Acne e EspinhasTipos de Peles

ACNE E ESPINHAS: DICAS DE CUIDADOS COM A PELE ACNEICA!

cuidados com a pele espinhas

Os cuidados com a pele com acne acneica muitas vezes podem parecer uma jornada difícil. Mas o suporte profissional, informações de qualidade e produtos adequados vão fazer sua percepção e sua qualidade de vida melhorarem consideravelmente. No post de hoje, buscamos trazer uma série de dicas que vão te ajudar a se organizar em seus cuidados e ter resultados fáceis de ver e sentir.

O que é a pele acneica

A acne é uma dermatose, uma espécie de lesão sobre a pele, que é causada pelo acúmulo de óleo produzido como barreira natural, que acaba entupindo os poros da pele. Essa obstrução favorece a proliferação de bactérias, que se alimentam desse excesso de oleosidade, causando os comedões e processos inflamatórios como a acne.

A pele acneica é aquela que tem uma ou mais condições que favorecem esse processo inflamatório, que reaparece constantemente.

Os cuidados com a pele acneica envolvem diferentes processos, sendo o primeiro deles buscar auxílio de um dermatologista especializado, que vai ajudar a entender qual o conjunto de causas que tem favorecido o surgimento de acne em sua pele.

Aliás, se engana quem acredita que apenas as peles oleosas são afetadas pelas acnes. Todos os tipos de pele podem apresentar processos inflamatórios que favorecem a acne.

Apesar de a pele oleosa ter uma tendência maior à produção de óleo, outros tipos, com as peles sensíveis e ressecadas, justamente por sua sensibilidade, podem desenvolver acnes com facilidade se expostas a certas condições, como as que listamos a seguir:

Condições hormonais

A configuração hormonal é fundamental para a regulação dos mais diversos mecanismos de nossos corpos, e afeta diretamente a oleosidade em nossas peles através da mudança nos níveis de hormônios andrógenos, em fases como a adolescência, durante a gravidez e a menopausa.

Medicamentos

Medicamentos corticoides e especialmente aqueles que alteram a produção hormonal, como os comprimidos anticoncepcionais, costumam ser responsáveis pelo desequilíbrio de oleosidade na pele. Por isso é tão importante ter auxílio profissional ao escolher um método contraceptivo efetivo como um todo.

Alimentação

Alimentos ricos em açúcaresgorduras e leite, como chocolate, farinha branca, alimentos ultra-processados e massas favorecem o surgimento de espinhas, além de maioria ter pouco valor nutricional em relação àqueles nutrientes que poderiam favorecer a regulação da oleosidade.

Exposição ao sol

A exposição solar sem a proteção adequada pode desencadear processos inflamatórios na pele, causando manchas, câncer da pele e inclusive acelerar o envelhecimento. Além disso, pode ressecar a pele e causar descamação. O ressecamento acaba estimulando a pele a produzir mais oleosidade, o que deixa sua aparência ainda mais brilhosa.

A falta de higiene regular na pele Nossa pele morre e se reestrutura constantemente. Isso é natural, e é igualmente natural que alguns tecidos sejam mais difíceis de remover apenas com limpezas superficiais. É nesse momento que os cuidados de limpeza profunda da pele entram em ação.

E esse cuidado envolve também evitar o acúmulo de qualquer tipo de substância comedogênica, isto é, que entupa os poros, como cremes muito oleosos ou ficar muito tempo de maquiagem que obstrua os poros, especialmente na hora de dormir.

Estresse e depressão

Grandes vilões da saúde física e psíquica, o estresse e a depressão aumentam consideravelmente os níveis de cortisol, que podem estimular a oleosidade, além de problemas como a insônia, a má alimentação e outras circunstâncias cruéis com o bom funcionamento do organismo.

Dicas de cuidados com a pele acneica

Depois de identificar as diferentes causas para a acne, é hora de se ligar aos principais cuidados que vão transformar sua pele. A maioria dos tratamentos pode envolver diferentes ações, mas todas, sem exceção, passam pelos cuidados diários com a pele.

Por isso, conhecer as rotinas de skincare e seus benefícios é indispensável. E como falamos sempre em nosso blog, cada pele exige um cuidado diferenciado para atingir e manter a textura adequada. Por isso, escolher uma variedade adequada para seu perfil é um dos principais caminhos para o sucesso:

Cuidados com a pele acneica oleosa

Pela propensão natural aos processos inflamatórios relacionados à oleosidade, as peles oleosas precisam de uma regularidade maior na limpeza. O ideal é fazer uma boa limpeza de 2 a 3 vezes no dia, utilizando um sabonete com substâncias de poder secativo e também cicatrizante, como o ácido salicílico e o ácido sebácico.

Esses componentes reduzem a dilatação dos poros e também mascaram esse aspecto. Quando somado ao uso de cremes como os BB Creams, ajudam muito a alcançar o desejado efeito matte.

Para controlar a pH de sua pele, é indispensável a aplicação de um tônico facial após ao menos um limpeza diária, para finalizar e selar sua limpeza.

O conjunto ideal de produtos para cuidar da pele oleosa precisa contar com uma textura bastante suave, que evite a sobrecarga da pele. Produtos com textura em gel, fáceis de espalhar a serem absorvidos devem compôr seu conjunto de rotina diária de cuidados.

