• Blog
  • Importância do protetor solar: por que usar no dia a dia?

Importância do protetor solar: por que usar no dia a dia?

A importância de escolher os melhores protetores solares para fazerem parte da sua rotina de cuidado da pele está, de longe, intimamente ligada aos investimentos na sua saúde dermatológica. Por isso, se você deseja oferecer maior proteção para a sua tez com produtos de qualidade, acaba de chegar ao blog post ideal.

Venha com a ADA TINA Italy descobrir os segredos de uma pele saudável e jovial: surpreenda-se com a praticidade dos hábitos necessários para esta conquista. No conteúdo de hoje você irá desvendar a diferença entre protetor e filtro solar, como escolher os melhores itens dermatológicos e muito mais!

Continue a leitura para conferir tudo isso, mas antes, veja para que serve uma proteção solar devida!

Qual é a função do protetor solar?

Imagem ilustrativa contendo os diferentes tipos de fatores de proteção solar

A principal função do protetor solar nas rotinas de cuidado é evitar que as fontes luminosas compostas pelos raios UVA e UVB provoquem danos, tanto nas camadas superficiais, como também nas mais profundas da pele. Para entender quais são as fontes luminosas as quais os melhores protetores solares te protegem, veja os próximos tópicos.

O que são fontes luminosas?

Raios UVA

  • são responsáveis pela formação de melasma, outras manchas e rugas na pele;
  • possuem intensidade média.

Raios UVB

  • auxilia na produção de vitamina D;
  • influencia no desenvolvimento de câncer na pele;
  • proporciona aspecto avermelhado na epiderme quando em forte incidência;
  • possuem alta intensidade.

Infravermelho

  • influencia na sensação de calor sobre a pele;
  • intensifica o envelhecimento precoce da epiderme;
  • baixa intensidade dos raios.

Gostou de conhecer essas informações? Aproveite e veja também como a radiação Infravermelha induz ao envelhecimento prematuro da pele. Preparamos um conteúdo específico sobre o assunto, confira logo depois de finalizar a leitura deste post.

Agora, caso você ainda se pergunta como esses produtos oferecem proteção contra as fontes luminosas, a ADA TINA Italy conta os segredos das fórmulas utilizadas na sua fabricação.

Veja na sequência a diferença entre protetor e filtro solar, depois disso e as características físicas e químicas dos melhores protetores.

Qual a diferença entre protetor e filtro solar: conheça!

Compreender a diferença entre termos como filtros solares e protetores é essencial na escolha do melhor produto para uso. Em geral, os filtros solares são a matéria-prima para a proteção da pele contra raios ultravioletas.

Já o protetor solar é o produto resultante das fórmulas que associam os filtros solares aprovados em testes, para confirmação do FPS – Fator de Proteção Solar.

O tema aparenta ser bastante complexo, mas acredite, entender sobre a composição dos melhores protetores solares é possível e, ainda, muito necessário para quem deseja garantir os cuidados adequados.

Nós da ADA TINA Italy ressaltamos, antes de tudo, que a importância do protetor solar é precedida pela descoberta do seu padrão de pele, assim como da adoção de um estilo de vida saudável, que contribua com o estado da tez.

Apesar da pele, como todo órgão humano, está condicionada a fatores internos hereditários, por isso, bons hábitos como a escolha do melhor protetor solar ideal é essencial. Portanto, vale a pena identificar com um profissional, o seu tipo de pele e, assim, escolha os produtos destinados para ela.

Acredite, os resultados são divisores de água! Conheça abaixo os aspectos fundamentais na escolha do seu protetor solar.

Diferença entre filtros físicos e filtros químicos

Os filtros físicos para proteção da pele são bloqueadoras das radiações provindas de fontes luminosas visíveis, como a solar e artificiais. Já os filtros químicos possuem a capacidade de receber toda a luz, mas ainda consegue evitar o contato agressivo da radiação sobre a pele, ou seja, transforma a agressão da luz em calor.

Poucas pessoas sabem, mas patologias como melasma e câncer podem ser desenvolvidos pela exposição da pele, não apenas no verão, mas também no conforto do lar ou no contato diário com fontes de luz.

