• Blog
  • MELASMA: 5 PROTETORES SOLARES PARA VOCÊ ESCOLHER

MELASMA: 5 PROTETORES SOLARES PARA VOCÊ ESCOLHER

Protetor Solar Para Melasma

Melasma: 5 Protetores Solares Para Você Escolher

Nós já falamos bastante do melasma por aqui, certo? Ele atinge milhares de mulheres e pode ser agravado pela falta de alguns cuidados com a pele do rosto. Conversamos com o Farmacêutico Especialista em Cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, e separamos as principais dicas para se prevenir contra manchas de pele e controlar o melasma.

Existe um Tipo de Protetor Solar Específico para Minimizar e Controlar o Melasma?

Existem protetores mais eficazes tanto para prevenir como para tratar o melasma. O ponto principal é que eles tenham uma proteção solar prolongada, ou seja, 12 horas de proteção, evitando a necessidade de reaplicações ao longo do dia e mantendo a pele protegida a maior parte do tempo. Além disso, é muito importante que possuam um FPS Alto para bloquear o máximo possível da radiação solar (UVA e UVB) que afeta a pele, e isso é muito importante, pois como nós sabemos, o sol é uma das principal causas do melasma.

O Especialista em Cosmetologia Dr. Maurizio Pupo lembra também que, um protetor solar com Vitamina C e Niacinamida faz toda a diferença no tratamento e prevenção do melasma, pois esses são potentes clareadores e antioxidantes com ação antimanchas, que quando usados em conjunto potencializam os resultados do clareamento.

Protetor Solar com Cor Otimiza a Proteção contra o Melasma

O protetor solar com cor é capaz de otimizar a proteção contra o melasma, pois ele contém pigmentos coloridos que bloqueiam a luz azul e luz visível, agindo como um escudo e refletindo-as de volta para o ambiente, evitando que elas penetrem na pele. A luz azul é uma das grandes causas do melasma, é aquela presente no celular, televisão, computador, e também emitida por todos os tipos de lâmpada e principalmente pelo sol; ou seja, todo local que tiver claridade tem muita luz azul e visível.

O que é o Melasma?

melasma é um tipo de mancha escura na pele, com mais de um centímetro, que surge geralmente em regiões do rosto como bochechas, queixo, buço ou testa, mas também pode surgir nos braços, colo ou pescoço. Isso acontece pois essas são as áreas do corpo que mais expomos ao sol e ela ocorre quando há uma superprodução de melanina nessas regiões, causada pelos danos induzidos pela exposição solar excessiva.

O melasma pode ser desencadeado por diversos fatores, entre eles a exposição ao sol sem proteção durante muito tempo ao longo da vida, fatores hormonais e também predisposição genética.

Proteção Contra Luz Azul e Luz Visível

Conforme explica o Farmacêutico Especialista em Cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, a proteção contra a luz azul e luz visível pode ser feita de duas maneiras. A primeira é a maneira tradicional com o bloqueio das radiações, que é feita através do uso de protetores solares com cor, assim evitando a penetração dessas luzes na pele, afinal, o protetor solar com cor contém pigmentos coloridos e agem como uma proteção contra a luz azul e luz visível, refletindo-as de volta para o meio ambiente assim que incididas sobre a cor.

A segunda maneira é através do uso de antioxidantes potentes, pois quando a luz azul e luz visível penetram na pele, elas induzem a formação de uma grande quantidade muito grande de radicais livres, que estimulam a produção de melanina e causam melasma, manchas escuras na pele, além de destruição do colágeno da pele. Com um protetor solar rico em antioxidantes, é possível neutralizar a luz azul e luz visível, assim combatendo o malefício e o efeito delas quando chegam a penetrar na pele. Os antioxidantes são como um antídoto contra os radicais livres produzidos pela ação da luz azul e luz visível e potencializam os resultados quando aliados ao uso do protetor solar.

5 Melhores Protetores Solares para Melasma:

Separamos os principais protetores solares da ADA TINA para que você conheça melhor e não tenha mais dúvidas em relação ao melhor tratamento para prevenir e controlar o melasma.

1. Protetor Solar Clareador Biosole Oxy FPS 50 Vitamina C e Niacinamida

Protetor Solar Clareador Biosole Oxy FPS 50 Vitamina C e Niacinamida – 40ml

O Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar desenvolvido especialmente para proteger e tratar a pele com melasma, ele contém Vitamina C e Niacinamida, é capaz de combater 15 tipos de manchas, tem 12 horas de proteção solar e 24 horas de proteção anti-melasma e, além disso, possui textura leve, o que facilita a sua aplicação, tornando a pele mais clara, iluminada e rejuvenescida a cada dia de uso.

2. Protetor Solar com Vitamina C e Niacinamida Clareador Pure C FPS 50

Protetor Solar com Vitamina C e Niacinamida Clareador Pure C FPS 50 – 50ml

O Pure C FPS 50 possui em sua formulação alta concentração de Vitamina C estabilizada, Niacinamida e Difendiox, que é um blend de 14 polifenóis das olivas italianas. Além disso, ele tem ação clareadora e pode inclusive ser utilizado a noite, além de proteger durante 12 horas contra a radiação UVA, UVB e contra ação da luz azul e luz visível.

