Você sabia que a pele oleosa é um problema que afeta 80% dos brasileiros? Mas o que causa a pele oleosa e como podemos tratá-la? Aqui estão algumas dicas para tratar sua pele oleosa:
O que causa a pele oleosa?
O acumulo de sebo na pele é produzida por estruturas chamadas glândulas sebáceas. Em algumas pessoas, devido a vários fatores, essas glândulas sebáceas produzem muito sebo, resultando em uma pele oleosa e excessivamente brilhante. Este aumento de sebo na pele, muitas vezes, leva a cravos e espinhas, e devido a problemas hormonais, a produção excessiva de sebo geralmente ocorre durante a adolescência, mas pode começar ou continuar na idade adulta.
5 dicas para cuidar da pele oleosa:
A pele oleosa tem tratamento e não precisa ser um pesadelo. Aqui estão 5 dicas para uma pele saudável e sem oleosidade:
1. Evite banhos muito quentes
Quando tomamos banho em uma água muito quente, estimulamos nossas glândulas sebáceas a produzir mais sebo, que por consequência, são liberados na superfície da pele. Isso a deixa mais oleosa e com mais brilho, dilatando nossos poros cada vez mais, podendo causar até mesmo o aparecimento da acne inflamatória.
2. Evite alimentos gordurosos
Existem alimentos com gordura de boa e má qualidade. Exemplos como queijo, leite, ovos, carnes e inclusive o açúcar (que se transforma em gordura em nosso corpo), possuem grandes quantidades de gorduras de má qualidade, que tendem a ser eliminadas de nosso corpo. Essa eliminação ocorre por meio das fezes, mas também são eliminadas através de nossa pele, deixando-a mais oleosa e inflamada.
3. Não utilize sabonete em barras
A maioria dos sabonetes em barra modernos contém creme hidratante. Por um lado, isso é ótimo para a pele do corpo, porém, não tem o mesmo efeito para a pele do rosto, pois esse hidratante precisa conter óleo em sua composição, causando excesso de oleosidade e mais brilho.
4. Hidratação é fundamental
Quando expomos nossa pele a sabonetes agressivos ou ao próprio sol (que estimula a produção de sebo, mas também resseca a pele), ela produz muito mais oleosidade, em uma reação de defesa da pele na tentativa de se auto-hidratar, podendo resultar em um efeito rebote, causando uma intensa oleosidade.
5. Use o protetor solar
Quando usamos o protetor solar, impedimos que as radiações solares inflamem as glândulas sebáceas, e por consequência, aumente a produção de sebo, impossibilitando a oleosidade da pele. Existem diversos protetores solares específicos para pele oleosa, com ação matificante e toque seco, que além de proteger nossa pele contra os malefícios dos raios solares, impedem a oleosidade excessiva.
Melhores produtos para peles oleosas
A Ada Tina possui os melhores dermocosméticos para peles oleosas, que controlam do brilho da pele e os poros dilatados, auxiliando no tratamento da acne e cravos.
Depore Concentrate é um gel de limpeza para peles oleosas e acneicas, que limpa e purifica profundamente sem ressecar a pele com pH fisiológico e fórmula inovadora, livre de sabão e rico em ácido sebácico e zinco, com ação matificante e antioleosidade.
Depore Mat Extreme é um gel creme ultra matificante, capaz de reduzir a oleosidade da pele em apenas 10 minutos, além de controlar a oleosidade inclusive da pele muito oleosa, com acne e poros e com brilho excessivo, possuindo ação secativa imediata.
Sunsec Gel Fluid FPS 50 é um protetor solar que confere alta proteção solar anti melasma, com exclusiva textura gel fluida extra leve e toque extra seco, indicado para todos os tipos pele, especialmente as peles mais oleosas, acne e poros dilatados.