• Blog
  • Pele oleosa no verão: O que fazer?

Pele oleosa no verão: O que fazer?

Pele oleosa no verão: O que fazer?

O verão está chegando e, durante esta temporada de calor, a pele oleosa merece ainda mais atenção para continuar saudável e bonita. É durante esta época do ano que a pele oleosa sofre ainda mais influência de dois fatores específicos que afetam diretamente a produção de sebo – e, consequentemente, deixam a pele ainda mais oleosa.

O farmacêutico e especialista em cosmetologia, Maurizio Pupo, explica que a radiação ultravioleta, maior nos meses do verão, aumenta o tamanho da glândula sebácea que, dessa maneira, produz ainda mais sebo. Enquanto isso, o calor contribui para o aumento da secreção deste sebo, dilatando os poros e aumentando a oleosidade excessiva na pele.

Por isso, a rotina de cuidados com a pele oleosa é ainda mais importante durante os dias de verão, e deve ser baseada em um processo correto de limpeza e higienização.

Pele oleosa: Como tratar?

Passo 1: Limpeza

Maurizio Pupo afirma que o segredo para uma pele oleosa saudável é mantê-la sempre sequinha e limpa, através de uma rotina de cuidados diários. Segundo o farmacêutico, a limpeza deve sempre começar com um sabonete específico para peles oleosas e que seja suave e sem sabão. “A ideia é que ele remova a oleosidade que está por cima da pele, sem agredi-la, evitando que a pele responda com uma produção ainda maior de sebo”, explica.

Outra opção para a limpeza são os sabonetes secativos, produtos que não apenas limpam a pele, mas também desobstruem os poros com oleosidade acumulada. Os sabonetes esfoliantes também são uma boa pedida, uma vez que removem as células mortas enquanto fazem uma limpeza profunda dos poros.

Passo 2: Equilíbrio

Após a limpeza da pele, é importante reequilibra-la com o uso de uma loção tônica adstringente, produto que ajuda a regular o pH ideal da pele do rosto – que é levemente ácido – e ajuda também a controlar o desenvolvimento de micro-organismos. A aplicação deve ser feita de maneira suave e Maurizio Pupo indica produtos com ácidos naturais ou ácido mandélico na formulação.

Passo 3: Finalização

Para finalizar o tratamento, o uso de um gel matificante com sílicas secativas é uma opção interessante, já que o produto retém o sebo secretado pela pele e ajuda a regular a oleosidade excessiva. Durante o dia, um filtro solar matificante é a melhor solução, já que além de proteger contra a ação maléfica dos raios do sol, ainda ajuda a regular a oleosidade da pele. O uso de hidratantes para a pele oleosa também pode ser uma boa pedida, principalmente nos dias de grande exposição ao ar condicionado – com o ar mais seco, a pele também tende a ressecar.

Com essas dicas, você pode aproveitar a estação com a pele sequinha, saudável e protegida!

Colunistas

Dr. Maurizio Pupo é Farmacêutico Pesquisador e Professor Especialista em Cosmetologia. Nascido em Calci (PI) Italia, é autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, Difendiox® OPP's Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da renomada marca de dermocosméticos ADA TINA Italy.