A vitamina C se tornou a queridinha das pessoas nos últimos tempos quando o assunto é skincare. Muito indicada para a pele por ter diversas vantagens, a vitamina C chegou para ficar na nossa necessaire.
Mas afinal, quais os benefícios dessa substância para a nossa pele? O ácido ascórbico, como também é conhecida a vitamina C, tem altos poderes antioxidantes, clareadores e estimuladores de colágeno. Mas calma, vamos explicar tudo para você poder incluir a queridinha do skincare na sua rotina!
O que é a vitamina C?
A vitamina C é uma substância com diversas funções no nosso corpo, como na síntese de colágeno e na ação antioxidante combatendo os radicais livres (não se preocupe com os nomes complicados, vamos te ensinar tudinho). Nesse sentido, a vitamina C tem muito mais benefícios para a pele do que você pode imaginar, e por isso o sucesso que tem feito.
Vitamina C e a pele: do melasma ao rejuvenescimento!
A substância é um poderoso antioxidante que, de acordo com o farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, é um tipo de molécula capaz de inibir a oxidação de outras moléculas. Esse é um processo que ocorre pela presença de radicais livres, moléculas que destroem outras saudáveis. Os radicais livres estão presentes nos raios solares, na poluição e em fumaças de cigarro, por exemplo.
Além disso, a vitamina C é ótima na produção de colágeno, substância que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Segundo o Dr. Maurizio Pupo, colágeno é uma proteína que está presente em todo o nosso corpo, além, é claro, da pele. É ele quem vai dar elasticidade e firmeza, não permitindo o aparecimento de rugas e manchas.
Ademais, a presença da vitamina C também contribui no rejuvenescimento da pele, pois o estímulo de colágeno é tão grande – quando usamos o produto adequado – que consegue preencher as linhas de expressão e rugas.
Outras vantagens da vitamina C são o clareamento de manchas escuras, inclusive o melasma, aumento da potência do filtro solar e auxílio na prevenção e tratamento de rugas e linhas de expressão, inclusive das mais profundas, como o bigode chinês e o famoso pé de galinha. Para completar, a vitamina C ainda proporciona hidratação sem causar oleosidade (oba!), viço e iluminação na pele, deixando-a mais bonita e radiante. Ou seja: é vantagem para dar e vender!
Como usar a vitamina C na minha rotina com a pele?
“Nós não somos capazes de produzir vitamina C, por isso, precisamos ingeri-la através de alimentos e suplementação”, explica o Dr. Maurizio Pupo. Nosso corpo absorve a vitamina C, mas não acumula ela na pele. Por isso é preciso aplicá-la topicamente – e investir em produtos com tecnologia com alta absorção e que não oxidam, isso faz toda a diferença.
Agora, existem diversas opções dela na Ada Tina: pura, estabilizada e em células. O uso vai depender do seu objetivo e do tipo de pele que você tem, conforme explica o Dr. Maurizio Pupo. A principal diferença é que existem algumas características em cada uma que podem ser eficazes para alguns tipos de pele e não tanto em outras. Portanto, é muito importante se atentar às suas necessidades e particularidades antes de escolher a vitamina C ideal para você. Vamos conhecer cada uma delas?
Vitamina C pura
A vitamina C pura é a própria molécula do ácido ascórbico. É a opção mais indicada para quem tem pele normal, oleosa ou acneica, pois essas geralmente são mais resistentes ao ácido. Não é indicado para peles sensíveis e com rosácea.
O Pure C 20 Hyal da marca ADA TINA é um mousse oil free (sem resíduos gordurosos), rejuvenescedor e anti-idade composto por vitamina C pura e ácido hialurônico preenchedor. O uso diário do produto é capaz de proporcionar uma pele mais clara, iluminada e livre de melasma e manchas escuras, rugas e imperfeições graças aos ativos da vitamina C pura.
Pure C 40 Ultra Clareador é o primeiro mousse concentrado com 2 vezes mais Vitamina C Puríssima e Ácido Hialurônico de Baixíssimo Peso Molecular, formulado para clarear intensamente a pele com máxima eficácia anti-manchas e anti-melasma, inclusive manchas resistentes decorrentes do envelhecimento precoce, deixando a pele mais clara, uniforme e iluminada, com primeiros resultados após 30 dias de uso.
Vitamina C estabilizada
Já a vitamina C estabilizada (Stable Derivative) é uma forma modificada tecnologicamente para não haver oxidação da molécula. Ela vai ser absorvida pela pele e só aí liberar as moléculas de ácido ascórbico. Sendo assim, se mantém mais resistente e pode ser aplicada em peles sensíveis e com rosáceas sem provocar ardência.
A recomendação de produto com vitamina C estabilizada é o PURE C 20 Sérum. Com toque seco, confortável e não oleoso, o sérum atua profundamente na pele, iluminando e clareando as manchas mais escuras, até mesmo de melasmas grau 1 e 2, além de reduzir rugas e linhas de expressão.
Praticidade e vitamina C = combinação perfeita
Como já te contamos, a vitamina C é excelente para tratar diversas áreas. Pensando nisso, criamos 2 produtos que são super práticos no dia-a-dia e contém proteção solar.
O Pure C FPS 50 é uma vitamina C concentrada anti-idade e clareadora com fator de proteção solar (FPS) 50, que rejuvenesce e clareia a pele, sendo rico em vitamina C, niacinamida e DIFENDIOX® (um poderoso antioxidante natural), indicado para peles com melasma grau 2, grau 3, melasma grave e resistente, além de conter 12 horas de proteção solar.
Já o Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante, com vitamina C, niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de proteção solar e 24 horas de proteção anti-melasma.
Dica de amiga: conheça sua pele
Para definir qual o melhor tipo de vitamina C, não tem jeito: você precisa conhecer mais da sua pele! Observe como ela fica ao longo do dia e como ela se comporta nos climas mais quentes e mais frios.
Vale ressaltar que, quando o assunto é o tratamento de melasma, os três formatos são muito eficazes. A grande diferença é que em peles sensíveis o clareamento será mais rápido com o uso da vitamina C em células ou vitamina C estabilizada; enquanto para peles oleosas e acneicas, produtos com vitamina C pura ou em células terão melhores resultados por conta da alta concentração.
E não se esqueça de potenciar e complementar o seu tratamento de vitamina C pura, estabilizada ou em células com o uso diário de um protetor solar com 12 horas de proteção contra as radiações UVA e UVB que só a ADA TINA tem.