Já dissemos por aqui que “a pele é um universo”, cada uma tem suas características, peculiaridades, preferências e casos específicos, por isso é preciso conhecê-la e criar intimidade com ela. Cada pele possui suas próprias características, ela é única, e assim acontece também com a pele negra, muitos mitos e rótulos envolvem esse assunto, por isso se informar e entender que cada pele funciona de uma maneira diferente independente do tom é essencial.
O que é hiperpigmentação?
A hiperpigmentação se dá pelo aumento da pigmentação natural da pele, deixando-a mais escura, formando manchas como a do melasma, por exemplo. Isso normalmente acontece pelo aumento da atividade celular dos melanócitos, células responsáveis pela produção do pigmento, a melanina. A melanina é o pigmento marrom responsável por dar cor à pele, por isso o aumento desse pigmento pode proporcionar o aparecimento dessas manchas, o que faz a pele perder seu tom natural e a sua uniformidade.
A variação de tom e o aparecimento de partes do rosto hiperpigmentadas geralmente é causada pela exposição solar sem proteção (melasma), por conta hormonais como na gravidez ou até mesmo por conta de alguma lesão específica da pele como a da acne.
A pele negra pode ter mais hiperpigmentação?
Todos os tipos de pele independente do tom podem ter a hiperpigmentação, estando sujeita à manchas, principalmente se exposta ao sol sem proteção adequada, mas, a pele negra tende a ter os melanócitos mais ativos por já ter naturalmente uma maior produção de melanina, assim, qualquer situação na pele negra pode ocasionar manchas com maior facilidade, a proteção solar na pele negra é fundamental e já falamos sobre esse assunto aqui.
Dá para evitar a hiperpigmentação facial?
Evitar a hiperpigmentação facial significa cuidar e tratar a pele, e de novo, independente do tom, mas, as peles negras e mais claras merecem uma atenção especial.
Voltando ao início, como já citamos aqui, entender como a pele funciona e criar intimidade com ela vai ser o segredo para evitar os problemas com manchas, por exemplo, uma vez que se tem pele oleosa, usar produtos adequados e de qualidade e manter um cuidado constante com ela é uma maneira de evitar problemas futuros, e assim também funciona para peles com acne, tratar a acne de forma adequada vai prevenir as manchas derivadas das inflamações da acne. O que jamais deve ser dispensado é a proteção solar, é ela quem vai evitar fortemente os problemas com a hiperpigmentação.
E por que a pele negra merece uma atenção especial? Justamente por já ter uma tendência natural de produzir mais melanina, mais oleosidade e acne. É extremamente importante frisar aqui que essa condição é natural da pele negra.
Proteger a pele é o segredo?
Sim, mil vezes sim, não cansamos de frisar que a proteção solar diária é fundamental para a saúde de qualquer tipo de pele, independente do tom, a proteção solar é para todos! E fazer a escolha de um protetor solar de qualidade e adequado para o seu tipo de pele é o grande segredo.
Na Ada Tina temos protetores solares para todos os tipos de pele, com 12hs de proteção que vão auxiliar não só na proteção, mas também no tratamento e clareamento da pele.