
Vitamina C é o nome que damos ao ácido ascórbico, um dos mais poderosos antioxidantes capazes de combater radicais livres e promover o clareamento da pele, tanto da pele normal, conferindo um tom mais claro e mais iluminado, quanto da pele com melasma – ou com manchas escuras causadas pela produção e deposição excessiva de melanina.
Muito segura para uso em cosméticos e podendo ser utilizada em todos os tipos de pele, inclusive durante a gestação (vamos lembrar que a vitamina C é uma substância natural encontrada em grandes quantidades numa ampla variedade de alimentos), a vitamina C pode ser considerada uma das mais potentes substâncias a ser utilizada em cremes cosméticos com a finalidade de rejuvenescer a pele, ao lado apenas do retinol e dos antioxidantes da oliva.
Vitamina C clareia a pele e é eficaz contra o melasma
Diversos estudos científicos têm comprovado sucessivamente a eficácia da vitamina C em clarear a pele e tratar melasmas. Alguns destes estudos chegam a comparar os cremes de vitamina C com os tradicionais cremes a base de hidroquinona, revelando eficácia semelhante no clareamento das manchas escuras da pele. O mecanismo de ação clareador da vitamina C seria a inibição das etapas oxidativas do processo de formação da melanina, mais especificamente a inibição da conversão da dopa em dopaquinona, um precursor da melanina.
Embora este seja o mecanismo mais citado, sugere-se também que a vitamina C atue ainda em outras fases da conversão da tirosina em melanina, através de sua capacidade de bloquear ou reduzir sensivelmente a velocidade das reações oxidativas envolvidas nestas e em outras etapas. Outros estudos sugerem ainda um possível efeito na redução da formação da enzima tirosinase, o que significaria um bloqueio da melanogênese numa fase mais inicial.
Vitamina C é eficaz também nas hiperpigmentações pós-inflamatórias
Hiperpigmentação pós-inflamatória é o nome que damos às manchas escuras da pele, decorrentes de uma reação inflamatória no local ou área afetada, causada pelo estímulo da melanogênese induzido pelos mesmos marcadores da inflamação. Sabendo que a vitamina C é um potente antioxidante quando utilizado por via tópica (e também oral, embora por esta via não sejam observados resultados benéficos para a pele), não é difícil compreender que os cremes de vitamina C, quando utilizados de maneira adequada, podem prevenir e tratar as manchas pigmentares pós-inflamatórias devido ao seu elevado potencial antioxidante e anti-inflamatório, capaz de reduzir os marcadores da inflamação.
Cremes de vitamina C em peles oleosas e com manchas
Cremes de vitamina C que possuam sensorial seco e não gorduroso podem ser utilizados com grande eficácia no tratamento das peles oleosas e com manchas. Além de não irritar a pele e reduzir a produção de melanina, a vitamina C ainda pode inibir a oxidação do sebo frente à radiação UVA emitida pelo sol, prevenindo assim a formação de comedões e acne inflamatória decorrente do processo oxidativo do sebo no interior do óstio do folículo pilossebáceo, que levaria à queratogênese exacerbada.
Vitamina C e fotoproteção associada para melhores resultados
Além do uso constante e sistemático (produtos com vitamina C devem ser utilizados ao menos duas vezes ao dia e por períodos prolongados), é fundamental que os cremes de vitamina C sejam associados ao uso de protetores solares com FPS 30 ou maior, uma vez que a radiação ultravioleta emitida pelo sol, em especial a UVA, é um dos fatores principais para o estímulo da melanogênese, dano ao DNA celular e formação do melasma. Quanto ao período de tratamento, devemos levar em consideração que o melasma é uma alteração da pele multi-fatorial, de modo que inúmeros fatores como stress, estrógenos, radiação solar, fumo, má alimentação, carência vitamínica, exposição solar e outros fatores podem estar intimamente relacionados com as manchas escuras da pele, sugerindo que todo tratamento de pele com o objetivo de clarear manchas escuras seja realizado por longo período e de modo sistemático, associando agentes clareadores, como a vitamina C, e protetores solares com ação prolongada.
Gostei