Alguns sinais mostram que a acne é hormonal, vamos descobrir quais são esses sinais e como lidar com esse tipo de acne.
Confira!
Afinal, o que é acne hormonal?
Como o próprio nome insinua, a acne hormonal é provocada pela alteração hormonal. Assim, essas alterações provocadas pelos hormônios são capazes de produzir algumas alterações no corpo, como alterações de humor e funcionamento metabólico.
É no meio dessas alterações do corpo que surgem as acnes hormonais, isso porque uma das consequências de tanta mudança no metabolismo pode ser a oleosidade da pele.
É comum que esse tipo de acne apareça na gravidez, quando há ingestão de anticoncepcionais e ainda mais comuns na adolescência e nos períodos menstruais.
Apesar de ser comum na adolescência, esse tipo de acne é bem comum entre mulheres de 20 a 40 anos.
É comum o aparecimento de cravos ou comedões, pontos pretos ou brancos que surgem na pele como resultado da obstrução dos poros, sobretudo por um excesso de sebo.
Os cravos são típicos da acne hormonal na adolescência atingindo cerca de 80% dos adolescentes, justamente pelo aumento da atividade hormonal dessa fase.
As pápulas vermelhas são o resultado da infecção dos cravos na pele que quando inflamam, ficam vermelhos e aumentam de tamanho, formando assim as espinhas que muitas vezes são bem dolorosas.
Como saber se a acne é hormonal?
Alguns sinais aparecem e mostram que a acne pode estar relacionada aos hormônios.
Esse tipo específico de acne tem características bem comuns e próprias, e por isso identificá-las pode ser um processo simples onde apenas o exame clínico pode ser o suficiente.
A acne hormonal aparece geralmente no interior da pele do rosto.
Sendo assim uma acne que pega mais a região das bochechas, do pescoço e mandíbula, dificilmente vão aparecer na testa.
Suas principais características são inflamações nítidas na pele, nódulos e lesões avermelhadas, incômodas e bem doloridas algumas vezes.
E como tratar a acne hormonal?
Podemos tratar a acne hormonal de forma a garantir uma pele saudável e uniforme.
Geralmente a melhor forma de se tratar esse tipo específico de acne é através de hormônios com uso de anticoncepcionais e algum medicamento que irá diminuir os efeitos desses hormônios na pele.
Normalmente são os hormônios masculinos que derivam esse tipo de acne.
Assim, não adianta tratar a acne hormonal apenas como uma acne comum, pois os resultados não serão bons.
Dessa forma, ter o diagnóstico de um especialista é o começo de um bom tratamento contra a acne hormonal.
Mesmo fazendo uso de medicamentos específicos, a acne hormonal também necessita de uma rotina de skincare própria para essa condição. A rotina de skincare com produtos específicos vai equilibrar a pele enquanto o medicamento equilibra a parte hormonal. Assim os bons resultados serão alcançados!
Produtos Ada Tina para peles acneicas
Depore Concentrate é um gel de limpeza para peles oleosas e acneicas que limpa e purifica profundamente sem ressecar a pele com pH fisiológico e fórmula inovadora livre de sabão e rico em ácido sebácico e zinco com ação matificante e antioleosidade.
X-Peel Acne Pore Peeling é um peeling clareador anti acne em sérum, formulado com uma combinação sinérgica de AHA e BHA, que reduz e previne a acne, cravos, poros dilatados e imperfeições, clareando inclusive as manchas de acne e iluminando a pele.
Normalize Pore Control FPS 50 é um protetor solar para peles com acne, cravos, poros dilatados e oleosidade excessiva com toque extrasseco que deixa a pele sequinha, com menos brilho e poros contraídos o dia todo, além de 12 horas de proteção solar e fotoestabilidade.