Acne e Pele OleosaManchas na Pele

MANCHAS DE ACNE: O QUE SÃO E COMO TRATAR

A acne é uma doença de pele muito comum, principalmente na população brasileira. Mas você sabia que essa condição pode gerar manchas na pele do rosto? Essas manchas de acne ainda são mal compreendidas por muitas pessoas, que como resultado, sofrem por não as tratam corretamente. Hoje você entenderá porque essas manchas surgem e como combatê-las de forma eficiente.

Manchas de acne: o que são e como tratar

O que são manchas de acne?

A acne se caracteriza por ser uma doença de pele que ocorre nos óstios foliculares, também conhecido como poros. As glândulas sebáceas produzem secreção de gordura dentro dos poros e, quando esse sebo se acumula, o óstio fica bloqueado e inflamado. Essas inflamações geram pápulas (espinhas internas) e quando há proliferação de bactérias na espinha inflamada, formam-se pústulas (espinhas com pus). Quando as lesões de acne ocorrem, como forma de defesa, a pele aumenta a produção de melanina na área, tornando-a mais escura.

Diferença entre melasma e manchas de acne

Melasma é uma mancha escura, resultado da superprodução de melanina, consequência de anos de exposição ao sol, fazendo com que a mancha se torne cada vez mais escura e exigindo um tratamento mais específico. “Desde a infância, as pessoas vão tomando sol deliberadamente e não usam protetor solar ou usam protetores de má qualidade. O resultado disso são lesões no DNA das células da pele e, quando a pessoa atinge a faixa dos 30 anos, o melasma começa a aparecer”, afirma o farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo.

As manchas de acne, também conhecidas como hiperpigmentação pós-inflamatória, são mais leves e superficiais. Segundo o próprio Dr. Pupo, as manchas de acne são mais fáceis de tratar porque não estão relacionadas ao sol, mas à inflamação causada pela acne. Ou seja, é mais fácil clarear manchas de acne do que o melasma, porque são mais superficiais e causadas por um processo inflamatório, e o melasma é decorrente de anos de exposição ao sol.

Como combater as manchas de acne?

Antes de tudo precisamos tratar a acne, pois novas manchas continuarão surgindo junto da acne. O tratamento para peles acneicas é feito através de esfoliantes e produtos com alfa-hidroxiácidos específicos que consigam combater a inflamação, eliminar a bactéria que causa a acne, desobstruir os poros e reduzir a oleosidade da pele.

Após eliminarmos as acnes em nossa pele, precisamos entrar com uma estratégia de crescimento na renovação celular, levando a um aumento na descamação invisível da pele, necessária para que a mancha que já existe seja descamada e eliminada mais rapidamente junto com as células mortas no processo. A outra etapa é a inibição no processo de produção de melanina, pois é ela que causa as manchas escuras.

Para isso, indicamos o sérum Glycolic K, que possui uma combinação de ácido glicólico e ácido kójico. Esses dois ácidos são fundamentais no combate às manchas de acne, visto que o ácido glicólico reduz poros, previne e trata a acne e ainda aumenta a taxa de renovação celular, fazendo com que aquela mancha residual e a hiperpigmentação pós-inflamatória descame mais rapidamente, eliminando as células mortas e, por consequência, elimina as manchas. O ácido glicólico também deixa a pele mais fina, facilitando a penetração profunda do ácido kójico, que diminui a produção de melanina e clareia os depósitos de melanina já existentes.

Não podemos esquecer da proteção solar, pois a incidência do sol em nossa pele e o uso de protetores solares que não possuem 12 horas de proteção piora e escurece as manchas já existentes.

Melhores produtos para o tratamento

Como dito anteriormente, os protetores solares são fundamentais no combate às manchas de acne. A combinação do Glycolic K com um protetor solar que proteja 12 horas e tenha toque seco para não agravar a acne é uma ótima indicação no tratamento dessas manchas.

Glycolic K

Glycolic K é um sérum clareador anti-idade formulado com 14% de ácidos clareadores e anti-idade capazes de clarear as manchas escuras da pele e manchas de melasma deixando a pele mais iluminada e muito mais jovem. Além disso é desenvolvido com a exclusiva combinação sinérgica de ácido glicólico e ácido kójico, que servem para promover o clareamento das manchas mais escuras, manchas de acne, manchas da gravidez e principalmente manchas de melasma grave e resistente, deixando a pele mais clara, uniforme e livre de imperfeições.

Biosole Oxy FPS 50

Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador de manchas com vitamina C, niacinamida e DIFENDIOX®, desenvolvido especialmente para proteger e tratar peles com melasma, atuando no combate à 15 tipos de manchas, incluindo manchas de acne, com eficácia antissinais e antirrugas, deixando a pele mais clara e rejuvenescida. Possui também a exclusiva tecnologia Solent de ADA TINA, que garante 12 horas de alta proteção solar contra as radiações UVA e UVB, sem necessidade de reaplicação ou retoques.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.