ClareadoresManchas na PelePeleVitamina C

VITAMINA C OU HIDROQUINONA? QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA CLAREAR AS MANCHAS FACIAIS?

O número de produtos voltados para cuidados com a pele e skin care disponíveis no mercado é impressionante. Vão desde hidratantes e protetores solares até antioxidantes, ácidos e diversos outros.

Mas qual é a diferença entre eles? Um exemplo comum é a vitamina C e a hidroquinona. Embora sejam frequentemente utilizados para clarear a pele, a hidroquinona tem um efeito colateral que pode ser prejudicial à sua saúde. Descubra os detalhes desses elementos para que você possa decidir qual tratamento de cuidado com a pele é o mais adequado para você.

Vitamina C ou Hidroquinona? Qual é a melhor opção para clarear as manchas faciais?

O que são clareadores e antioxidantes?

Os agentes clareadores são substâncias com poder antioxidante que retardam a formação da melanina na pele. Os antioxidantes são substâncias naturais ou sintéticas que protegem as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo e são capazes de retardar o processo de manchas escuras já existentes, prevenindo o aparecimento de novas manchas e resultando em um clareamento da pele, ou seja, clareando as manchas que você já tem. Dois dos mais famosos antioxidantes são a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico e a hidroquinona.

Vitamina C ou Hidroquinona?

Quando se trata de clareamento de manchas escuras na pele, parece haver uma divisão entre os especialistas. Enquanto alguns defendem a hidroquinona como o melhor clareador de pele, outros afirmam que a vitamina C é muito mais eficaz. Um estudo recente publicado no International Journal of Dermatology comparou as duas substâncias e descobriu que a vitamina C era de fato mais eficaz que a hidroquinona para tratar manchas escuras, ou seja, o melasma, sem as reações adversas.

O estudo foi realizado em 16 mulheres com melasma idiopático (que se manifesta espontaneamente) que foram instruídas a usar um creme de ácido ascórbico a 5% e um creme de hidroquinona a 4% todos os dias, sempre à noite, e aplicá-los na metade do rosto por um período de 16 semanas. Durante o dia, as voluntárias aplicaram protetor solar para minimizar o efeito pró-melanogênico da radiação solar. No final do estudo, todos os voluntários foram submetidos a exames colorimétricos (método de análise baseado na comparação de cores), para avaliar o melhor clareador.

Após análise dos resultados foi possível observar que a pele de ambos os lados da face clareou de maneira satisfatória, sem diferenças estatísticas entre o clareamento promovido pela hidroquinona e o clareamento promovido pela vitamina C. Entretanto, os efeitos adversos da pele tratada com hidroquinona estavam presentes em 68,7%, enquanto os efeitos adversos na pele tratada com vitamina C eram de apenas 6,2%, chegando a conclusão de que a vitamina C não apenas é um excelente clareador, como também é extremamente segura.

Hidroquinona

A hidroquinona é uma substância que ajuda a clarear a aparência da pele, porém, a um custo muito alto. Ela não é tão segura e pode ser muito prejudicial à pele se usada incorretamente. A razão disto é que a hidroquinona tem fortes efeitos colaterais, como manchas brancas, também conhecidas como “manchas em confete” que devido à destruição de células da pele não se recuperam, portanto, as manchas se tornam permanentes.

Além disso, os efeitos do uso prolongado da hidroquinona podem ser extremamente prejudiciais à saúde como um todo e não apenas à nossa pele, pois o branqueamento com essa substância pode estar relacionado a vários tipos de câncer, tais como câncer de sangue (linfoma e leucemia), câncer de bexiga e outros. Na verdade, a inserção desta substância em produtos cosméticos é proibida e não pode ser usada por mulheres grávidas ou lactantes.

Vitamina C

Já a vitamina C provou ser um dos antioxidantes, clareadores e anti-idade mais poderosos do mercado, e por ser uma vitamina, é totalmente segura e não há contraindicações, podendo ser usada por qualquer pessoa que deseja ter uma rotina de cuidados com a pele e que queira mantê-la saudável, uniforme e livre de manchas. Em outras palavras, você pode usar e abusar da vitamina C para sua pele!

Quais são os melhores produtos com vitamina C?

A Ada Tina utiliza apenas produtos que respeitam a natureza e tratam profundamente a pele. A linha de produtos de vitamina C da Ada Tina possui alta eficácia clareadora de manchas e contam com uma textura sedosa e não oleosa.

Pure C 20 HYAL

O Pure C 20 HYAL é um mousse facial com ácido hialurônico que clareia e rejuvenesce a pele. Sua textura não oleosa elimina rugas, manchas na pele, melasma de Grau 2 e Grau 3, manchas de idade, flacidez facial e linhas de expressão.

Outra indicação é o Pure C 40 Ultra, um poderoso mousse de vitamina C concentrada que foi especificamente desenvolvido para clarear a pele, portanto, é perfeita para o tratamento de manchas e melasma, além de promover a redução das rugas profundas e sinais de envelhecimento.

Existe também o Pure C FPS 50, um protetor solar com vitamina C, indicado para a proteção solar e o tratamento de peles com manchas. Contém Niacinamida clareadora em alta concentração, com potencial anti-envelhecimento que rejuvenesce e ilumina a pele, além de garantir 12 Horas de alta proteção solar.

Portanto, quando unimos os produtos à base de vitamina C pura da Ada Tina com o protetor solar Pure C FPS 50, chegamos a uma perfeita combinação na rotina de skin care com excelentes resultados, não apenas no clareamento de manchas, mas também no rejuvenescimento da pele, sem os perigosos efeitos colaterais da hidroquinona.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.