MELHORES ÁCIDOS CLAREADORES PARA PELE DO ROSTO

Os ácidos estão cada vez mais presentes na rotina de cuidados com a pele, agindo efetivamente em diversas áreas de tratamento de danos na pele. Entretanto, os mais conhecidos são os clareadores, capazes de penetrar nas camadas mais profundas e clarear manchas escuras no rosto, até mesmo o melasma. Continue lendo este blog post e entenda tudo sobre os melhores ácidos clareadores de manchas!

Como surgem as manchas no rosto?

A pele é um órgão muito suscetível a diferentes tipos de influências. Grande parte dela sempre sofre influência dos efeitos da natureza, como clima, vento, poluição e, principalmente, a ação do sol, na qual sua radiação tem efeito direto no aumento da produção de melanina da pele (pigmento que dá cor à pele).

Dentre essas manchas temos o melasma, que nada mais é do que uma hiperpigmentação na pele, pois se somarmos esses efeitos do sol a outros fenômenos, como condições hormonais, tipo de pele, predisposição genética, quantidade de melanina, alimentação e nível vitamínico, podemos ter uma visão mais ampla de como essas manchas se desenvolvem.

O que é o melasma?

O Melasma é uma condição da pele causada pela superprodução de melanina, caracterizada pelo surgimento de manchas ne pele do rosto, principalmente em áreas com maior exposição ao sol ou atividade hormonal, como as bochechas e a testa. Apesar dessa condição estar associada à gravidez, não são só as gestantes que desenvolvem o melasma, pois ele é desencadeado por diversos outros fatores, principalmente a exposição excessiva ao sol sem a devida proteção.

Graus do melasma

Conforme a classificação do farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, existem três graus de melasma, são eles:

Melasma grau 1: É o melasma mais recente, com menos de 1 ano, com manchas ainda claras e menos profundas e que necessita de tratamento rápido para não evoluir para os graus mais graves. Também chamado de melasma epidérmico, pois as manchas estão localizadas nas camadas mais superficiais da pele.

Melasma grau 2: É o grau de melasma com mais de 1 ano, com manchas bem visíveis e mais escurecidas e que já não responde bem aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma misto, pois as manchas se localizam nas camadas superficial e médias da pele.

Melasma grau 3: É o tipo de melasma com mais de 5 anos, antigo, persistente e com manchas profundas e resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico, pois as manchas escuras já se localizam na camada mais profunda da pele.

Melasma Grau 4 – É o tipo mais grave de melasma, com mais de 10 anos, muito antigo, muito persistente e com manchas muito profundas e muito resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico grave pois as manchas escuras já se encontram nas camadas mais profundas da pele com grandes depósitos de melanina.

Quais os melhores ácidos clareadores?

Os tratamentos clareadores de manchas com ácidos vem ganhando cada vez mais espaço, se mostrando efetivos no combate e prevenção de manchas, como as de melasma. Confira agora os melhores ácidos clareadores utilizados em produtos dermocosméticos:

Ácido Ascórbico (Vitamina C) – Esse ácido, mais conhecido como vitamina C, é uma uma vitamina solúvel em água com forte poder antioxidante, capaz de promover a síntese do colágeno e retardar a formação da melanina na pele. Com isso, os benefícios do ácido ascórbico são diversos, tais como reduzir os danos do envelhecimento precoce, combater os radicais livres, ajudar no clareamento de manchas e deixar a pele mais iluminada e radiante.

Ácido Tranexâmico – Esse ácido tem o poder de inibir a síntese de melanina, agindo de maneira diferente de outros produtos, pois atua como um anti-inflamatório que combate as inflamações que causam as manchas escuras de maneira muito eficaz e segura, sendo um excelente aliado no tratamento do melasma e benéfico para todos os tipos de pele. 

Ácido Kójico – Por se tratar de um despigmentante natural, o ácido kójico pode ser utilizado em conjunto com outros ácidos e substâncias. Além disso, outra vantagem bem importante é que ele pode ser aplicado na pele tanto a noite quanto ao dia, basta lembrar de fazer a aplicação de um protetor solar logo em seguida.