3. Protetor Solar Alta Proteção Antimanchas Normalize Hydra Comfort FPS 90

Protetor Solar Alta Proteção Antimanchas Normalize Hydra Comfort FPS 90 – 40ml

O Normalize Hydra Comfort FPS 90, é um protetor solar com FPS alto que possui ótima espalhabilidade e é ideal até para peles sensíveis, ele confere proteção antimanchas e antienvelhecimento, prevenindo contra as linhas de expressão, flacidez e câncer de pele. Sua pele muito mais protegida com altíssima proteção solar de longa duração contra as radiações UVA e UVB, e o melhor: com 12 horas de proteção, evitando a necessidade de reaplicações ao longo do dia.

4. Protetor Solar Fluido Biosole Fluid FPS 90 Anti Manchas

Protetor Solar Fluido Biosole Fluid FPS 90 Anti Manchas – 40ml

O Biosole Fluid FPS 90 é um protetor solar com FPS alto bem fluido, que confere 12 horas de altíssima proteção solar (UVA e UVB), com alta resistência à água e ao suor, deixa a pele muito mais protegida, clara e iluminada a cada dia de uso. Além disso, ele possui Difendiox, potente antioxidante, exclusivo e patenteado pela ADA TINA, com uma combinação sinérgica de 14 polifenóis antioxidantes, que tratam e previnem manchas na pele, principalmente o melasma, além de proteger o DNA e reduzir os sinais do envelhecimento causados pela Luz Azul e Luz Visível, deixando a pele mais clara, com maior firmeza e elasticidade, mantendo-a muito mais protegida contra manchas escuras no rosto.

5. Protetor Solar Fluido Com Cor Biosole Fluid Sun Color Defense FPS 98

E para finalizar a nossa lista, o mais novo protetor solar ADA TINA, Biosole Fluid Sun Color Defense FPS 98, um ultra protetor solar fluido com cor que uniformiza instantaneamente a pele, proporcionando cobertura natural das manchas e das imperfeições com toque seco. Ele é rico em Difendiox, potente antioxidante, exclusivo e patenteado pela ADA TINA, com uma combinação sinérgica de 14 polifenóis antioxidantes, que tratam e previnem manchas na pele, principalmente o melasma. Além disso, combate fortemente os malefícios da luz azul e luz visível ajudando a clarear o melasma e as manchas escuras da pele, deixando-a mais jovem, iluminada e muito mais protegida com 12 horas de proteção solar altíssima contra as radiações UVA e UVB.

Para Reforçar a Defesa da Pele Contra o Melasma

Protetor Solar com Cor Antienvelhecimento Biosole BB Cake FPS 70

Pensando sempre em potencializar os resultados da proteção solar e prevenção contra o melasma, a ADA TINA possui o Biosole BB Cake FPS 70, um protetor solar com cor em Duo Cake, BB Cream compacto que corrige imediatamente as manchas e imperfeições da pele com alta cobertura. Rico em ácido hialurônico de baixo peso molecular e preenchedor, que estimula a produção de colágeno da pele e melhora a firmeza da pele combatendo os sinais do envelhecimento e deixando-a muito mais jovem, homogênea e uniforme. Além disso, ele também possui 12 horas de alta proteção solar contra as radiações UVA e UVB, além de proteger também contra a Luz Azul e a Luz Visível.

Dicas de Cuidados para Prevenir o Melasma

Para prevenir o melasma, o ideal é afastar-se do sol. Nos momentos em que se expuser é preciso estar corretamente protegido, utilizando protetores solares que bloqueiam a radiação, conforme já citamos anteriormente e com 12 horas de proteção solar, o que faz com que durem o dia todo e evita as reaplicações, que podem ser esquecidas, diminuindo assim a eficácia da proteção nesses casos. Além disso, optar por produtos cosméticos que contenham Vitamina C, Niacinamida e antioxidantes fazem com que os resultados sejam potencializados e você também protege a sua pele contra a ação dos radicais livres.

O Especialista em Cosmetologia Dr. Maurizio Pupo frisa que, é muito importante utilizar o protetor solar em todos os dias do ano, independente da estação e mesmo em dias nublados ou ambientes fechados. Isso porque a Luz Azul e Luz Visível sempre estão presentes nos ambientes com claridade, além de telas de celulares, computadores, televisão, entre outros. E assim como os raios UVA e UVB, a Luz Azul e Luz Visível são prejudiciais à saúde da nossa pele.

Lembrar de aplicar o protetor solar nas regiões muitas vezes esquecidas também é muito importante, como pescoço, nuca, orelhas, colo, braços, e mãos (principalmente para quem dirige) são regiões que estão sempre muito expostas e suscetíveis ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele, é essencial lembrar de protegê-las, além do rosto é claro.

Seguindo essas dicas, você manterá uma pele protegida, mais jovem e iluminada, evitando o envelhecimento precoce e surgimento de melasma. Cuide-se bem e abuse do protetor solar!

MELASMA: 5 MELHORES PROTETORES SOLARES PARA VOCÊ ESCOLHER | DR. MAURIZIO PUPO

Colunistas

Dr. Maurizio Pupo é Farmacêutico Pesquisador e Professor Especialista em Cosmetologia. Nascido em Calci (PI) Italia, é autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, Difendiox® OPP's Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da renomada marca de dermocosméticos ADA TINA Italy.