Acne e EspinhasManchas na Pele

O PROTETOR SOLAR TIRA MANCHAS DE ESPINHA?

O que é a acne?

Segundo o Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico e especialista em cosmetologia, “A acne é uma doença de pele que ocorre no folículo pilo-sebáceo, popularmente chamado de poro. As glândulas sebáceas produzem uma secreção gordurosa dentro do poro. Quando há acúmulo deste sebo, ocorre a obstrução do folículo causando comedões (cravos) e também proliferação de bactérias gerando inflamações e espinhas”.

A acne é uma doença multifatorial que pode ter relação com a predisposição genética, hereditariedade, estresse emocional, desequilíbrio hormonal, entre outros. Além disso, ela pode desencadear problemas emocionais como depressão e baixa autoestima.

Quais os tipos de acne?

A acne é classificada em cinco graus distintos:

Grau 1 (Não Inflamatória – Comedônica) apresenta obstrução do folículo com a presença de cravos;

Grau 2 (Inflamatória – Pápulo – Pustulosa) inclui inflamações, pápulas e pústulas, requerendo tratamento com séruns específicos e géis matificantes;

Grau 3 (Inflamatória – Nódulo-Cística) é semelhante ao Grau 2, mas com inflamação acentuada, exigindo dermocosméticos potentes e medicamentos;

Grau 4 (Conglobata) é marcado por múltiplos abscessos e cistos purulentos, necessitando de cuidados intensivos;

Grau 5 (Fulminans) é uma forma grave que pode levar a reações sistêmicas, até mesmo morte, exigindo internação hospitalar. Em todos os casos, o uso de protetores solares matificantes é crucial devido ao papel do sol no aumento da produção de sebo e no surgimento da acne.

Quando a acne pode começar a se manifestar??

A acne vulgar, típica de jovens e adolescentes, inicia-se na puberdade devido ao descontrole hormonal, culminando nos graus 1 e 2. Por outro lado, a acne adulta, que afeta pessoas após os 20 anos, é associada a desequilíbrios hormonais, como uso inadequado de anticoncepcionais, estresse recorrente e Síndrome dos Ovários Policísticos. O tratamento adequado inclui cuidados dermatológicos e, para mulheres, consulta com um ginecologista para abordar possíveis desequilíbrios hormonais específicos.

Existe Tratamento para as Manchas da Acne?

Segundo o Dr. Maurizio Pupo, quando ocorre a inflamação da acne, como forma de defesa, a pele aumenta a produção de melanina no local, escurecendo aquela área.

Essa condição tem um nome: Hiperpigmentação pós inflamatória ou Melanodermia residual.

O tratamento eficaz das manchas de acne começa com a prevenção, sendo crucial finalizar o tratamento da acne para evitar novas inflamações que possam resultar em manchas na pele.

  1. Limpeza da pele – Lavar o rosto até três vezes ao dia com um gel de limpeza sem sabão e álcool é fundamental para peles oleosas e acneicas, evitando o ressecamento e o efeito rebote nas glândulas sebáceas, o gel de limpeza profunda para acne e pele oleosa é uma opção, pois limpa e purifica profundamente sem ressecar a pele com pH fisiológico e fórmula inovadora livre de sabão e rico em Ácido Sebácico e Zinco com ação matificante e antioleosidade.
  2. Tonificação da pele – Após a limpeza a tonificação deve ser essencial pois ajuda a equilibrar o pH natural da pele, Depore Triple Acid é um tônico adstringente com textura extra leve e não oleosa, desenvolvido especialmente para as peles oleosas, mistas e com acne, com tripla ação antioleosidade, que limpa, desengordura, equilibra e purifica profundamente a pele.
  3. Sérum Clareador Noturno – O X-PEEL Acne Pore Peeling é um sérum clareador anti acne, contendo AHA e BHA para reduzir e prevenir acne, cravos, poros dilatados, e imperfeições, promovendo também o clareamento de manchas de acne e proporcionando luminosidade à pele.
  4. Proteção solar – (OBS: CITAR O PROTETOR BIOSOLE OXY FPS 85, QUE COMBATE 15 TIPOS DE MANCHAS) O uso de protetor solar clareador é crucial para tratar manchas de acne, pois além de fornecer proteção contra os danos causados pelos raios UV, ele auxilia na prevenção do agravamento das manchas. Sua formulação clareadora contribui para uniformizar o tom da pele, promovendo resultados mais eficazes no tratamento das áreas afetadas pela acne.

Protetores solares com 12 horas de proteção e clareamento da pele – Ada Tina

Ultra Proteção 15 Tipos de Manchas Biosole Oxy FPS 85 é um protetor solar clareador com Tecnologia SOLENT® 12 horas de proteção, toque seco, textura leve e rápida absorção, que combina Vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX® Concentrados para clarear e rejuvenescer a pele, com os primeiros resultados já em 7 dias.

Biosole Oxy FPS 85

Biosole Fluid FPS 90 é um protetor solar fluido e anti-melasma e anti-manchas com ação antioxidante, muito resistente à água e ao suor, toque seco, não oleoso e textura leve com 12 Horas de Proteção Solar muito alta contra as radiações UVA e UVB.

biosole 90

Além disso, os protetores solares ADA TINA são muito mais concentrados! *A aplicação de apenas 1 dedo, equivalente a 1g de produto, é suficiente para proteger todo o rosto e atingir o FPS declarado na embalagem do produto, ou seja, para conseguir a proteção exata e perfeita!

* Informações de acordo com as normas europeias da COLIPA, reconhecida pela ANVISA.

Comentários

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *