12 Horas de Proteção SolarAcne e Pele OleosaADA TINADoença de PeleManchas na PeleMelasmaPelepele negraProteção SolarProtetor SolarRostoTipos de Peles

Hiperpigmentação da pele negra, por que as manchas podem aparecer com mais facilidade?

Rate this post

Já dissemos por aqui que “a pele é um universo”, cada uma tem suas características, peculiaridades, preferências e casos específicos, por isso é preciso conhecê-la e criar intimidade com ela. Cada pele possui suas próprias características, ela é única, e assim acontece também com a pele negra, muitos mitos e rótulos envolvem esse assunto, por isso se informar e entender que cada pele funciona de uma maneira diferente independente do tom é essencial.

O que é hiperpigmentação?

A hiperpigmentação se dá pelo aumento da pigmentação natural da pele, deixando-a mais escura, formando manchas como a do melasma, por exemplo. Isso normalmente acontece pelo aumento da atividade celular dos melanócitos, células responsáveis pela produção do pigmento, a melanina. A melanina é o pigmento marrom responsável por dar cor à pele, por isso o aumento desse pigmento pode proporcionar o aparecimento dessas manchas, o que faz a pele perder seu tom natural e a sua uniformidade.

A variação de tom e o aparecimento de partes do rosto hiperpigmentadas geralmente é causada pela exposição solar sem proteção (melasma), por conta hormonais como na gravidez ou até mesmo por conta de alguma lesão específica da pele como a da acne.

A pele negra pode ter mais hiperpigmentação?

pele com manchas

Todos os tipos de pele independente do tom podem ter a hiperpigmentação, estando sujeita à manchas, principalmente se exposta ao sol sem proteção adequada, mas, a pele negra tende a ter os melanócitos mais ativos por já ter naturalmente uma maior produção de melanina, assim, qualquer situação na pele negra pode ocasionar manchas com maior facilidade, a proteção solar na pele negra é fundamental e já falamos sobre esse assunto aqui.

Dá para evitar a hiperpigmentação facial?

Evitar a hiperpigmentação facial significa cuidar e tratar a pele, e de novo, independente do tom, mas, as peles negras e mais claras merecem uma atenção especial.

Voltando ao início, como já citamos aqui, entender como a pele funciona e criar intimidade com ela vai ser o segredo para evitar os problemas com manchas, por exemplo, uma vez que se tem pele oleosa, usar produtos adequados e de qualidade e manter um cuidado constante com ela é uma maneira de evitar problemas futuros, e assim também funciona para peles com acne, tratar a acne de forma adequada vai prevenir as manchas derivadas das inflamações da acne. O que jamais deve ser dispensado é a proteção solar, é ela quem vai evitar fortemente os problemas com a hiperpigmentação.

E por que a pele negra merece uma atenção especial? Justamente por já ter uma tendência natural de produzir mais melanina, mais oleosidade e acne. É extremamente importante frisar aqui que essa condição é natural da pele negra.

Proteger a pele é o segredo?

Sim, mil vezes sim, não cansamos de frisar que a proteção solar diária é fundamental para a saúde de qualquer tipo de pele, independente do tom, a proteção solar é para todos! E fazer a escolha de um protetor solar de qualidade e adequado para o seu tipo de pele é o grande segredo.


Na Ada Tina temos protetores solares para todos os tipos de pele, com 12hs de proteção que vão auxiliar não só na proteção, mas também no tratamento e clareamento da pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *