O número de produtos voltados para cuidados com a pele e skin care disponíveis no mercado é impressionante. Vão desde hidratantes e protetores solares até antioxidantes, ácidos e diversos outros.
Mas qual é a diferença entre eles? Um exemplo comum é a vitamina C e a hidroquinona. Embora sejam frequentemente utilizados para clarear a pele, a hidroquinona tem um efeito colateral que pode ser prejudicial à sua saúde. Descubra os detalhes desses elementos para que você possa decidir qual tratamento de cuidado com a pele é o mais adequado para você.

O que são clareadores e antioxidantes?
Os agentes clareadores são substâncias com poder antioxidante que retardam a formação da melanina na pele. Os antioxidantes são substâncias naturais ou sintéticas que protegem as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo e são capazes de retardar o processo de manchas escuras já existentes, prevenindo o aparecimento de novas manchas e resultando em um clareamento da pele, ou seja, clareando as manchas que você já tem. Dois dos mais famosos antioxidantes são a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico e a hidroquinona.
Vitamina C ou Hidroquinona?
Quando se trata de clareamento de manchas escuras na pele, parece haver uma divisão entre os especialistas. Enquanto alguns defendem a hidroquinona como o melhor clareador de pele, outros afirmam que a vitamina C é muito mais eficaz. Um estudo recente publicado no International Journal of Dermatology comparou as duas substâncias e descobriu que a vitamina C era de fato mais eficaz que a hidroquinona para tratar manchas escuras, ou seja, o melasma, sem as reações adversas.
O estudo foi realizado em 16 mulheres com melasma idiopático (que se manifesta espontaneamente) que foram instruídas a usar um creme de ácido ascórbico a 5% e um creme de hidroquinona a 4% todos os dias, sempre à noite, e aplicá-los na metade do rosto por um período de 16 semanas. Durante o dia, as voluntárias aplicaram protetor solar para minimizar o efeito pró-melanogênico da radiação solar. No final do estudo, todos os voluntários foram submetidos a exames colorimétricos (método de análise baseado na comparação de cores), para avaliar o melhor clareador.
Após análise dos resultados foi possível observar que a pele de ambos os lados da face clareou de maneira satisfatória, sem diferenças estatísticas entre o clareamento promovido pela hidroquinona e o clareamento promovido pela vitamina C. Entretanto, os efeitos adversos da pele tratada com hidroquinona estavam presentes em 68,7%, enquanto os efeitos adversos na pele tratada com vitamina C eram de apenas 6,2%, chegando a conclusão de que a vitamina C não apenas é um excelente clareador, como também é extremamente segura.
Hidroquinona
A hidroquinona é uma substância que ajuda a clarear a aparência da pele, porém, a um custo muito alto. Ela não é tão segura e pode ser muito prejudicial à pele se usada incorretamente. A razão disto é que a hidroquinona tem fortes efeitos colaterais, como manchas brancas, também conhecidas como “manchas em confete” que devido à destruição de células da pele não se recuperam, portanto, as manchas se tornam permanentes.
Além disso, os efeitos do uso prolongado da hidroquinona podem ser extremamente prejudiciais à saúde como um todo e não apenas à nossa pele, pois o branqueamento com essa substância pode estar relacionado a vários tipos de câncer, tais como câncer de sangue (linfoma e leucemia), câncer de bexiga e outros. Na verdade, a inserção desta substância em produtos cosméticos é proibida e não pode ser usada por mulheres grávidas ou lactantes.
Vitamina C
Já a vitamina C provou ser um dos antioxidantes, clareadores e anti-idade mais poderosos do mercado, e por ser uma vitamina, é totalmente segura e não há contraindicações, podendo ser usada por qualquer pessoa que deseja ter uma rotina de cuidados com a pele e que queira mantê-la saudável, uniforme e livre de manchas. Em outras palavras, você pode usar e abusar da vitamina C para sua pele!
Quais são os melhores produtos com vitamina C?
A Ada Tina utiliza apenas produtos que respeitam a natureza e tratam profundamente a pele. A linha de produtos de vitamina C da Ada Tina possui alta eficácia clareadora de manchas e contam com uma textura sedosa e não oleosa.
O Pure C 20 HYAL é um mousse facial com ácido hialurônico que clareia e rejuvenesce a pele. Sua textura não oleosa elimina rugas, manchas na pele, melasma de Grau 2 e Grau 3, manchas de idade, flacidez facial e linhas de expressão.
Outra indicação é o Pure C 40 Ultra, um poderoso mousse de vitamina C concentrada que foi especificamente desenvolvido para clarear a pele, portanto, é perfeita para o tratamento de manchas e melasma, além de promover a redução das rugas profundas e sinais de envelhecimento.
Existe também o Pure C FPS 50, um protetor solar com vitamina C, indicado para a proteção solar e o tratamento de peles com manchas. Contém Niacinamida clareadora em alta concentração, com potencial anti-envelhecimento que rejuvenesce e ilumina a pele, além de garantir 12 Horas de alta proteção solar.
Portanto, quando unimos os produtos à base de vitamina C pura da Ada Tina com o protetor solar Pure C FPS 50, chegamos a uma perfeita combinação na rotina de skin care com excelentes resultados, não apenas no clareamento de manchas, mas também no rejuvenescimento da pele, sem os perigosos efeitos colaterais da hidroquinona.