Quais são as principais causas de hiperpigmentação da pele?
A hiperpigmentação, nada mais é que o escurecimento de uma região específica da pele como resultado do aumento da produção de melanina.
Essa condição provoca manchas escuras em tons amarronzados que não costumam desaparecer espontaneamente.
Confira no texto a seguir quais são as principais causas de hiperpigmentação da pele.
Quais são as principais causas de hiperpigmentação da pele?
Vários fatores podem causar a hiperpigmentação (manchas escuras) na pele, e o principal é a exposição solar sem proteção adequada.
Além disso, processos que deixam a pele vermelha e irritada também podem causar a hiperpigmentação.
Entre os fatores podem causar as manchas na pele, as principais causas são:
- exposição solar: a principal causa de diferentes tipos de mancha, inclusive do melasma, é a exposição solar sem proteção adequada. Os raios UV do sol danificam o DNA das células estimulando a hiperpigmentação que causa as manchas;
- processos inflamatórios: após o tratamento e melhora da inflamação, como a acne, a pele começa a se recuperar e, em alguns casos causa o aumento da concentração de pigmento no local onde existia a acne ou outro tipo de inflamação;
- alterações hormonais: como no caso do cloasma, onde as alterações hormonais desencadeiam uma reação aumentando a pigmentação da pele;
- doenças autoimunes: doenças como o vitiligo, onde as manchas são derivadas da reação do sistema imunológico.
- micoses: infecção causada por fungos que derivam manchas esbranquiçadas, neste caso ocorre a falta de pigmentação;
Sabendo quais são os principais fatores que causam manchas na pele, é possível descobrir qual é o seu tipo de mancha e como tratar essa condição.
É essencial manter uma rotina de skincare saudável e específica para pele com manchas, e principalmente específica para o seu tipo de mancha.
Nos casos de manchas causadas por alterações hormonais, doenças autoimunes e micoses, o ideal é procurar um profissional da área de saúde para que seja feito um acompanhamento adequado.
Listamos abaixo um passo a passo para uma rotina de cuidados com a pele com manchas, confira!
Como prevenir o aparecimento de manchas na pele?
Existem diversas maneiras de evitar e prevenir o aparecimento de manchas na pele. Confira abaixo alguns métodos eficazes:
Use protetor solar diariamente:
O uso diário de protetor solar é essencial para prevenir manchas solares na pele. Certifique-se de aplicar uma camada que cubra toda a extensão da pele com um produto com fator de proteção solar (FPS) adequado (no mínimo FPS 50) antes de sair de casa, e para protetores comuns, reaplique a cada duas horas. Os protetores solares da Ada Tina possuem a tecnologia Solent®, que garante 12 horas de alta proteção solar, evitando as constantes reaplicações.
Evite a exposição solar excessiva:
Evite a exposição solar em horários de pico (entre 09h e 17h), quando os raios solares são mais fortes. Se precisar sair e se expor a esses raios solares, opte por usar roupas que cubram a maior parte do corpo, como chapéus, camisas de manga longa e calças compridas.
Invista em produtos com antioxidantes:
Produtos com antioxidantes, como a vitamina C e a niacinamida, ajudam a proteger a pele contra os danos causados pelos raios UV emitidos pelo sol, prevenindo assim o aparecimento de manchas solares.
Use produtos clareadores e preventivos:
Caso já tenha manchas de sol na pele, use produtos clareadores para ajudar a reduzi-las e clareá-las. Na Ada Tina você encontra uma diversa gama de produtos clareadores, que atuam profundamente na pele com ação clareadora de manchas, principalmente o melasma.
Pele Mais Radiante e com melhor aparência já na 1ª Aplicação – Bright Peptide
Brigth Peptide é um sérum inovador que combina a Novíssima Tecnologia de Peptídeos Ultra Clareadores somada à potência da Niacinamida Ultra Concentrada e do Ácido Hialurônico de baixíssimo peso molecular.
Seus ingredientes criam uma sinergia completa com potente ação iluminadora. Seu uso diário previne as manchas solares e clareia as manchas de acne e da idade, deixando a pele muito mais radiante e com melhor aparência já na primeira aplicação.
Com resultados percebidos por 73% das mulheres.
Clareia manchas da acne, manchas da idade e uniformiza a pele
Bright Peptide é capaz de clarear as manchas de acne e da idade, além de possuir ação uniformizadora que retexturiza a pele. Além disso, atua na prevenção de rugas, linhas de expressão e nos primeiros sinais de imperfeições que surgem com a idade.
Além disso, Bright Peptide possui ação renovadora e retexturizadora e seu uso diário deixa a pele muito mais radiante e com aparência muito mais jovem.
Protetor solar – o segredo da peles sem manchas
O uso de protetor solar é essencial para todos os tipos de pele, além disso é essencial para peles com manchas.
Aqui estão algumas dicas para escolher o protetor solar ideal para pele com manchas.
- Escolha um protetor solar com FPS alto (50 ou mais), pois isso ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos raios UV emitidos pelo sol;
- Opte por protetores solares que possuam ativos antioxidantes e clareadores;
- Uma boa opção são os protetores com cor, para manchas muito acentuadas a cor será uma barreira de proteção a mais, além de cobrir com efeito maquiagem.
Escolha um protetor solar que adapte-se ao seu tipo de pele de forma eficaz para protegê-la contra os danos causados pelo sol.
O uso regular e diário do protetor solar pode ajudar a prevenir manchas, envelhecimento precoce da pele e outros problemas relacionados à exposição solar.
Nossa dica fica para a linha Biosole da Ada Tina, que possui uma variedade de protetores solares especialmente formulados para proteger e tratar peles com manchas.