12 Horas de Proteção SolarProteção SolarProtetor SolarProtetor Solar com Cor

PROTETOR SOLAR: QUAL FPS USAR EM MINHA PELE?

Você já deve ter percebido que existem diversos níveis de FPS em protetores solares disponíveis no mercado. Mas na hora de comprar, sempre surge aquela dúvida: qual FPS devo utilizar na minha pele? Para a resposta dessa e de outras perguntas, continue lendo esta matéria e saiba tudo sobre proteção solar!

Protetor Solar: Qual FPS usar em minha pele?

Radiação Solar: Diferença entre UVB E UVA

Os raios UVA e UVB fazem parte da luz ultravioleta, um segmento do espectro eletromagnético de luz emitida pelo sol. Os raios UVA são os mais nocivos para a pele humana, representando 95% da radiação emitida pelo sol que chega a superfície terrestre, independente do clima. Eles atingem mais profundamente a nossa pele chegando até a derme, causando danos ao DNA cutâneo como o envelhecimento precoce, manchas na pele e doenças como o câncer de pele.

Já os raios UVB são menos prejudiciais que os UVA, pois atingem mais superficialmente nossa pele, penetrando apenas a epiderme. Representando 5% da radiação emitida pelo sol que chega a superfície terrestre, os raios UVB causam vermelhidão e as famosas queimaduras solares na pele.

Existe outro tipo de radiação emitida na luz ultravioleta, os chamados raios UVC. Essa radiação é 100% absorvida pela camada de ozônio e não chega a pele, não colocando a saúde da pele em risco.

Benefícios da Proteção Solar

Um dos fatores essenciais para nossa rotina de cuidados com a pele são os protetores solares, pois além de nos proteger das queimaduras solares, também protegem contra outros perigos que a radiação solar pode representar para nosso corpo, como melasma, manchas escuras e lentigo senil, envelhecimento precoce, danos ao DNA, diminuição da imunidade da cutânea, degradação do colágeno, elastina e ácido hialurônico, e o temido câncer de pele.

O que é o FPS e FP-UVA/PPD

A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar, e indica a porcentagem de raios ultravioleta B (UVB) que são absorvidos por um produto. Quanto maior o número, melhor será a capacidade desse produto de proteger sua pele dos raios UVB, que causam queimaduras e danificam o DNA da pele.

Entretanto, existe um mito sobre a numeração do FPS ser equivalente ao tempo que o produto aguenta ficar exposto ao sol até uma reaplicação. Isso não é verdade, afinal, os fatores de proteção não indicam o tempo que você pode passar com segurança ao sol, mas sim a porcentagem de absorção da radiação UVB, como mostra a tabela a seguir:

Tabela FPS

Existe também o FP-UVA, Fator de Proteção contra os raios UVA, antigamente chamados de PPD. O FP-UVA indica a porcentagem de absorção dos raios UVA por um protetor solar. Um protetor solar com um valor de FPS 30 deve ter um FP-UVA de pelo menos 10, isso significa que ele, obrigatoriamente, precisar ser ao menos 1/3 do valor do FPS. Sem proteção adequada de FP-UVA, sua pele é vulnerável a radicais livres, danos ao DNA e até mesmo câncer de pele.

Tabela FP-UVA

O tempo médio de duração da eficácia de protetores solares comuns é de 1 hora, independente do valor do FPS. Contudo, a exclusiva tecnologia Solent da Ada Tina é formulada com filtros solares que possuem altíssima fotoestabilidade, portanto, esses filtros solares não se degradam ao absorver as radiações solares UV, garantindo assim uma proteção muito mais eficaz por 12 horas, sem a necessidade de reaplicação. Além disso, a tecnologia Solent é livre de diversas substâncias que apresentam risco para a saúde do corpo, tais como 3,4 MBC, octocrileno e oxibenzona, garantindo mais segurança e proteção solar o dia todo.

A melanina e os tipos de pele

A melanina é um pigmento produzido a partir da tirosina (aminoácido essencial) produzido pelos melanócitos, que confere cor à pele. Esse pigmento garante uma proteção natural da pele com um forte estímulo contra a radiação UVA e também UVB. Dependendo do tom de cor de nossa pele, produzimos uma determinada quantidade de melanina, e consequentemente, um nível de proteção natural próprio da pele.

Qual FPS usar em minha pele?

A imagem a seguir esclarece quais fatores de proteção solar são ideais para cada fototipo cutâneo:

Tabela fototipos cutâneos

Entretanto, segundo o farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, todas as pessoas devem utilizar, no mínimo, um protetor solar com FPS 30: “O que acontece é que, uma pele clara possui maior sensibilidade à radiação solar, por conta da menor quantidade de melanina (que atua como uma proteção natural para a pele). Já as pessoas com tom de pele mais escuro possuem melanina em maior quantidade, o que as torna mais resistentes à radiação solar, não se fazendo necessário o uso de fator de proteção tão alto quanto o utilizado por pessoas com tom de peles mais claros, ou seja, quanto mais clara a pele, maior deve ser o FPS”, afirma o Dr. Pupo.

Mesmo que pessoas com fototipo IV, V e VI não precisem utilizar um FPS alto devido a sua proteção natural da pele (melanina), a Ada Tina, sempre pensando no bem-estar dos usuários, já formula filtros solares com FPS 50+, garantindo assim que o todos os consumidores tenham uma pele mais protegida e livre danos no DNA causados pela radiação solar.

Melhores protetores solares para cada FPS

Listamos aqui os melhores produtos da Ada Tina para cada fator de proteção solar:

FPS 50

O Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante, com vitamina C, niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, e 24 horas de proteção anti-melasma

Biosole Oxy FPS 50
Protetor Solar Clareador Biosole Oxy Fps 50 Vitamina C E Niacinamida – 40ml

O Sunsec Gel Fluid FPS 50 é um protetor solar que confere alta proteção solar anti-melasma, com exclusiva textura gel fluida extra leve e toque extra seco, indicado para todos os tipos pele, especialmente as peles mais oleosas, acne e poros dilatados.

Sunsec Gel Fluid FPS 50
Protetor Solar Pele Oleosa Toque Extra Seco Sunsec Gel Fps 50-40ml

FPS 60

O Biosole BB Cream FPS 60 é um protetor solar com cor, que além de possuir toque seco e alta cobertura, ele também protege e disfarça as imperfeições da pele, combatendo manchas escuras e melasma e protegendo 155% mais contra a luz azul e visível. Possui 4 cores para determinados tons de pele: Bianco, Vaniglia, Mielle e Noce.

FPS 66

Soleize Mineral FPS 66 com cor é um protetor solar físico, anti-melasma, com efeito matte e toque seco, formulado com filtros minerais e alta proteção anti UVA e UVB, luz azul e visível, prevenindo manchas escuras e melasma.

Soleize Mineral Fps 66
Protetor Solar Físico Soleize Mineral Fps 66 Com Cor – 30ml

FPS 90

Biosole FPS 90 é um protetor solar anti-melasma e anti-manchas, com dupla ação antioxidante de DIFENDIOX® e vitamina E, toque seco, não oleoso e textura leve alta proteção contra as radiações UVA e UVB.

Já o Biosole Fluid FPS 90 é um protetor solar fluido, anti-melasma e anti-manchas com ação antioxidante, muito resistente à água e ao suor, toque seco, não oleoso e oil free.

FPS 98

Biosole Fluid Sun Color Defense FPS 98 é um protetor solar fluido com cor, que uniformiza e tonifica instantaneamente a pele. Possui cobertura leve e natural, corrigindo imperfeições com toque seco não oleoso, rico em DIFENDIOX®, que combate os malefícios da luz azul e visível e clareia manchas da pele, deixando-a mais jovem e muito mais protegida. Possui duas cores: médio claro e médio escuro.

Biosole Fluid FPS 90
Protetor Solar Fluido Com Cor Biosole Fluid Sun Color Defense Fps 98 – Médio Claro
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.