Vitamina C

Vitamina C funciona contra o melasma?

Rate this post

Vitamina C é o nome que damos ao ácido ascórbico, um dos mais poderosos antioxidantes capazes de combater radicais livres e promover o clareamento da pele, tanto da pele normal, conferindo um tom mais claro e mais iluminado, quanto da pele com melasma – ou com manchas escuras causadas pela produção e deposição excessiva de melanina.

Muito segura para uso em cosméticos e podendo ser utilizada em todos os tipos de pele, inclusive durante a gestação. A vitamina C pode ser considerada uma das mais potentes substâncias com a finalidade de rejuvenescer a pele.

Vitamina C clareia a pele e é eficaz contra o melasma

Diversos estudos científicos têm comprovado sucessivamente a eficácia da vitamina C em clarear a pele e tratar melasmas. Alguns destes estudos chegam a comparar os cremes de vitamina C com os tradicionais cremes a base de hidroquinona, revelando eficácia semelhante no clareamento das manchas escuras da pele. O mecanismo de ação clareador da vitamina C seria a inibição das etapas oxidativas do processo de formação da melanina.

Mais especificamente a inibição da conversão da dopa em dopaquinona, um precursor da melanina.

Embora este seja o mecanismo mais citado, sugere-se também que a vitamina C atue ainda em outras fases da conversão da tirosina em melanina, através de sua capacidade de bloquear ou reduzir sensivelmente a velocidade das reações oxidativas envolvidas nestas e em outras etapas. Outros estudos sugerem ainda um possível efeito na redução da formação da enzima tirosinase, o que significaria um bloqueio da melanogênese numa fase mais inicial.

Vitamina C é eficaz também nas hiperpigmentações pós-inflamatórias

Hiperpigmentação pós-inflamatória é o nome que damos às manchas escuras, decorrentes de uma reação inflamatória no local afetado, causada pelo estímulo da melanogênese.

A vitamina C é um potente antioxidante, e produtos que contenham esse ativo quando utilizados de maneira adequada podem prevenir e tratar as manchas  pós-inflamatórias. Pois seu elevado potencial antioxidante e anti-inflamatório, capaz de reduzir os marcadores da inflamação.

Cremes de vitamina C em peles oleosas e com manchas

vitamina C

Produtos com vitamina C possuem sensorial seco e não gorduroso, assim indicados com grande eficácia no tratamento das peles oleosas e com manchas. Além de não irritar a pele e reduzir a produção de melanina, a vitamina C ainda pode inibir a oxidação do sebo frente à radiação UVA emitida pelo sol,  prevenindo assim a formação de comedões e acne inflamatória decorrente do processo oxidativo do sebo no interior do óstio do folículo pilossebáceo, que levaria à queratogênese exacerbada.

Vitamina C e fotoproteção associada para melhores resultados

A radiação ultravioleta emitida pelo sol é um dos fatores principais para o estímulo ao dano no DNA celular, e assim levando a formação do melasma.

O melasma é uma alteração da pele multi-fatorial causada pela exposição aos raios UV sol, porém fatores como stress, estrógenos, radiação solar, fumo, alimentação, carência vitamínica, exposição solar também podem estar relacionados com as manchas escuras da pele. 

Todo tratamento de pele com o objetivo de clarear manchas escuras, associando agentes clareadores, como a vitamina C, precisão ser associados a proteção solar.

Linha Pure C ADA TINA, a melhor Vitamina C para a pele:

Sérum – PURE C 20

Pure C 20 Sérum

PURE C 20 Hyal

PURE C 20 Hyal

Efeito Máscara – PURE C 40 Ultra Clareador

pure c 40

Proteção Solar – PURE C FPS 50

Pure C FPS 50

One comment

  1. Gostei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *