O processo de envelhecimento da pele pode ser determinado pelo gênero. Na verdade, o gênero é um dos mais importantes fatores que influenciam a anatomia facial e também o comportamento de cada pessoa que, por sua vez, irá influenciar muito no processo de envelhecimento cutâneo. Esta é a conclusão de um estudo publicado no Dermatologic Surgery, em julho de 2016, e chega a conclusões importantes quando se deseja compreender as diferenças no processo de envelhecimento da pele dos gêneros estudados.
A pele do homem é diferente
Existem diferenças importantes, tanto nos fatores intrínsecos como extrínsecos, que levam ao envelhecimento da pele masculina. Os homens possuem a epiderme e a derme mais espessa e com mais apêndices cutâneos (pelos e unhas) quando comparado à pele feminina. Um ponto muito interessante é que a pele do homem possui menor capacidade antioxidante e, uma vez exposta à radiação solar, sofre mais com a imunossupressão UV induzida. Também apesar de ser maior e mais quadrada, a face do homem possui menos tecido subcutâneo mole – gordura – quando comparado à pele da mulher, especialmente na região mediana da bochecha – explicando o seu formato mais quadrado.
Homens possuem hábitos menos saudáveis
Outra conclusão importante do estudo é que os homens possuem hábitos menos saudáveis que as mulheres. Homens fumam mais e são menos adeptos à rotina de aplicação de fotoprotetores, contribuindo para um envelhecimento mais acentuado da pele masculina. Por isso, homens desenvolvem mais facilmente rugas profundas além de apresentar um maior envelhecimento da pele na região dos olhos – maior número de linhas de expressão e linhas mais marcantes – e maior incidência de queda dos cabelos.
Pele masculina precisa de cuidados mais intensos
Assim fica fácil compreender que a pele do homem necessita de maiores cuidados e, em especial, de produtos cosméticos com maior poder antioxidante capazes de neutralizar radicais livres com maior eficácia e prevenir rugas profundas, manchas e marcas de expressão. Além disso, esfoliar a pele com maior frequência a fim de reduzir a camada córnea que é mais espessa no sexo masculino, e manter estimulada a taxa de renovação celular podem ser medidas importantes para se reduzir o envelhecimento da pele masculina.