Como tratar a pele com vitiligo?
Cada tipo de pele requer uma atenção especial para manter uma aparência saudável e evitar a evolução de quadros indesejados ou o aparecimento de novas condições cutâneas. Os cuidados com o vitiligo, por exemplo, são essenciais para controlar a doença.
O que é vitiligo?
O vitiligo é uma condição dermatológica que afeta a pigmentação da pele, causando a formação de manchas brancas em várias partes do corpo.
Essas manchas ocorrem quando as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele, são destruídas ou não funcionam corretamente.
Embora a causa exata do vitiligo ainda não seja totalmente compreendida, acredita-se que seja uma doença autoimune, isso significa que o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente as células produtoras de melanina, destruindo-as e deixando áreas de pele sem cor.
O vitiligo pode afetar pessoas de todas as idades, raças e gêneros. No entanto, é mais comum em pessoas com pele de fototipos mais altos. Alguns estudos também sugerem que o vitiligo pode ser hereditário, embora não seja garantido que filhos de pessoas com a condição desenvolvam vitiligo.
Quais são os sintomas de vitiligo?
Os sintomas do vitiligo geralmente começam com pequenas manchas brancas na pele, que podem se espalhar lentamente com o passar do tempo.
As manchas são mais comuns nas áreas do corpo que são expostas ao sol, como as mãos, braços, rosto e pescoço. Às vezes, as manchas também aparecem em áreas mais escondidas, como as axilas, virilhas e até mesmo nas genitais.
Embora o vitiligo não seja uma condição dolorosa ou contagiosa, pode afetar significativamente a autoestima e a qualidade de vida das pessoas que o têm. Por isso a importância em procurar tratamento para melhorar a aparência das manchas e fornecer suporte emocional.
Quais são os tipos de vitiligo?
Existem dois principais tipos de vitiligo, classificados de acordo com sua distribuição no corpo e a aparência das manchas:
- Vitiligo segmentar ou unilateral: afeta apenas uma parte do corpo, como uma parte do rosto ou um braço.
- Vitiligo não segmentar ou bilateral: pode afetar várias partes do corpo, incluindo a face total, as mãos e os pés.
Outros subtipos de vitiligo, que são mais específicos, incluem: vitiligo universal, caracterizado pela perda completa de pigmentação em todo o corpo e o vitiligo acrofacial, que afeta principalmente as extremidades como mãos, pés, nariz, etc.
É importante conversar com um dermatologista para entender qual tipo de vitiligo você tem e receber o tratamento adequado para sua condição específica.
Quais cuidados tomar diariamente?
Mesmo que os tratamentos sejam individuais, os cuidados se assemelham.
Ainda que cada tratamento seja individual, os cuidados com o vitiligo podem ser parecidos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as terapias convencionais se baseiam em loções, cremes de corticoides e fototerapia.
É indicado também o uso de medicamentos tópicos que devem ser receitados por um médico, como também alguns derivados de vitamina D e imunossupressores, que vão induzir a repigmentação da pele com vitiligo.
Alguns casos acabam não respondendo a essas alternativas de tratamento citadas acima, nestes casos específicos pode-se recomendar a despigmentação total da região afetada.
Fora essas etapas de tratamento, é preciso se atentar à rotina de skincare, pois alguns ativos e produtos devem ser evitados. Quem tem vitiligo não pode irritar a pele com ácidos muito fortes.
É importante usar protetor solar na pele com vitiligo?
Assim como toda pele com manchas, a pele com vitiligo também precisa de proteção solar antes de se expor ao sol, porém é preciso um cuidado muito minucioso, uma vez que as manchas brancas do vitiligo representam a falta de pigmentação naquele local. Desta forma a pele acaba ficando ainda mais exposta aos malefícios do sol.
Recomenda-se o uso de um protetor solar próprio para peles fotossensíveis e com FPS alto.
Biosole Extreme FPS 99 – Máxima Proteção
Biosole Extreme FPS 99 possui altíssima proteção e máximo bloqueio, sendo muito indicado para peles fotossensíveis, pois protege a pele intensamente contra os raios solares, com Tinosorb M Anti-UVA1 Longo e proteção duradoura de 12HS.
Sua fórmula ainda é rica em antioxidantes naturais como DIFENDIOX®, tecnologia exclusiva Ada Tina, que atua inclusive contra os malefícios da luz azul bloqueando os danos causados pelo Sol, protegendo intensamente a pele das manchas escuras, do melasma, manchas solares e manchas persistentes.
Mesmo com um fator de proteção solar (FPS) alto, esse poderoso protetor solar consegue deixar a pele sequinha quando aplicado no rosto. Pois seu toque não é oleoso, não é pegajoso e não estimula a produção de sebo na pele. Sendo ideal para todos os tipos de pele.
12HS de muita proteção, tecnologia SOLENT® – Exclusiva Ada Tina
Com proteção altamente duradoura, a tecnologia SOLENT® possui extrema eficácia com 12HS de proteção fotoestável contra os raios solares UV. Sua combinação sinérgica de filtros solares intensamente fotoestáveis garantem máxima proteção sem que sejam necessárias tantas reaplicações durante o dia.
DIFENDIOX® – Tecnologia exclusiva Ada Tina
DIFENDIOX® é a tecnologia exclusiva da Ada Tina que conta com 14 Polifenóis Antioxidantes. Capaz de proteger até mesmo as camadas mais profundas da pele dos malefícios dos raios solares, luz azul e da luz visível que agravam o melasma. DIFENDIOX é uma camada de proteção adicional de defesa biológica que protege a pele das manchas escuras e do fotoenvelhecimento.