Isso se aplica não só à limpeza como também à hidratação, pois se engana quem acredita que peles oleosas não precisam de uma boa hidratação. O que deve ser evitado são apenas as texturas com óleo, principalmente o mineral. Princípios ativos como a Vitamina C são grandes aliados da sua pele, e fáceis de encontrar em séruns e protetores solares.

Proteja sua pele contra os efeitos do Sol

Falando neles, a proteção solar é sua principal aliada tanto para conservar seu tratamento quanto para evitar a oleosidade causada pelo fator solar.

Não deixe de escolher um modelo especial para peles oleosas, que contenha sílicas globulares secativas e controle a dilatação dos poros, como o Normalize Pore Control FPS 50, produzido especialmente para peles acneicas com oleosidade elevada.

Aqui no blog da Ada Tina você confere uma publicação completa com dicas para escolher o protetor solar ideal para peles oleosas de acordo com seu perfil, vale a pena conferir.

Cuidados com a pele acneica sensível e ressecada

A pele ressecada está diretamente ligada à sensibilidade, pois a dificuldade em reter a hidratação tira o viço e a capacidade de produzir sua proteção natural contra diferentes ameaças.

A falta de hidratação também tem uma forte relação com a perda de elasticidade e o envelhecimento precoce. E quando efeitos inflamatórios como o das acnes é somado a chance de acumular cicatrizes, o cuidado precisa ser ainda maior.

A hidratação é fundamental

Quem tem a pele propensa à sensibilidade precisa ter uma rotina de hidratação turbinada, aproveitando princípios ativos que defendam a pele enquanto promovem a regeneração celular em larga escala para evitar manchas de diferentes origens sobre a pele.

A pele mais ressecada se beneficia de hidratantes com textura mais oleosa, mas quando se trata da pele acneica, é importante manter sua rotina de cuidados usando produtos que tenham texturas mais suaves sem perder em nível de hidratação e proteção.

É nesse momento que séruns anti-idade contendo Niacinamida são muito bem-vindos. Cremes hidratantes com função probiótica também aumentam a saúde da cútis consideravelmente, devolvendo sua vitalidade.

Ainda mais prioritário do que em qualquer outro caso, a proteção solar para peles acneicas sensíveis precisa ser consideravelmente alta, com fator de proteção solar entre 70 e 90, já que as queimaduras solares aceleram processos inflamatórios, que são impiedosos em peles fragilizadas.

O melhor artigo que você pode garantir na sua rotina é um protetor facial durável, fácil de aplicar e que hidrate ao longo de todo o dia, como o Normalize Hydra Comfort FPS 90, que tem um toque hidratante poderoso sem precisar levar óleo em sua composição.

A relação entre pele ressecada e a oleosidade

Peles ressecadas geralmente desenvolvem acne na zona T, que envolve a região do nariz e as sobrancelhas, e essa natureza mista exige dois tipos distintos de cuidados: você irá tratar a zona T como uma área oleosa, mas o resto do rosto como uma área seca.

Evite lavar em excesso a pele mais ressecada, mas não deixe de conter a oleosidade da zona T, para garantir que as espinhas não se espalhem. Use sempre água fria ao lavar, e lance mão de sabonetes com textura suave na limpeza e corretivos com fator de proteção solar para uniformizar a textura sem abrir mão de uma proteção extra.

Outros cuidados importantes para peles acneicas

cuidados com a pele

Depois de identificar seu perfil de pele, as principais causas da acne e os produtos mais indicados para cada tipo de rotina, vale a pena considerar mais algumas dicas universais para todas as peles que sofrem com a acne:

– Jamais esprema as espinhas: todo tipo de pressão ou fricção só aumenta a irritação da pele e seu processo inflamatório. O ideal é manter a pele sequinha, livre de mais oleosidade, assim o pus das espinhas é contido de maneira natural. Espremê-las só prolonga o processo de proliferação de bactérias.

Por mais que a espinha suma na hora, o mais provável é que ela retorno e crie naquela área um processo inflamatório crônico.

– Cuidado na alimentação: Vitaminas A, C e E são muito bem-vindas para a saúde e restauração da pele. Legumes verde-escuro são ótimos antioxidantes . Gorduras boas, como a Ômega-3, presente em peixes, também é um ótimo estabilizador.

 Cuidado com dermatos comedogênicos: muitos cremes e especialmente maquiagens podem acelerar o aparecimento da oleosidade na pele, já que não são desenvolvidos para evitar o bloqueio ou abafamento dos poros. Além de evitar esse tipo de dermocosméticos, nunca deixe de remover completamente a maquiagem, seguindo o processo de remoção, lavagem e tonificação.

Evite o abafamento dos poros em outras circunstâncias, como ao usar máscara: dê prioridade aos modelos regulamentados pela OMS, como alta respirabilidade e o volume adequado de camadas protetivas, assim você evita a chamada masknea tendência inflamatória acneica acelerada por máscaras que abafem a pele do rosto.

Gostou de nossas sugestões? O blog da Ada Tina está sempre com novas publicações especializadas para a saúde e proteção para todos os tipos de pele. Basta seguir nosso blog e nos encontrar também nas redes sociais, estamos sempre com conteúdos atualizados!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.