Ácido Glicólico – Um poderoso clareador, que além de clarear as manchas na pele, age prevenindo o surgimento de novas manchas escuras no rosto e promove o rejuvenescimento por conta de sua renovação celular. 

Ácido Nicotinico (Niacinamida) – Também conhecida como niacinamida ou vitamina B3, este composto solúvel em água é multifuncional e super versátil, capaz de clarear manchas e o melasma. E não apenas isso, é também uma potente solução contra o envelhecimento precoce, sendo um ingrediente-chave para ajudar sua pele a permanecer mais jovem por mais tempo.

Dicas no uso de ácidos na pele do rosto

A aplicação dos ácidos na pele necessita de certos cuidados. Por isso aqui vão algumas dicas de como usar da maneira correta esses ativos clareadores na pele:

– Faça uma limpeza antes da aplicação do ácido

– Evite se expor excessivamente ao sol depois da aplicação de um ácido sem a devida proteção solar.

– Caso precise se expor, use um protetor solar de qualidade diariamente após a aplicação do ácido.

– Tome cuidado com a quantidade de ácido aplicado no rosto. Confira sempre as dosagens na embalagem de seu produto.

Melhores dermocosméticos com ácidos clareadores

Pure C 20 Sérum – Ácido Ascórbico (Vitamina C)

PURE C 20 Sérum é um sérum clareador anti-idade, formulado para o tratamento e clareamento de melasma grau 3, manchas escuras e manchas solares, Além de também  tratar e reduzir as rugas profundas, rejuvenescer, aumentar a firmeza e a elasticidade da pele.

Formulado com Difendiox® Antioxidante, além da vitamina C 20% estabilizada e concentrada, dois ativos que possuem potente ação clareadora e antioxidante que previnem e a tratam o melasma e manchas, inclusive as manchas causadas pela acne.

Clarivis TX – Ácido Tranexâmico

Clarivis TX é desenvolvido com a Tripla Tecnologia Clareadora, combinando três potentes clareadores de pele em sua formulação: Ácido Tranexâmico, Niacinamida clareadora e Alfa-Arbutin, que atua em 21 mecanismos de formação das manchas na pele, sendo capaz de reduzir profundamente o melasma grau 2 e 3, além de imperfeições causadas pelo sol, manchas de acne e também os sinais de envelhecimento da pele, deixando-a mais clara e iluminada.

Clarivis High Potency – Ácido Kójico

Clarivis High Potency conta com os benefícios da Tripla Combinação de ácidos clareadores – Ácido Kójico Clareador + AHA Renovadores -, concentrados em 14,82%, que juntos atuam em sinergia promovendo uma alta potência clareadora, especialmente desenvolvido para o tratamento das manchas escuras, como o melasma grau 3 e grau 4.

X-Peel Glycolic Ultra Peeling – Ácido Glicólico

X-Peel Glycolic Ultra Peeling

X-Peel Glycolic Ultra Peeling é formulado com a exclusiva Tecnologia Duplo Peeling Renovador de Alfa-hidroxiácidos (Ácido Glicólico) e Beta Hidroxiácido (Ácido Salicílico) a 11,25%, que atuam sinergicamente, conferindo potente ação anti-idade, esfoliante e clareadora, rejuvenescendo e renovando a pele intensamente, ao mesmo tempo em que combate rugas, linhas de expressão, flacidez e imperfeições da pele.

Clarivis Nia 10Ácido Nicotinico (Niacinamida)

Clarivis Nia 10

Clarivis Nia 10 conta com a mais alta concentração de Niacinamida 10%, – também conhecida como Niacinamide – capaz de prevenir e tratar o manchas escuras, dentre elas o melasma grau 1, além de reduzir sardas, imperfeições e manchas de acne, iluminar e uniformizar o tom da pele, deixando-a muito mais clara, radiante, com mais viço e livre de imperfeições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *