Sem categoria

MELASMA E MANCHAS DE ACNE: QUAIS AS DIFERENÇAS?

Rate this post

Você sabe identificar a diferença entre uma mancha de melasma e uma mancha de acne? Apesar de serem dois tipos de manchas escuras parecidas, elas têm causas e tratamentos distintos. Confira!

MELASMA E MANCHAS DE ACNE: QUAIS AS DIFERENÇAS?

O que é melasma?

O melasma é uma condição de pele, resultado da superprodução de melanina, que se caracteriza pela geração de manchas escuras da pele nas áreas mais expostas ao sol ou à atividade hormonal, como o rosto.

O que são as manchas de acne?

A acne é uma doença de pele que ocorre nos óstios foliculares, também chamados de poros. Estas glândulas produzem uma secreção gordurosa dentro do poro e quando este sebo se acumula, o óstio se torna obstruído e ocorre uma inflamação. Estas inflamações causam pápulas (espinhas internas), bem como proliferação de bactérias, gerando pústulas (espinhas com pus). Quando ocorre uma lesão na acne, como forma de defesa, a pele aumenta a produção de melanina nessa área, escurecendo-a.

Diferenças entre melasma e mancha de acne

O melasma é uma mancha escura, resultado da superprodução de melanina, fruto de muitos anos de exposição ao sol, se tornando mais profunda e que requer um tratamento mais específico: “Desde a infância, as pessoas vão tomando sol deliberadamente e não usam protetor solar ou usam protetores de má qualidade. O resultado disso são lesões no DNA das células da pele e, quando a pessoa atinge a faixa dos 30 anos, o melasma começa a aparecer”, diz o farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo.

Já a mancha de acne é mais superficial. Ela é uma mancha também conhecida como hiperpigmentação pós inflamatória, afinal, a própria acne é uma inflamação. “A mancha de acne é mais fácil de ser tratada, pois não tem relação com o sol, e sim com a inflamação que a acne causa” relata o Dr. Maurizio.

Ou seja, é mais fácil clarear uma mancha de acne por ser mais superficial e decorrente de um processo inflamatório, do que o melasma, que decorre da exposição ao sol.

Produtos para o tratamento do melasma

O Clarivis TX é um sérum ultra clareador com tripla ação clareadora formulado com Ácido Tranexâmico, Niacinamida e Alfa-Arbutin, indicado para clarear manchas escuras da pele inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.

Clarivis TX

Outra indicação é o Clarivis Nia10, sérum clareador indicado para clarear manchas escuras da pele, inclusive melasma grau 1 e grau 2.

Produtos para o tratamento das manchas de acne

O Glycolic K é um sérum clareador anti-idade, formulado com 14% de ácidos clareadores capazes de clarear as manchas escuras da pele e manchas de acne, deixando-a mais iluminada e muito mais jovem. Por ser desenvolvido com a exclusiva combinação sinérgica de Ácido Glicólico e Ácido Kójico, que servem para promover o clareamento das manchas mais escuras, ele é altamente indicado para o tratamento de manchas de acne.

Glycolic K

A importância do uso de protetores solares no tratamento de clareamento para manchas de acne é imprescindível. Uma excelente opção é o Biosole Oxy, um protetor solar clareador e antioxidante com vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve e toque seco, além de possuir 12 horas de proteção solar e 24 horas de proteção anti-melasma.

Outra alternativa é o Biosole FPS 90, protetor solar anti-melasma e anti-manchas, com dupla proteção antioxidante DIFENDIOX® + vitamina E, além de sua textura leve e invísivel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *