Manchas na Pele

12 TIPOS DE MANCHAS QUE VOCÊ PODE TER NA PELE DO ROSTO

A aparição de uma mancha na pele do rosto não é nada agradável, principalmente se for uma de origem mais grave. Indo desde manchas superficiais até queimaduras de sol, essas marcas podem mudar nossa aparência e prejudicar a autoestima.

12 TIPOS DE MANCHAS QUE VOCÊ PODE TER NA PELE DO ROSTO

Por estes motivos nós iremos listar 12 tipos de manchas que você pode ter na pele do rosto e porque elas surgem:

12 TIPOS DE MANCHAS NA PELE DO ROSTO

Manchas de melasma:  

O melasma é uma condição de pele, resultado da superprodução de melanina, que se caracteriza pela geração de manchas escuras da pele nas áreas mais expostas ao sol ou à atividade hormonal, como o rosto.

Manchas causadas pela poluição:

É uma mancha causada pela poluição atmosférica, fazendo com que os radicais livres penetrem nossa pele e se liguem a receptores específicos em nossas células, que regulam o funcionamento de células de grande importância para a pele como os fibroblastos, queratinócitos e melanócitos, causando dano e aumentando a síntese de melanina, fazendo com que se formem as manchas.

Manchas causadas pelo ozônio:

Um estudo publicado no Mechanisms of Ageing and Development, revelou que a poluição do ar, ao se depositar sobre a pele e ao interagir com a radiação UVA emitida pelo sol, leva à formação de moléculas de ozônio sobre a pele, induzindo o stress oxidativo e peroxidação lipídica com consequências em cascata para as camadas mais profundas da pele. Desta forma, podemos também afirmar que o ozônio, assim como a poluição e o sol, também contribui de maneira decisiva para a hiperpigmentação e formação de manchas escuras e melasma.

Manchas causadas pela radiação infravermelha:

A radiação infravermelha, diferente da luz visível, não pode ser observada a olho nu, sendo produzida basicamente por tudo que gera calor, como os eletrodomésticos. Essa radiação atinge profundamente a pele, justamente na derme, local que produz o colágeno

Manchas de calor:

As manchas de calor são fruto da alergia do calor, também conhecida como urticária colinérgica, que nada mais é do que um tipo de alergia na pele que surge após o aumento da temperatura corporal, revertendo no surgimento de manchas avermelhadas e muita coceira no local.

Manchas por danos solares ao DNA:

Todos os tipos de luzes UV causam as manchas por danos solares, que danificam o DNA e podem resultar em câncer de pele. Além disso, as radiações UV podem causar envelhecimento precoce da pele, como a formação de rugas e linhas de expressão.

Lentigo solar:

O lentigo solar possui muitos nomes. Pode ser encontrado como lentigo senil, manchas de idade ou até mesmo mancha hepática. Basicamente são manchas lisas na pele, com coloração marrom ou preta, que surgem com o envelhecimento e a exposição exagerada ao sol ao longo dos anos.

Manchas causadas pelos raios UVA:

Os raios UVA são os responsáveis pelos cânceres de pele e pelo bronzeamento, processo onde ocorre uma produção extra de melanina como mecanismo de defesa. Essa superprodução pode acontecer de forma excessiva em determinadas áreas da pele, formando as manchas.

Manchas causadas pelos raios UVB:

Os raios UVB possuem um comprimento de onda menor do que os UVA, atingindo uma camada mais superficial da pele (epiderme). Entretanto, pelos raios UVB possuirem alta energia, causam eritema, queimaduras solares e também induzem o bronzeamento.

Manchas causadas pelos radicais livres:

Quando mantemos maus hábitos em nossas vidas e nos sujeitamos a agressores ambientais, tais como a exposição ao sol, poluição ou tabagismo, aumentamos a produção de moléculas produzidas pela própria célula do organismo, os chamados radicais livres. Esse processo acelera o envelhecimento da pele, causando manchas escuras e melasma.

Manchas avermelhadas:

Existem diversas situações em que ocorre o aparecimento de manchas vermelhas na pele, podendo ser queimaduras de sol, alergias, eczemas, psoríase, rosácea, dermatite atópica e até mesmo câncer de pele. Por isso, é fundamental a atenção e o cuidado caso apareça uma mancha avermelhada em sua pele.

Manchas pós-inflamatórias:

Essa categoria de mancha é causada por uma hiperpigmentação, ou seja, um aumento na produção de melanina, que pode surgir através da resposta a uma inflamação, como a acne, dermatite atópica, psoríase ou uma lesão causada por procedimentos estéticos (peeling e laserterapia).

Como tratar e prevenir manchas no rosto?

A Ada Tina possui diversos produtos que combatem manchas na pele, desde protetores solares até séruns, que possuem textura leve, toque seco e 12 horas de proteção solar.

O Biosole Oxy FPS 50 um protetor solar clareador e antioxidante com vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e 24 horas de proteção anti-melasma.

Biosole Oxy FPS 50

Já o Clarivis TX é um sérum ultra clareador com tripla ação clareadora formulado com Ácido Tranexâmico, Niacinamida e Alfa-Arbutin, indicado para clarear manchas escuras da pele inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.

Clarivis TX

Para tratamentos de outros tipos manchas ou patologias, nos consulte clicando aqui.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.