MelasmaTipos de Melasma

TIPOS DE MELASMA – MELASMA GRAU 2

Seguindo nossa série de publicações sobre os graus do melasma, hoje entenderemos tudo sobre o melasma grau 2, o estágio intermediário e profundo do melasma. Ao contrário do que muitos dizem, o melasma não é uma condição única de pele, pois existem 3 graus que podem afetar sua saúde cutânea devido à exposição à radiação solar.

O que é melasma?

O melasma é causado por uma condição da pele que produz muita melanina, e é caracterizado por manchas escuras na pele, surgindo como resultado da exposição excessiva às altas radiações ultravioletas, sem a devida proteção da pele ao longo dos anos. A exposição excessiva ao sol ao longo do tempo é a principal causa dessa condição, mas essa mancha também está ligada à atividade hormonal.

Quais os tipos de melasma?

É importante entender os diferentes tipos de melasma, que são definidos por graus. Por meio dessa classificação, podemos determinar a ação mais correta a ser tomada, aumentando as chances de amenizar e clarear as manchas, pois quanto mais cedo for determinada a extensão do melasma e iniciados os cuidados, mais eficaz será o tratamento.

A classificação em graus do melasma segundo o farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo se dá desta forma:

Melasma Grau 1 – É o tipo de melasma mais recente, com menos de 1 ano, e com manchas ainda claras e menos profundas e que necessita de tratamento rápido para não evoluir para os graus mais graves. Também chamado de melasma epidérmico, pois as manchas estão localizadas nas camadas mais superficiais da pele.

Melasma Grau 2 – É o melasma com mais de 1 ano, com manchas bem visíveis e mais escurecidas e que já não responde bem aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma misto, pois as manchas se localizam nas camadas superficial e médias da pele.

Melasma Grau 3 – É o melasma com mais de 5 anos, antigo, persistente e com manchas profundas e resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico, pois as manchas escuras já se localizam na camada mais profunda da pele.

Melasma Grau 4 É o grau mais grave de melasma, com mais de 10 anos, muito antigo, muito persistente e com manchas muito profundas e muito resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico grave pois as manchas escuras já se encontram nas camadas mais profundas da pele com grandes depósitos de melanina.

Portanto, tornamos compreensível o entendimento dos estágios do melasma, para que todos possam identificar qual deles estão presentes em sua pele, e assim, tratá-los da maneira correta.

Características e tratamento do melasma grau 2

O melasma de grau 2 é caracterizado por manchas mais antigas, geralmente com mais de 1 ano, e que atingem tanto a epiderme quanto a derme, sendo uma forma de melasma de difícil tratamento que pode ser assimilada com o uso de clareadores mais fortes e protetores solares apropriados.

Quando se trata de melasma grau 2, o protocolo de cuidados utilizado é usar o sérum Clarivis TX e Biosole Oxy FPS 50 durante o dia e a noite. Depois de verificar os resultados esperados de clareamento de manchas na pele, basta continuar com os devidos cuidados usando Clarivis TX apenas à noite, mantendo sempre o Biosole Oxy FPS 50 pela manhã e a noite de forma complementar e preventiva, para uma pele saudável e sem manchas, evitando que elas reapareçam.

Melhores produtos para o tratamento do melasma grau 2

A junção de séruns e protetores solares clareadores é a melhor maneira de combater seu melasma grau 2. A ADA TINA possui diversos produtos pensados para o tratamento do melasma e seus respectivos graus, para você inserir em sua rotina de cuidados com a pele.

Clarivis TX

Clarivis TX é um Sérum Ultra Clareador com Tripla Ação Clareadora formulado com Ácido Tranexâmico, Niacinamida e Alfa-Arbutin indicado para clarear manchas escuras da pele inclusive Melasma Grau 2 e Grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.

Biosole Oxy FPS 50

Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante com vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de proteção solar e 24 horas de proteção anti-melasma.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.