Você sabia que existem diversos tipos de melasma? Essas manchas na pele são causadas pela superprodução de melanina, gerando manchas escuras, e surgem principalmente no rosto. Em determinados casos, essa condição pode ser mais difícil de tratar, o que chamamos de melasma resistente.
O que é melasma?
O melasma é um distúrbio cutâneo comum, resultado da superprodução de melanina, que se caracteriza pela geração de manchas da pele nas áreas mais expostas ao sol ou à atividade hormonal, como as bochechas do rosto e a testa. Esta condição é frequentemente associada à gravidez, porém não só gestantes podem ter melasma, pois ela se desencadeia por diversos outros fatores, sendo a exposição à luz solar o principal deles.
Diferença entre melasma comum e melasma resistente
De acordo com a classificação do farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, existem quatro graus de melasma: os de grau 1 e grau 2 são chamados de melasma comum, cujo tratamento é mais fácil. Já o melasma resistente se encaixa no grau 3 e melasma grau 4, que resiste aos tratamentos comuns.
Segundo o Dr. Maurizio, é fundamental o uso de produtos específicos para o melasma de grau 3 e 4: “Para quem tem melasma resistente é muito importante fazer o que eu chamo de regra dos tres P’s: Produtos corretos, Protocolo adequado e Persistência, fotografando a pele antes e depois a cada 30 dias, para poder acompanhar o tratamento ao longo dos meses e observar a evolução do clareamento e dos resultados.”
Por conta da resistência aos tratamentos comuns do melasma de grau 3, muitas pessoas acreditam que ele não tem cura: “Pelo contrário, desde que você use os produtos corretos da maneira correta, seguindo a regra dos três P’s, é possível tratar até o melasma mais resistente, principalmente com os produtos da Ada Tina”, explica o especialista em cosmetologia.
Como clarear o melasma?
O clareamento do melasma resistente deve ser feito com séruns clareadores de alta eficácia, como o Clarivis Tx, que por atuar em 21 mecanismos clareadores, consegue clarear manchas escuras da pele inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.
Outra indicação é o uso dos mousses de vitamina C pura da Ada Tina, o Pure C 40 Ultra e o Pure C 20 Hyal, que são os únicos produtos de vitamina C do mercado que não sofrem oxidação. Ela chega íntegra nas camadas mais profundas da pele, clareando até mesmo o melasma resistente. Com textura sedosa e não oleosa, os mousses de vitamina C da Ada Tina reduzem rugas, marcas de expressão e melhoram os sinais do envelhecimento.
Em todo caso, é sempre bom proteger a pele com um filtro solar que proteja por 12 horas. O uso de protetores solares de má qualidade não permite que o tratamento avance e o melasma clareie. “É importante usar um protetor de boa qualidade, que tem 12 horas de proteção. Você aplica de manhã e ele protege a pele o dia todo, como o Biosole Oxy FPS 50 que já vem com vitamica C, niacinamida e tecnologia DIFENDIOX®” conclui.
+ Tratamento de melasma resistente com hidroquinona funciona? Clique aqui e saiba mais!