As temidas manchas escuras que surgem na pele, principalmente na pele do rosto, atrapalham e preocupam muito. Entretanto, a dermatologia vem descoberto novos ativos para o clareamento da pele e um deles é o ácido tranexâmico, um antigo conhecido da medicina, utilizado para o tratamento de hemorragias, que passou a ser utilizado por dermatologistas no tratamento do melasma e outras manchas na pele.
O ácido tranexâmico (5%), que segundo estudos científicos serve para clarear as manchas escuras na pele, possui resultados mais satisfatórios no tratamento do melasma do que comparado a hidroquinona a 2%, porém sem os efeitos colaterais agressivos que a mesma causa na pele. Afinal, quimicamente falando, ele é derivado do aminoácido lisina, o que o faz ser uma substância bastante eficaz e segura. Incrível, né?
Quer saber mais sobre os benefícios desse ácido para a pele e como utilizá-lo em sua rotina skincare? Conversamos com o farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo e trouxemos as principais dicas sobre esse ativo.
Benefícios do ácido tranexâmico na pele
Conforme esclarece o Dr. Maurizio Pupo, o ácido tranexâmico age de maneira diferente dos outros produtos, pois atua como um anti-inflamatório, combatendo as inflamações que causam as manchas de maneira muito eficaz e segura. Um dos benefícios do ácido é a ausência de efeitos colaterais, além desse resultado satisfatório contra as inflamações desde a origem, agindo como um ótimo clareador para a pele e excelente aliado no tratamento do melasma.
Esse ativo clareador inibe a produção de melanina, pigmento que causa as manchas escuras na pele. Benéfico para todos os tipos de pele, das normais às mais sensíveis, inclusive para as pessoas que tem rosácea, ele inibe as manchas causadas pelo sol, melasmas e outros tipos de manchas escuras e, além de clarear, não causa irritação. Segundo diversos estudos científicos, o ácido tranexâmico a 5% possui eficácia semelhante à hidroquinona a 2%, porém sem os mesmos efeitos colaterais. Ou seja, se você tem rosácea e quer usar um clareador para amenizar e tratar manchas escuras da sua pele, o ácido tranexâmico é muito eficaz e seguro.
Ácido tranexâmico: como utilizar na pele
Para adicionar o produto à sua rotina skincare, após a limpeza da pele, basta aplicar uma quantidade adequada para espalhá-lo no rosto todo. Depois disso, assim que o produto secar, utilize um protetor solar com 12 horas de proteção e que possua, no mínimo, um FPS 50. Uma das regras mais importantes é proteger a pele do sol todos os dias, principalmente quando um produto dermocosmético é utilizado, assim os resultados são potencializados e você protege a sua pele de novas manchas causadas pela radiação solar.
Clique aqui para conhecer os protetores solares ADA TINA!
Ácido tranexâmico para melasma
É sabido que os resultados obtidos através do uso de ácido tranexâmico no tratamento do melasma têm sido eficazes e duradouros. Ele pode ser utilizado para clarear as manchas tanto do melasma grau 2, que é um melasma grave e responde bem ao tratamento, como também no caso do melasma grau 3, em que as manchas já são mais antigas e resistentes ao tratamento. Lembramos que a eficácia dele é semelhante à hidroquinona (ácido tranexâmico 5% comparado a hidroquinona 2%), porém sem os efeitos colaterais da mesma.
Atente-se à utilização correta do produto e mantenha o tratamento com constância, além de proteger a sua pele todos os dias com o uso do protetor solar adequado e que de preferência possua 12 horas de proteção solar, como só os filtros solares da ADA TINA tem!
O melhor produto com ácido tranexâmico para manchas
A ADA TINA possui o melhor produto com ácido tranexâmico para tratamento das manchas na pele, o Clarivis TX. Um Sérum Ultra Clareador, formulado com Tripla Tecnologia Ultra Clareadora, contendo 5% de Ácido Tranexâmico, Niacinamida e Alfa-Arbutin, que servem para clarear as manchas escuras na pele.
Ele atua em 21 mecanismos clareadores de manchas escuras, reduzindo a hiperpigmentação e auxiliando no tratamento do melasma grau 2 e melasma grau 3, também conhecidos como melasma grave e melasma resistente, tornando a sua pele mais clara, uniforme, com aparência jovem e iluminada.