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.