A limpeza diária da pele é um ritual muito importante para manter a sua beleza e saúde sempre em alta. Mas qual é a melhor maneira para mantê-la sempre limpinha? Para ajudar no dia-a-dia, conversamos com o farmacêutico e especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo, que também nos explicou porque devemos investir nestes cuidados.
Segundo o Dr. Pupo, a limpeza da pele não pode ser deixada de lado, pois ela é a melhor maneira de remover o sebo e o excesso de oleosidade da pele. O sebo, em grande quantidade, aumenta a proliferação de micro-organismos que podem ser prejudiciais para a saúde da pele, como dermatites seborreicas, por exemplo. Além disso, é sobre este mesmo excesso de sebo que os poluentes atmosféricos se depositam e produzem radicais livres, acelerando o envelhecimento da pele.
A limpeza da pele deve ser feita diariamente, mas a sua frequência depende muito do nosso tipo de pele. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você do passo a passo para manter a pele sempre limpinha.
Limpeza da pele diária
O primeiro passo para a limpeza adequada da pele é a sua higienização, ou seja, a remoção de micro-organismos e sebo excessivo da pele. Para isso, deve-se sempre usar um gel de limpeza suave e sem sabão em sua formulação, pois o sabão é um agente agressivo que pode limpar a pele de maneira severa, retirando sua camada de proteção natural.
Esfoliação da pele do rosto
É papel da esfoliação mecânica remover as células mortas da pele e ativar o processo de renovação celular, ou seja, incentivar a produção de novas células, deixando a pele mais clara e jovem. O processo de esfoliação da pele deve ser feito sempre que você sentir sua pele áspera ao toque: a frequência do tratamento depende de diversos fatores, como idade, características da pele e até mesmo sexo. “O importante é, ao usar o esfoliante, massagear muito suavemente, já que a pressão feita com as mãos pode agredir a pele”, esclarece Dr. Maurizio Pupo.
Tonificação
Após a limpeza ou esfoliação da pele, seus poros estarão abertos e é papel do tônico facial normalizá-los. O produto, que deve ser aplicado suavemente com um algodão, atua também na hidratação e regulação do pH da pele. Dessa maneira, o tônico auxilia na limpeza profunda da pele e restaura a sua saúde.
Hidratação da pele
De acordo com farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, a hidratação da pele deve ser feita, no mínimo, duas vezes ao dia. Depois de todo o processo de limpeza e tonificação, devemos hidratar a pele com produtos recomendados para as características específicas de cada pele. Para as peles oleosas, hidrantes matificantes são uma boa pedida, enquanto as peles secas precisam de hidratantes mais potentes e umectantes, por exemplo.
Proteção solar
O protetor solar também deve ser aplicado depois de todo o procedimento de limpeza e, na maioria das vezes, estes produtos já têm propriedades hidratantes. O produto deve sempre ser reaplicado a cada hora e meia, já que muitos protetores solares perdem sua eficácia rapidamente. As exceções são os protetores solares da ADA TINA, que possuem uma tecnologia exclusiva que confere 12 horas de proteção solar para a pele, protegendo-a até o final do dia