Deseja entender mais sobre os tipos de melasma existentes? Preparamos um guia completo com o especialista Dr. Maurizio Pupo em relação as manchas de aspecto castanho que atingem a pele. Confira os detalhes!

Começamos a entender a importância de bons fatores de proteção solar, não é mesmo? Siga a leitura e descubra mais conteúdos relevantes sobre o assunto.

Como escolher o melhor protetor solar para minha pele?

Antes de escolher a proteção facial ideal para o seu tipo de pele, identifique se o produto possui fórmula de qualidade e que seja capaz de cumprir sua função. Para te auxiliar na escolha do melhor item, veja o próximo tópico e conheça as tecnologias Difendiox dos protetores da ADA TINA Italy:

Difendiox: antioxidantes no tratamento de melasma

Se você ainda não conhece os concentrados Difendiox em produtos para proteção solar com cor, essa é a oportunidade perfeita para proporcionar à sua pele o tratamento adequado contra manchas em melasma, além da prevenção do envelhecimento precoce da tez. Estes concentrados da oleuroprotéina Hidroxitirosol conta com 14 polifenóis totais à sua proteção e autocuidado.

Despeça-se das manchas acastanhadas na derme e aspectos advindos com as radiações UVA e UVB com o uso destes produtos desenvolvidos em parceria com a Università di Pisa, na Itália.

Comprove e nos conte os resultados!

Proteja a sua tez adequadamente

Imagem aproximada do rosto de uma mulher usando protetor solar

O tipo de pele influencia na escolha do melhor protetor solar facial e os resultados dos tratamentos. A pele acneica, por exemplo, possui protetores solares para padrões oleosos com poros dilatados. Já peles normais e secas exigem outras proteções solares que atendam esses tipos epidérmicos.

Quer evitar o envelhecimento precoce da pele e o depósito excessivo de melanina causando manchas e melasma em grau 1, grau 2 e melasma em grau 3? Utilize os fatores de proteção adequados no seu dia a dia!

Cuidados necessários para uma cútis saudável

Além da importância do uso diário e com reaplicações dos protetores solares, informação endossada pelo especialista em dermatologia Dr. Maurizio Pupo, outros hábitos são essenciais para a promoção da saúde.

Confira abaixo alguns deles:

  • mantenha a hidratação da pele em dia: consuma água e entenda a importância da hidratação correta da epiderme;
  • lembre-se que a nossa alimentação influencia nos aspectos da tez, portanto, garanta uma dieta balanceada e rica em vitaminas;
  • evite rotinas estressantes, este é um dos principais inimigos de quem deseja prevenção de manchas e envelhecimento precoce da pele;
  • remova a maquiagem e o protetor solar de maneira efetiva, partículas de sujeira na pele estimulam a formação de acne e aceleram processos de afecção já presentes.

Confira na sequência os itens essencial para rotina de cuidados de quem já usa o protetor solar.

Vitamina C e séruns para proteção diária

Além de utilizar o melhor protetor solar para a sua epiderme, produtos com Vitamina C auxiliam na redução dos efeitos nocivos das fontes luminosas visíveis.

Enquanto os protetores solares protegem contra os raios solares e artificiais, a Vitamina C tem como ação o tratamento profundo de peles já atingidas, contribuindo também com o clareamento de melasma e rugas na face. Deseja maior saúde dermatológica aos seus dias? Adicione proteção solar, séruns e vitamina C ao seus cuidados diários.

Pronto para manter padrões dermatológicos mais saudáveis? Saiba como montar o seu cronograma facial com produtos essenciais! Siga acompanhando nossos conteúdos e proporcionando ao seu rosto os melhores produtos no mercado: nós da ADA TINA Italy auxiliamos no processo.

Até a próxima!

Colunistas

Dr. Maurizio Pupo é Farmacêutico Pesquisador e Professor Especialista em Cosmetologia. Nascido em Calci (PI) Italia, é autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, Difendiox® OPP's Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da renomada marca de dermocosméticos ADA TINA Italy.