Quem tem a pele seca costuma sofrer de uma série de incômodos no dia-a-dia, como a sensação constante de repuxamento, coceira, vermelhidões, sensibilidade, descamação e ocasionais inflamações. Resolver esses problemas é uma tarefa delicada e exige cuidados especiais. Continue a leitura e confira o que preparei para te ajudar a recuperar a boa aparência da pele!
Por que ficamos com a pele seca?
A pele seca é um dos mais característicos tipos de pele, identificada especialmente pela baixa produção de oleosidade, poros muito fechados, baixa concentração de lipídios e agentes bióticos trabalhando sobre sua superfície. Isso acaba causando uma série de sensibilidades, deixando sua pele vulnerável, já que a produção normal do sebo está abaixo do necessário.
Esse tipo de pele pode ser comparado a um campo árido, onde pouca vida se prolifera. Com isso, as bactérias boas não conseguem agir criando uma proteção extra para sua pele, ela começa a se tornar incapaz de reter a hidratação, perdendo a elasticidade, proteção, brilho e resistência.
A pele pode se tornar seca por uma série de condições chaves:
1. O clima do ambiente
O clima pode deixar a pele ressecada temporariamente, mas quando a perda de hidratação se prolonga, a situação pode se tornar crônica. Ambientes secos, frios e com muito vento são os principais fatores para o surgimento da pele ressecada. O excesso de calor, por sua vez, associado ao fotoenvelhecimento, também pode ser um agente do envelhecimento precoce.
2. Condições hormonais
Em especial o hipotireoidismo, quando a produção hormonal tem uma queda relevante, as condições hormonais afetam consideravelmente a saúde da pele, causando ressecamento, bolsões nos olhos e perda do viço da pele.
3. Produtos, roupas e ambientes
Usar muitos produtos químicos agressivos para a pele com frequência, como sabão, álcool e afins, causa um ressecamento acentuado na pele, removendo lipídeos mais rápido do que ela é capaz de repor.
Roupas muito pesadas ou acessórios, como máscaras mal vedadas e locais mal ventilados podem ser fatores que facilitam o ressecamento que, assim como no caso do clima, podem ser temporários ou se tornarem crônicos quando a cútis atinge certo nível de desidratação.
4. O Sol
Apesar de todos os benefícios, o sol também pode ser um dos principais vilões, pois ativa a produção sebácea na pele. Em tecidos mais enfraquecidos, pode ser o grande vilão do fotoenvelhecimento, causando processos inflamatórios, irritações e especialmente o aparecimento de manchas escuras, como o melasma.
5. Banhos muito quentes
O vapor de água quente é ótimo para cuidar dos poros da pele, mas com cautela. Em excesso, o banho quente causa prejuízos para o rosto até o couro cabeludo, trazendo consigo caspas e outros processos inflamatórios como a dermatite seborreica, por exemplo.
6. Idade
Com a idade, a produção de estrogênios aumenta, especialmente entre mulheres passando pela menopausa, e é natural que a pele perca sua elasticidade e tenha dificuldades de repor a sua hidratação e proteção natural com o passar dos anos.
Como tratar a pele seca?
O primeiro passo para tratar a pele seca é identificar a causa. Não é raro que isso seja um conjunto de fatores que acabam dificultando o equilíbrio da hidratação. O inverno, por exemplo, é a estação com condições relativamente desfavoráveis, exigindo cuidados especiais com a cútis para que os prejuízos não acabem se transformando na sua condição natural.
Mais do que identificar as circunstâncias na acentuação do ressecamento, é importante criar uma rotina de hidratação para ajudar a recuperar mais rápido a capacidade de reter o líquido sobre a pele. Não deixe de escolher produtos especiais para o seu tipo de pele, que no caso da pele seca envolve:
1. Cremes mais emolientes
Aproveite para usar cremes que tenham maior consistência e oleosidade, criando assim uma camada extra de proteção no estrato córneo, que é a parte mais superficial. A hidrofobia (não se mistura com a água) desse tipo de creme dificulta a perda de líquido.
Vale a pena buscar especialmente por princípios ativos como ceramidas essenciais, poderosos umectantes, ou seja, ativos que criam uma camada protetora evitando assim a perda de água transepidermal (perder água da pele) e a niacinamida, que tem uma atividade antioxidante importante para evitar a perda de elasticidade.
