É motivo de preocupação quando aparece uma mancha em nossa pele (hipercromia), principalmente no rosto. Elas vão desde manchas escuras até queimaduras do sol. Essas visitas indesejadas têm diversas causas e tratamentos, e hoje você irá conferir quais são as manchas mais comuns que podem ocorrer em nossa pele:
5 Manchas mais comuns na pele do rosto:
1. Manchas de acne
A acne é uma doença de pele que ocorre nos óstios foliculares, os famosos poros. As glândulas sebáceas, localizadas dentro óstio, produzem uma secreção gordurosa dentro do poro, e quando esta gordura se acumula, o óstio fica entupido e ocorre a inflamação. Quando há uma lesão de acne, como forma de defesa, a pele aumenta a produção de melanina naquela área, escurecendo-a. Essa mancha é superficial, sendo muito mais fácil de ser tratada, pois não tem relação com o sol, e sim com a inflamação que a acne causa.
2. Manchas solares (Lentigo solar)
Também conhecida como melanose solar, as manchas solares são condições diretamente ligadas à exposição da solar da pele sem a proteção adequada. A radiação UV acelera o processo de envelhecimento e causa esses tipos de manchas, que ocorrem geralmente em lugares mais sujeitos à luz do sol, como as mãos, o colo e o rosto. O tratamento para a melanose solar varia de acordo com sua gravidade, mas geralmente envolve o uso de princípios ativos clareadores.
3. Melasma
O melasma é uma condição de pele resultante da superprodução de melanina, caracterizada pela geração de manchas escuras de pele nas áreas mais expostas ao sol ou à atividade hormonal, como o rosto. O melasma é caracterizado por ser uma mancha escura e profunda, gerada ao longo dos anos devido à exposição solar e por conta disso, requer um tratamento mais específico.
4. Manchas de atrito
São causadas pelo engrossamento da pele, onde há um atrito constante, como nas dobras do corpo (entre as pernas, axilas, cotovelo e joelhos). Este atrito gera pequenos traumas cutâneos que, ao se curar, permite o desenvolvimento de hipercromias pós-inflamatórias, ativando a produção de melanina, causando as manchas. Cremes clareadores e protetores solares são uma ótima forma de tratamento.
5. Manchas causadas pela idade
Assim como o melasma, as manchas de idade são causadas pela hiperpigmentação, sendo a exposição ao sol e a idade um dos principais motivos da aparição dessas manchas. Mas existem outras causalidades, como herança genética, influências hormonais e lesões na pele. São caracterizadas por pequenos pontos escurecidos de cor marrom ou preta. Os dermocosméticos são a melhor solução para o clareamento desse tipo de mancha, principalmente os feitos a base de ácido kójico, acido glicólico e derivados da vitamina C.
Como tratar as manchas na pele do rosto em casa?
Como visto anteriormente, o tratameto mais recomendado e eficaz para se fazer no dia-a-dia é o uso de dermocosméticos e filtros solares. A Ada Tina possui uma extensa gama de produtos especializados em clareamento de manchas na pele.
O Biosole Oxy FPS 50 por exemplo é um protetor solar clareador e antioxidante com vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®. Combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de proteção solar e 24 horas de proteção anti-melasma.
Combinado com a proteção solar, o sérum Clarivis TX contém tripla ação clareadora e é formulado com ácido tranexâmico, niacinamida e alfa-arbutin, indicado para clarear manchas escuras da pele inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.
Para tratamentos de outros tipos manchas ou patologias, nos consulte clicando aqui.