Vitamina C

Vitamina C ou Hidroquinona? Qual o melhor clareador?

Rate this post

A maioria das mulheres, possuem uma infinidades de produtos para cuidar da pele, e entre eles estão os hidratantes, antioxidantes, protetores solares, ácidos, e muito mais. O foco é manter a pele sempre bonita e uniforme, e também lidar com qualquer problema que possa aparecer na pele, como por exemplo, as temidas manchas no rosto. 

Alguns exemplos bem populares para esses tratamentos são a vitamina C e a hidroquinona, muito utilizadas para clarear a pele. Apesar do uso ter o mesmo objetivo, essas substâncias possuem algumas diferenças, e a principal delas está nos efeitos colaterais.

Conversamos com o farmacêutico e especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo, sobre os perigos da hidroquinona e listamos aqui as principais dicas para você escolher qual o melhor clareador de manchas no rosto. Confira!

Vitamina C 

A vitamina C é um poderoso antioxidante, que age como clareador facial e cria uma camada super protetora para a pele, deixando-a mais uniforme, saudável e iluminada. Dessa forma, também potencializa o efeito da proteção solar, pois a vitamina C para o rosto protege da ação dos radicais livres provenientes da radiação e evita a destruição do colágeno, prevenindo contra o surgimento de novas manchas, rugas e envelhecimento precoce da pele.

Lembrando que é uma substância que também está presente em nosso corpo e tem procedência natural, ou seja, jamais traz efeitos colaterais, portanto pode ser utilizada tranquilamente e com segurança, pois não é prejudicial à saúde.

Lembrando que é importante atentar-se ao tipo ideal para as suas necessidades, a vitamina C pura, que é o ácido ascórbico, quando adicionada em formulações que contém água, se oxida rapidamente, então a eficácia sob a pele é bem menor, já a vitamina C estabilizada, é resistente a oxidação, o que torna a eficácia do produto garantida.

Hidroquinona

Falamos muito do uso de ácidos e vários produtos, e o foco é encontrar o clareador de pele ideal, mas e a hidroquinona, para que serve? Ela é uma substância medicamentosa, que não pode ser utilizada em produtos cosméticos, devido aos inúmeros efeitos colaterais que ela possui.

Conforme explica o farmacêutico e especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo, a hidroquinona pomada é utilizada no processo de clareamento das manchas, que possui resultados que podem ser considerados mais rápidos e eficazes, porém ela é mais agressiva, no caso das peles sensíveis, por exemplo, é preciso fazer um teste de área e se atentar, pois seu uso incorreto pode causar alergias, e em segundo momento, é possível que cause manchas adicionais na pele, além de causar o efeito rebote, ou seja, ao parar de usar, as manchas tendem a voltar e em uma intensidade maior. Além disso, ela deve ser utilizada apenas a noite, pois seu uso combinado à luz do sol pode causar queimaduras na pele.

Lembrando que, de acordo com diversos estudos, os efeitos do uso da hidroquinona antes e depois a longo prazo, podem ser extremamente prejudiciais à saúde também e não só para nossa pele, isso porque o clareamento com hidroquinona, está relacionado à vários tipos de câncer, como câncer no sangue (linfoma e leucemia), câncer de bexiga e outros. Por isso, ela é proibida em cosméticos e também não pode ser utilizada por mulheres grávidas ou amamentando.

Vitamina C X Hidroquinona

Conforme é possível analisar, a hidroquinona está associada a vários riscos e pode ser extremamente prejudicial, portanto o uso de vitamina C como clareador de pele é o mais adequado, pois traz mais segurança e não possui contraindicações. Ela pode ser utilizada em mulheres grávidas ou amamentando, em todos os tipos de pele, desde as peles secas até as peles oleosas, e basta atentar-se à formulação adequada para as suas necessidades. Diferente da hidroquinona, a vitamina C para pele pode ser aplicada pela manhã e também a noite, lembrando sempre de utilizar o protetor solar com 12 horas de proteção, para que os resultados sejam potencializados, é claro. Pode abusar dessa substância queridinha, pois ela só traz benefícios!

A ADA TINA possui a vitamina C ideal para todos os tipos de pele, com fórmulas seguras e eficazes, os resultados são garantidos. Pele hidratada, uniforme, iluminada e livre de manchas. Escolha a sua clicando aqui!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *