Peeling: saiba o que é e para que serve
Você provavelmente já ouviu falar do peeling, certo? Ele é um procedimento capaz de promover a renovação celular, clareando diversos tipos de manchas na pele, além de ter um papel importante no tratamento de rugas e linhas de expressão. Saiba mais sobre como o peeling funciona e como utilizá-lo a seu favor com as dicas da ADA TINA.
Você sabe o que é peeling e para que serve?
O peeling é um procedimento seguro, capaz de renovar as células mortas da pele através da esfoliação, trazendo inúmeros benefícios como o clareamento de diversas manchas provenientes de acnes, melasma, e outros fatores. Além disso, ele é capaz de aumentar a produção de colágeno, tornando a pele mais firme, rejuvenescida, iluminada, com menos rugas e linhas de expressão. O peeling também é muito eficaz em diversos casos de acne, pois age desobstruindo os poros, reduzindo a oleosidade e a inflamação da pele.
Tipos de peeling
Existem dois tipos de peeling: químicos (feitos a partir do uso de ácidos, como o ácido glicólico, salícico ou mandélico por exemplo), e os físicos, também chamado de peeling mecânico, que são aqueles feitos a partir de esfoliantes (presentes em gel ou sabonetes), com os quais é preciso massagear a pele para que ocorra o processo de remoção das células mortas, renovando as células e agindo de forma a clarear as manchas existentes.
Os benefícios do peeling e como ele age em nossa pele
Existem diferentes tipos de peeling e cada um age de maneira espevifica na pele,e é muito importante sempre consultar um profissional que encaminhe o tipo adequado para a sua pele.
Os benefícios do peeling são muitos, dentre eles está o clareamento e tratamento do melasma, renovação celular, tratamento da acne, redução da oleosidade da pele, desobstrução dos poros e aumento da produção do colágeno, tornando a pele rejuvenescida, eliminando rugas e deixando-a mais firme.
Quais os produtos da ADA TINA que oferecem algum tipo de peeling e porque?
A ADA TINA possui os produtos ideais para o tratamento da sua pele, mantendo-a mais jovem, bonita e saudável. No caso do peeling, o Glicolic K da ADA TINA, é um sérum formulado com ácido glicólico que atua removendo as células mortas da pele através da microesfoliação, rejuvenescendo, reduzindo a oleosidade e a acne, além de ajudar a clarear as manchas pois possui ácido kójico em sua formulação, um potente clareador.
Cuidados necessários para antes e após realizar o peeling
O peeling é um tratamento muito eficaz, mas pode se tornar prejudicial se não realizado da forma correta. É preciso tomar os cuidados necessários durante o seu uso.
Conforme orienta o Farmacêutico Especialista Dr. Maurizio Pupo, jamais associe o peeling com outros esfoliantes, sua pele pode ficar muito sensível e causar danos sérios. Lembre-se também que não é recomendado aplicar o peeling sobre regiões sensibilizadas, com rosácea, queimadas do sol, entre outros tipos de comprometimento da estrutura celular. Além disso, jamais se exponha ao sol de forma intencional durante o tratamento, consideramos intencionais as exposições em praia ou piscina, no dia a dia é necessário se expor em trajetos corriqueiros, lembre sempre de utilizar o protetor solar com 12 horas de proteção e evite permanecer exposto de forma excessiva.
Peeling: Mitos e Verdades
O peeling, apesar de muito conhecido pelas pessoas, engloba alguns mitos, como a maioria dos procedimentos estéticos, então trouxemos aqui a maioria das dúvidas e esclarecemos com o Dr. Maurizio Pupo o que é realmente verdade sobre esse tratamento.
– Para ser efetivo, o peeling precisa descamar a pele? Mito. Nem sempre o peeling causa descamação excessiva, e nem por isso ele deixa de ser efetivo. Os peelings modernos podem ser feitos até mesmo diariamente com o uso de produtos cosméticos microesfoliantes (como exemplo, citamos o Glicolic K anteriormente), que não descamam aparentemente, e fazem o tratamento ter os resultados esperados sem danificar a aparência da pele no dia a dia.
– O peeling sempre deixa a pele vermelha e irritada? Mito. Nem todos causam vermelhidão, os peelings modernos são feitos diariamente com a aplicação de ácidos, de forma controlada, como no caso do Glicolic K, que com o ph equilibrado não causa irritações na pele.
– O peeling sempre dói muito? Mito. O peeling não arde a pele e não causa dor, caso isso aconteça é preciso averiguar as possíveis causas dessa irritação. Os peelings modernos dificilmente causam esses efeitos colaterais.
– O peeling pode ser feito diariamente em casa? Verdade. O tratamento é feito a partir da esfoliação da pele, que causa a renovação celular e pode ser realizado diariamente em casa, com a aplicação de ácidos (peeling químico) ou através do uso de tipos de gel e sabonetes esfoliantes (peeling físico).
Protocolo para esfoliação química e física em casa
É muito simples realizar esses procedimentos de cuidados da pele em casa, basta se atentar aos detalhes e ao seu tipo de pele para que a esfoliação física ou química seja feita corretamente e não cause danos a sua pele.
A higienização é um dos principais cuidados que devemos ter diariamente. No caso do peeling físico, esse cuidado pode ser feito até mesmo no banho (sempre com a água morna, jamais utilizar água muito quente). Você aplica o gel ou sabonete esfoliante, massageando suavemente, depois basta enxaguar e, com a pele seca, aplicar o seu hidratante.
No caso do peeling químico, é preciso utilizar após a etapa de higienização. Você faz a limpeza da sua pele como de costume e, com a pele já limpa e seca, aplica o produto para o peeling. Basta deixar durante o tempo necessário, depois é só retirar o produto e aplicar o seu hidratante. Faça esse processo semanalmente, para que a sua pele não fique agredida com a quantidade de aplicações. Isso deve ser feito no caso de peelings mais agressivos, pois no caso do Glicolic K, é permitido o uso todos os dias, por se tratar de um produto com formulação pensada no tratamento gradual, com ph equilibrado, ele não irrita a pele e pode ser aplicado diariamente antes de dormir ou durante o dia também.
Lembramos sempre que, é necessário em ambos os casos, utilizar o protetor solar com 12 horas de proteção, mantendo a sua pele protegida durante o dia todo e evitando o surgimento de manchas ou inflamação.