2. Sabonetes suaves
Por acumular menos óleo, esse tipo de pele também precisa de menos lavagens. É importante se proteger dos agentes poluentes e do suor do dia-a-dia, mas igualmente importante é escolher bem como ter esse cuidado. Evite sabonetes que secam a pele, e também o excesso de esfoliação. Uma vez a cada duas semanas costuma ser o suficiente.
Devido à sensibilidade na pele, é provável que durante o dia você sinta a necessidade de lavar o rosto, e você deve, desde que use um sabonete suave.
3. Demaquilantes e tonificadores
Os demaquilantes e tonificadores devem ser uma parte importante da sua rotina de skincare: evite ao máximo usar maquiagens comedogênicas. Devemos usar as não-comedogênicas, isto é, que não entopem os poros.
Ao demaquilar, use componentes sem álcool e com ação gentil com a pele, como as águas micelares, por exemplo. Então é hora da tonificação, que regula o pH da pele, o que é indispensável, afinal, esse é um dos fatores que ajudam na regulação dermatológica.
4. Séruns
Os séruns podem e devem ser usados em conjunto com o hidratante, já que têm absorção rápida. O mais interessante é que eles vêm turbinados com um princípio ativo especial para diferentes especialidades, como a vitamina C, o ácido hialurônico e a niacinamida, com propriedades anti-envelhecimento e de reconstrução dos tecidos muito importantes.
Lembre-se: o ideal é usar o sérum antes do creme hidratante.
5. Maquiagens com fator de proteção
Algumas maquiagens produzidas atualmente ajudam especialmente a dar um aspecto mais uniforme na pele, corrigindo a aparência rachada ou mesmo avermelhada, tudo isso sem causar danos ou afetar a saúde da pele.
Recupere o brilho e proteção da sua pele no dia a dia com as maquiagens Ada Tina.
6. Proteção solar
Por último e mais importante, garanta a proteção solar. No caso da pele seca, é comum que esse problema afete todo o corpo, exigindo um cuidado especial com os pés, mãos, cotovelos e ombros.
É importante usar protetor solar mesmo em dias sem sol. O FPS faz diferença quando falamos de proteção solar para peles secas, que devem começar a partir do fator 50.
A exposição ao sol pode piorar consideravelmente o envelhecimento e também o aparecimento de manchas escurecidas. Vale a pena ainda escolher um protetor especial para o tipo de pele seca, como o Normalize Hydra Comfort FPS 90, que conta com um alto fator de proteção, além de efeito calmante contra irritações que a exposição ao sol causa.
Outros cuidados essenciais com a pele seca
Além da rotina diária de cuidados com a pele, vale a pena ter alguns cuidados complementares:
– Beba muita água: estamos falando de hidratação, então nunca é demais reiterar o quanto a água é vital para recuperar o nível de hidratação.
– Cuide da alimentação: consuma alimentos ricos em vitamina A e E, frutas cítricas, peixes e vegetais ricos em água, como pepinos e melancia. Fuja de alimentos muito gordurosos, especialmente para evitar criar oleosidade na zona T do rosto.
– Evite acessórios e roupas abrasivas: a pele seca é muito sensível ao toque, e usar roupas pouco confortáveis ou acessórios que repuxem o cabelo ou a pele podem aumentar seu desconforto.
– Pratique exercícios: os benefícios dos exercícios para a pele seca são muitos, já que a boa oxigenação dos tecidos garante o melhor trabalho deles e maior retenção de hidratação, especialmente para pessoas com diabetes, já que o ressecamento da pele é um dos efeitos colaterais.
– Use sabonetes com efeito hidratante: troque a barra por um sabonete em gel e escolha álcoois em gel com fator hidratante, que preservem a textura da pele e não criem irritações prolongadas.
– Maneire na temperatura do banho: o banho quente é um grande vilão. Se não se acostumar com banhos mais frios, ao menos tente reservar água fria para lavar o rosto e os cabelos, isso já vai fazer uma boa diferença.
Gostou das dicas? Você pode fazer muito por sua pele seca, o importante é ter disciplina, boas informações e especialmente escolher produtos de qualidade. Na Ada Tina você encontra tudo isso e muito mais. Aproveite o blog Ada Tina para aprender mais sobre cuidados avançados com a pele.