Como evitar que o melasma se agrave e se espalhe?

Como evitar que o melasma se agrave e se espalhe?

O melasma é uma condição de pele que afeta muitas pessoas, principalmente as mulheres.

O melasma se caracteriza por manchas escuras em áreas específicas do rosto, como bochechas e testa. 

Existem alguns erros comuns que muitas pessoas cometem e que podem agravar o melasma. 

Vamos entender neste texto, confira!

O que é melasma?

O melasma é uma condição cutânea que afeta especialmente as mulheres, gerando manchas escuras na pele do rosto que surgem principalmente nas bochechas e na testa. 

O melasma é causado pela alta exposição solar sem a devida proteção ao longo dos anos, propiciando com que a radiação UV emitida pelo sol penetre profundamente na pele e estimule a produção de melanina (pigmento que dá cor à pele), ocasionando no surgimento dessas manchas.

Nas palavras do farmacêutico especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo: “O Brasil é um país tropical. Ele recebe uma quantidade de sol muitas vezes maior do que os países de clima temperado, é o chamado índice ultravioleta. Quem vive no Brasil é diariamente exposto a essa grande quantidade de radiação, causando danos cumulativos na pele. Esses problemas cutâneos são causados, ou pela falta de uso do protetor solar, ou porque usam produtos de má qualidade ”, conta o especialista.

Mas, como evitar que o melasma se agrave ou se espalhe?

protetor solar
  • Usar protetor solar diariamente – A alta exposição ao sol sem proteção é uma das principais causas do melasma, por isso é fundamental usar protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados.
  • Usar dermocosméticos clareadores – Os dermocosméticos clareadores ajudam a reduzir e tratar o melasma. Não utilizar produtos clareadores pode agravar o melasma e causar outros danos à pele.
  • Se preocupar com a luz azul e visível – A luz azul e visível emitida por dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores, pode piorar o melasma. Isso ocorre porque essas luzes podem penetrar mais profundamente na pele e estimular a produção de melanina. Para prevenir o agravamento do melasma, recomenda-se o uso de protetor solar com ação anti-luz azul e visível.
  • Tratar outras condições de pele – Algumas condições de pele, como a acne, podem piorar o melasma. Por isso, é importante tratar todas as condições de pele em conjunto, para uma pele uniforme e radiante.
  • Evitar o estresse excessivo – O estresse pode desencadear uma série de problemas de saúde, incluindo uma piora no quadro de melasma. Tente reduzir o estresse com atividades relaxantes.
  • Manter uma alimentação equilibrada – Uma alimentação pobre em nutrientes e antioxidantes e rica em alimentos processados pode afetar negativamente a saúde da pele, incluindo o melasma. Por isso, mantenha uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes e antioxidantes, como frutas e vegetais.
  • Hidratar a pele adequadamente – A pele desidratada pode ficar mais suscetível a danos, incluindo o melasma. Por isso, hidrate a pele diariamente com produtos adequados para o seu tipo de pele. Opte por produtos sem fragrâncias e com ingredientes hidratantes, como o ácido hialurônico.

Melhores produtos para o tratamento do melasma

A Ada Tina possui vários produtos para o tratamento do melasma. O uso do sérum combinado com o protetor solar é uma ótima forma de clarear manchas escuras e proteger nossa pele contra a radiação UV, prevenindo assim as manchas na pele.

Clarivis TX Ultra Resist é um sérum ultra clareador especialmente indicado para o clareamento das manchas mais resistentes, como o melasma grau 2 e 3. Formulado com Tranexamic Complex 15% e Niacinamida Clareadora, capaz de deixar a pele mais clara, com textura extra leve e não oleosa.

Clarivis TX Ultra Resist é capaz de clarear também o melasma hormonal.

clarivis tx ultra resist

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *