Acne e Pele Oleosa

MANCHAS DE ACNE: COMO TRATAR E CLAREAR AS MANCHAS

O QUE É ACNE?

Segundo o Dr Maurizio Pupo, farmacêutico e especialista em cosmetologia, a acne é uma doença de pele que ocorre nofolículo pilo-sebáceo, popularmente chamado de  poro.
As glândulas sebáceas produzem uma secreção gordurosa dentro do poro. Quando há acúmulo deste sebo, ocorre a obstrução do folículo causando comedões (cravos) e também proliferação de bactérias gerando inflamações e espinhas.  


A acne é uma doença multifatorial que pode ter relação com a predisposição genética, hereditariedade, estresse emocional, desequilíbrio hormonal, entre outros.
Além disso, ela pode desencadear problemas emocionais como depressão e baixa autoestima. 

CONFIRA ABAIXO OS DIFERENTES GRAUS DA ACNE:

Pele com acne
ACNE GRAU 1 – NÃO INFLAMATÓRIA – COMEDÔNICA

É caracterizada pela obstrução do folículo, porém sem a ocorrência de inflamação, ou seja, apenas com a incidência de comedões abertos e fechados, os chamados cravos. Neste caso a pele costuma ser bastante oleosa e o tratamento pode ser feito com uma esfoliação simples e uso de géis de limpeza adequados e ainda géis matificantes para reduzir a oleosidade.

ACNE GRAU 2 – INFLAMATÓRIA – PÁPULO-PUSTULOSA

Ocorre quando há obstrução do folículo gerando proliferação de bactérias e consequentemente inflamações, pápulas e pústulas com pus. Neste caso a acne é dolorida e apresenta vermelhidão intensa e seu tratamento necessita de séruns específicos, geralmente a base de ácidos, géis de limpeza específicos para peles oleosas e também géis matificantes

ACNE GRAU 3 – INFLAMATÓRIA – NÓDULO-CÍSTICA

A acne grau 3 possui características bem parecidas com a de grau 2, porém, com a diferença de que neste caso a inflamação é exacerbada, gerando  pústulas muito grandes, tão grandes que passam a ser chamadas de nódulos e cistos. Neste caso podemos utilizar dermocosméticos de alta potência em associação com medicamentos específicos para controlar a inflamação.

ACNE GRAU 4 – CONGLOBATA

Ela é caracterizada pela manifestação de múltiplos abscessos, cistos purulentos, muito inflamados e intercomunicantes, isto é, são pústulas muito grandes que se comunicam entre si. Há também a ocorrência de feridas que drenam pus, ou seja, o pus verte da ferida sem a necessidade de ser pressionado. Este grau da doença pode conferir aspecto desfigurante para o portador e necessita de cuidados intensivos, inclusive com o uso de medicamentos.

ACNE GRAU 5 – FULMINANS

A acne grau 5 é o agravamento da acne grau 4, neste caso, a acne pode levar o paciente a ter uma reação sistêmica, sendo necessário internação hospitalar, além disso, este grau da doença pode causar morte. 

É muito importante lembrar que em todos os casos o uso de protetores solares matificantes é fundamental, pois o sol é um dos grandes responsáveis pelo aumento da produção de sebo na pele e pelo aparecimento da acne.

A ACNE TAMBÉM PODE APARECER EM FASES DISTINTAS DA VIDA

ACNE VULGAR

É a tradicional acne dos jovens e adolescentes. Ela se inicia na puberdade, quando há o descontrole hormonal, nos meninos de testosterona e nas meninas progesterona e estrogênio.
O aumento desses hormônios faz a pele produzir uma quantidade maior de sebo, o que aumenta a oleosidade e propicia o surgimento dos cravos, característica da acne grau 1.
Quando estes cravos inflamam, eles se transformam na acne grau 2.
A acne vulgar tende a ter seu fim quando a puberdade termina, entre 19 e 20 anos de idade, aproximadamente).

ACNE ADULTA

Segundo o Dr. Maurizio Pupo, a acne que acomete as pessoas após os 20 anos de idade é chamada de acne adulta.
As mulheres são as mais afetadas por esse tipo de acne, principalmente por questões de desequilíbrios hormonais causados por algumas dessas condições abaixo:

  • Uso do anticoncecional errado;
  • Estresse recorrente;
  • Ovário Policístico.

Além do tratamento correto para a pele acneica, as mulheres que têm problemas de pele após os 20 anos devem procurar por um médico ginecologista para investigar qual o tipo de desequilíbrio e assim tratá-lo o mais rápido possível.

POR QUE A ACNE PODE CAUSAR MANCHAS?

Segundo o Dr. Maurizio Pupo, quando ocorre a inflamação da acne, como forma de defesa a pele aumenta a produção de melanina no local, escurecendo aquela área.
Essa condição tem um nome: Hiperpigmentação pós inflamatória ou Melanodermia residual.

O QUE PODE PIORAR O APARECIMENTO DAS MANCHAS?

Se aparecer acne no seu rosto, NÃO APERTE!
A menos que você seja um especialista, mexer na acne pode piorá-la.
Quando você “cutuca” suas espinhas, você pode machucar sua pele ou ainda aumentar a área de inflamação.


Caso você precise remover acne ou cravos a forma mais segura é procurar um profissional capacitado para fazer o processo de extração como as esteticistas, pois este profissional estará munido do conhecimento técnico para realizar estas extrações sem machucar a pele e sem agravar a acne.

COMO TRATAR AS MANCHAS CAUSADAS POR ACNES?

manchas de acne

De acordo com o Dr. Maurizio Pupo, a melhor forma de tratar as manchas de acne é adicionando 2 produtos à sua rotina de skincare:

O primeiro deles é um bom sérum clareador!
Esse sérum precisa ter a combinação de Ácido Glicólico e Ácido Kójico e estará presente na sua rotina noturna de skincare 
O segundo produto é o Protetor Solar com 12 horas de proteção, que será utilizado todas as manhãs.
É importante que você escolha um protetor com efeito matificante, pois dessa forma além da proteção contra os raios UVA e UVB, você também terá controle de oleosidade. 

Além de usar o Sérum Clareador e o Protetor Solar matificante, se você quer se livrar de uma vez por todas das acnes e manchas, é preciso rever alguns hábitos:

  • Mude sua alimentação, remova fast foods, alimentos ricos em gorduras processadas e principalmente laticínios;
  • No caso das mulheres, visite regularmente seu ginecologista para ver se sua saúde íntima está em dia e se não há desregulagem hormonal;

PRODUTO: GLYCOLIC K + BIOSOLE OXY FPS 50

Combine em sua rotina de skincare os melhores produtos para acabar com as manchas.
Glycolic K é um potente Sérum Clareador Anti idade, desenvolvido com a exclusiva combinação sinérgica de Ácido Glicólico e Ácido Kójico que servem para promover o clareamento das manchas mais escuras, manchas de acne, manchas da gravidez e principalmente manchas de melasma grave e resistente, deixando a pele mais clara, uniforme e livre de imperfeições.

Já o Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar de longa duração, 12 horas, clareador de manchas com Vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, desenvolvido especialmente para proteger e tratar as peles com melasma atuando no combate à 15 tipos de manchas, além de ter ação anti sinais e anti rugas, deixando a pele mais clara e rejuvenescida.

Comentários

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *