Melasma

O QUE É O EFEITO REBOTE DO MELASMA?

O que é melasma?

É um distúrbio cutâneo resultante da produção excessiva de melanina, que se caracteriza pela geração de manchas escuras na pele nas áreas mais expostas ao sol ou à atividade hormonal, como o rosto. Esta condição é frequentemente associada à gravidez, porém não só gestantes podem ter melasma, pois ela se desencadeia por diversos outros fatores, sendo a exposição à luz solar o principal deles.

O que é o efeito rebote do melasma?

O que é o efeito rebote do melasma?

O efeito rebote aparece principalmente quando o melasma é tratado com clareadores tóxicos para as células da pele, como a hidroquinona. Portanto, ao final do tratamento, geralmente a mancha escura retorna rapidamente e em um grau ainda mais grave do que ela se apresentava no início. Isto acontece porque essas substâncias tóxicas podem levar à morte celular. A inflamação gerada pela hidroquinona, por exemplo, faz com que ao suspender o tratamento, a pele se escureça e se pigmente novamente como um maneira de se defender da agressão causada pela substância.

O efeito rebote também pode ser observado quando a pele é submetida à peelings e outros procedimentos muito agressivos, especialmente quando não é realizado um preparo da pele antes e depois desses procedimentos. Neste caso, também devido a uma reação inflamatória muito intensa, é normal que a pele aumente a produção de melanina, que é o pigmento escuro que causa as manchas e o melasma, como forma de se defender das agressões excessivas.

Como combater os efeitos do melasma?

A melhor maneira de se clarear a pele e evitar o temido efeito rebote é através de uma rotina de skincare que pode incluir ácidos ou não, mas que seja, em simultâneo, suave para sua pele e muito eficiente em reduzir o tamanho e a tonalidade das manchas, por diminuir a produção da melanina através de ingredientes clareadores e de alta potência.

O uso de protetores solares também é fundamental para o combate aos riscos da exposição à luz solar, como não só o melasma, mas também rugas, linhas de expressão e o envelhecimento precoce da pele. Procure usar protetores solares com FPS 30 + e, de preferência, use filtros solares de longa duração, como os protetores da ADA TINA, que contém Tecnologia Solent de 12 horas de proteção solar contra as radiações UVA e UVB, sem necessidade de reaplicações ao longo do dia.

Melhores produtos para o tratamento do melasma

A ADA TINA possui os melhores produtos para o combate do melasma. Os protetores solares Ada Tina previnem os riscos da radiação solar e também clareiam a pele, combatendo manchas e rugas, além de possuírem 12 horas de proteção solar contra as radiações UVA e UVB.

O Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante com vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, capazes de combater até 15 tipos de manchas. Possui textura leve, toque seco, além de conter 24 horas de proteção anti-melasma.

Biosole Oxy FPS 50

Combinado com a proteção solar, o sérum Clarivis TX contém tripla ação clareadora e é formulado com ácido tranexâmico, niacinamida e alfa-arbutin, indicado para clarear manchas escuras da pele inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.

Clarivis TX

Outra dica de sérum é o Glycolic K, um sérum clareador anti-idade formulado com 14% de ácidos clareadores capazes de clarear as manchas escuras da pele e manchas de melasma, deixando a pele mais iluminada e muito mais jovem.

Glycolic K

Para tratamentos de outros tipos manchas ou patologias, nos consulte clicando aqui.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.