Melasma

O QUE É MELASMA E COMO TRATAR ESSA MANCHA?

O melasma atinge grande parte da população brasileira, devido ao clima tropical do país e os níveis de radiação que afetam nossa pele todos os dias. Mas você sabe exatamente o que é o melasma e porque ele surge? Fique aqui e descubra tudo sobre essa mancha facial

O que é melasma e como tratar essa mancha?

O que é o melasma?

O melasma é uma condição de pele caracterizada pela formação de manchas castanho-escuras ou marrom-acinzentadas, com limites bem demarcados, mas formato irregular no rosto, resultante da hiperpigmentação, ou seja, da produção excessiva de melanina (proteína que confere colaração/tom a pele), surgindo como resultado da exposição às altas radiações ultravioletas, sem a devida proteção da pele ao longo dos anos. Entretanto, ao contrário do que muita gente acha, o melasma não está ligado à atividade hormonal, por exemplo, na gravidez, quando ocorre uma intensa alteração nos hormônios.

Tipos de melasma

Segundo a classificação do farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, existem quatro graus de melasma, são eles:

Melasma grau 1: Mais recente, com menos de 1 ano, e com manchas ainda claras e menos profundas e que necessita de tratamento rápido para não evoluir para os graus mais graves. Também chamado de melasma epidérmico, pois as manchas estão localizadas nas camadas mais superficiais da pele.

Melasma grau 2: Visível a mais de 1 ano, com manchas bem escurecidas e que já não responde bem aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma misto, pois as manchas se localizam nas camadas superficial e médias da pele.

Melasma grau 3: Possui mais de 5 anos, antigo, persistente e com manchas profundas e resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico, pois as manchas escuras já se localizam na camada mais profunda da pele.

Melasma Grau 4 É o tipo mais grave de melasma, com mais de 10 anos, muito antigo, muito persistente e com manchas muito profundas e muito resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico grave pois as manchas escuras já se encontram nas camadas mais profundas da pele com grandes depósitos de melanina.

Como tratar o melasma?

Existem dois princípios quando o assunto é tratamento para o melasma: clarear a mancha existente e inibir os males causados pelo sol na pele. Para isso, existem os séruns anti-melasma, poderosos clareadores vitais no combate a esse tipo de mancha, já que possuem ação inibidora da síntese de melanina. Os séruns da Ada Tina agem clareando manchas escuras do rosto, inclusive melasma grau 3 e grau 4.

Outra recomendação são os protetores solares clareadores, que protegem sua pele contra os males dos raios solares e contribuem clareando as manchas. O uso dos séruns, junto com os protetores solares, geram uma poderosa ação protetora contra a radiação ultravioleta, além da ação clareadora de fundamental importância no combate ao melasma.

Uma boa indicação é o uso de cosméticos de uso tópico com vitamina C que, por sua capacidade de inibição da síntese de melanina, possui grande eficácia clareadora de manchas. A Ada Tina é a única marca de produtos com vitamina C pura no mercado que não sofrem oxidação, tais como o Pure C 20 Hyal Pure C 40 Ultra, que contém textura em mousses e são capazes de atingir as camadas mais profundas da pele.

Melhores produtos para o tratamento

A Ada Tina possui diversos produtos para o tratamento do melasma. Os séruns, associados a filtros solares, são um ótimo meio de clarear as manchas escuras e se proteger contra a radiação UV, prevenindo futuros melasmas.

Clarivis TX

O Clarivis TX é um sérum ultra clareador com tripla ação clareadora, formulado com ácido tranexâmico, niacinamida e alfa-arbutin, indicado para clarear manchas escuras da pele inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.

Biosole Oxy FPS 50

Para garantir a proteção solar e clarear a pele, o Biosole Oxy FPS 50 combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, além de conter 12 horas de proteção solar e 24 horas de proteção anti-melasma, desenvolvido especialmente para proteger e tratar peles com melasma, deixando a pele mais clara e rejuvenescida.

+ Clique aqui e descubra 8 mitos sobre o melasma!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.