ÁCIDO HIALURÔNICO ALIVIA OS SINTOMAS DA ROSÁCEA

ÁCIDO HIALURÔNICO ALIVIA OS SINTOMAS DA ROSÁCEA

A rosácea é uma doença de pele de etiologia ainda não bem estabelecida e cuja patogenesia envolve uma série de fatores inflamatórios e que apresenta como sintomas a presença de eritema, queimação, pápulas e ressecamento da pele.

Embora muitos avanços tenham sido feitos nos últimos anos no sentido de controlar os sintomas, tornando a rosácea uma doença de pele crônica e que pode ser controlada através de medicamentos e dermocosméticos específicos, novos tratamentos para a rosácea continuam a ser pesquisados.

Rosácea e Ácido Hialurônico de Baixo Peso Molecular

Segundo um estudo científico publicado pelo Journal of Drugs in Dermatology em 2013 o ácido hialurônico pode diminuir a sintomatologia associada à rosácea. O estudo foi realizado com 14 participantes com idades entre 18 e 75 anos diagnosticados com rosácea leve a moderada que aplicaram diariamente um creme com 0,2% do sal de ácido hialurônico de baixo peso molecular durante 8 semanas. Hialuronato de sódio, ou ácido hialurônico estabilizado, é o sal do ácido hialurônico.

Rosácea e Tratamento com Sal do Ácido Hialurônico

O estudo concluiu que após 4 semanas de utilização do creme contendo sal do ácido hialurônico de baixo peso molecular, ou ácido hialurônico estabilizado, houve redução de 47% em pápulas, 51,7% em eritrema, 65% em queimação e 78,8% em ressecamento e ao final de 8 semanas houve melhora no quadro geral de 78,5% dos pacientes com rosácea.

Sendo assim os cientistas concluíram que o ácido hialurônico diminui a sintomatologia associada à rosácea e pode ser utilizado no controle desta doença dermatológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *