Manchas na PeleProtetor Solar

MANCHAS SOLARES: PRINCIPAIS ERROS AO USAR PROTETOR SOLAR

As manchas solares são mais comuns do que nós imaginamos. Elas estão presentes na grande maioria da população brasileira, e sem os devidos cuidados e com o uso errado dos protetores solares, esses tipos de manchas também podem aparecer em sua pele. Continue lendo para saber como evitar o aparecimento das manchas solares!

Manchas solares: principais erros ao usar protetor solar

O que são manchas solares?

São manchas lisas na pele, com coloração escura, que surgem com o envelhecimento da pele e a grande exposição ao sol com o passar do tempo. As manchas solares também são conhecidas como lentigo solar ou manchas de idade. A radiação ultravioleta (luz solar invísivel) é a principal geradora dessas manchas, pois ela aumenta a produção de melanina pelos melanócitos (células que produzem pigmento na pele), produzindo as manchas solares.

Diferença entre manchas solares e melasma

O melasma é uma mancha desproporcionalmente grande que só aparece no rosto e, embora também seja causada pelo sol, fatores hormonais e o uso de pílulas anticoncepcionais podem exacerbar essa mancha. No caso da coloração do melasma, não temos hiperproliferação de melanócitos, mas sim um melanócito que, por ter sido danificado pelo sol, produz mais melanina. Além disso, afeta pessoas com mais de 20 anos, principalmente mulheres, pois o estrogênio pode agravar o processo de formação do melasma.

 “Morfologicamente falando, as manchas de melasma são grandes, ao passo que o lentigo solar apresenta manchas pequenas e podem aparecer em várias outras áreas do corpo que não rosto, como por exemplo, os ombros, costas, colo, mão e antebraço”, conta o farmacêutico e especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo.

Por outro lado, manchas escuras causadas pelo sol, independentemente do sexo ou gênero, aparecem principalmente entre as idades de 35 e 40 anos, portanto, já estão em um estágio relativamente maduro. As manchas solares também são o resultado do dano cumulativo que o sol causa à nossa pele, no entanto, elas fazem com que os melanócitos se proliferem e aumentem em número, não apenas em tamanho. Outra característica das manchas solares é que elas são consideradas pré-cancerígenas, porque podem se tornar câncer de pele ao longo do tempo, enquanto o melasma não possui essa característica.

Erros ao usar protetor solar

O uso de protetores solares é de extrema importância para a prevenção e combate às manchas solares e melasma. Porém, há diversos erros no uso de filtros solares, por isso, listaremos aqui alguns equívocos mais conhecidos para que você não os cometa:

Não passar o filtro no inverno

Os raios UV são emitidos e podem danificar sua pele mesmo em dias frios ou com pouco sol. O uso de protetores solares em qualquer outra estação do ano é muito importante.

Aplicar protetor solar apenas em dias ensolarados

A aplicação de protetor solar não deve se limitar a dias ou locais ensolarados, como praias e piscinas. O uso diário pode prevenir diversos problemas de pele como queimaduras, manchas, melasma e até câncer de pele.

Aplicar protetor solar apenas pela manhã

Levantar de manhã e aplicar protetor solar é um hábito comum, mas não para por aí. É importante reaplicar o protetor solar ao longo do dia ou após o contato com a água.

Não reaplicar

Como mencionado, a reaplicação do protetor solar é essencial, principalmente ao usar produtos que não garantem proteção de 12 horas.

Dicas de produtos para manchas solares

A Ada Tina possui uma enorme variedade de protetores solares clareadores, capazes de combater e prevenir diversos tipos de manchas, além de conter a inovadora tecnologia Solent, que garante 12 horas de alta proteção solar contra as radiações UVA e UVB, sem necessidade de reaplicação ou retoques. Aqui vão algumas dicas de protetores solares das Ada Tina para você incluir em sua rotina de cuidados com a pele:

Biosole Oxy FPS 50: Um protetor solar clareador de manchas com vitamina C, niacinamida e DIFENDIOX®, desenvolvido especialmente para proteger e tratar peles com manchas e melasma, atuando no combate à 15 tipos de manchas, com eficácia anti-sinais e antirrugas, deixando a pele mais clara e rejuvenescida.

Biosole Oxy FPS 50

Biosole FPS 90: Um protetor solar zero melasma e anti-manchas, com dupla ação antioxidante de DIFENDIOX® e vitamina E, toque seco, não oleoso e textura leve com 12 horas de alta proteção solar contra as radiações UVA e UVB.

Soleize Mineral FPS 66

Soleize Mineral FPS 66: É um protetor solar físico com cor, textura mousse, efeito matte e toque seco, formulado com filtros minerais e muito alta proteção UVA e UVB, luz azul e visível, que previne manchas escuras, solares e melasma.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.