Manchas na PeleMelasma

Melasma: “limpeza do fígado” vai curar meu melasma?

5/5 - (1 voto)

Muitas vezes acreditamos em tudo que ouvimos, assistimos e lemos principalmente na internet no desespero de curar uma mancha indesejada na pele e principalmente no rosto, o temido melasma. Corremos atrás de tratamentos que não são eficazes e que podem intensificar o problema por negligência ao tratamento ideal e correto para o caso em questão.

Vamos entender aqui como o cuidado com o corpo e saúde pode ou não auxiliar no surgimento e tratamento do melasma.

Entendendo o que é melasma e como ele pode surgir além da exposição inadequada ao sol

pele com manhas

Primeiramente vamos entender o que é e como surge o melasma. Já falamos bastante aqui sobre esse assunto, mas, vamos relembrar rapidamente que essa é uma condição comum que atinge principalmente mulheres com fototipos III, IV e V e aparece sobretudo devido a grande exposição ao sol sem proteção adequada.

Entretanto, apesar de o melasma ocorrer por conta da exposição às radiações ultravioletas, alguns outros fatores associados a essa exposição podem agravar a superprodução de melanina causando o melasma, essas manchas escuras que aparecem na pele.

Alguns desses fatores são:

  1. Uso de pílulas anticoncepcionais/condições hormonais/gravidez
  2. Predisposição genética
  3. Alimentação pobre em antioxidantes
  4. Doenças diagnosticadas da tireoide e do fígado

No caso específico das doenças da tireoide, elas contribuem com com o aparecimento do melasma por conta do desequilíbrio hormonal, já as doenças do fígado podem afetar a produção dos hormônios o que influencia na formação das manchas do melasma.

Com essas informações então podemos compreender que o cuidado com nosso corpo e nossa saúde é tão importante quanto o uso de protetor solar para prevenção e ajuda no tratamento contra o esse problema.

Tratamentos caseiros para a prevenção e cura do melasma existem mesmo?

Pensando em nosso corpo e nossa saúde, claro que podemos e devemos exercer alguns bons hábitos em nosso dia a dia, como, por exemplo, manter uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes e antiinflamatórios. Procurar um profissional em casos específicos e alarmantes também é fundamental.

Falando de alimentação, espinafre, beterraba, laranja, tomate, castanhas entre outros são excelentes alimentos que nos ajudam (junto ao tratamento adequado) na prevenção do aparecimento dessas manchas por serem ricos em antioxidantes, ajudando assim a proteger nossas células contra os radicais livre.

Qual o tratamento adequado procurar então?

Já vimos por aqui que o melasma possui diferentes graus conforme a classificação do Dr. Maurizio Pupo, e será de acordo com esse diagnóstico do grau já averiguado que vamos entender qual tratamento adequado deve ser executado.

O tratamento será sempre uma associação de um produto de qualidade e próprio para cada caso, protocolo correto e persistência no processo para alcançar bons resultados. Comparar o antes e depois com fotos reais também será fundamental, muitas vezes a olho nu não conseguimos notar ou até mesmo esquecemos como estava o início do processo.

Agora falando de prevenção, um bom protetor solar sempre será a melhor opção contra as manchas indesejadas na pele, principalmente no rosto, e nós temos diversas opções para cada tipo de pele.

Com isso o que podemos concluir é que, não, a limpeza do fígado não vai curar seu melasma e nem é ele isoladamente o responsável pelo surgimento dessas manchas que nós não queremos.

O que irá te auxiliar mesmo neste tratamento e principalmente na prevenção é a escolha de hábitos saudáveis associados ao uso de produtos bons e adequados, tratar a saúde e a pele com cuidado, responsabilidade e carinho sempre será a melhor opção, e aqui você encontra diversas dicas e informações dos produtos ADA TINA que irão te auxiliar contra as manchas indesejadas do melasma.

O Dr. Maurizio Pupo é um farmacêutico ítalo-brasileiro renomado, com experiência como pesquisador e professor especializado em cosmetologia. Com uma carreira dedicada à inovação em cuidados com a pele, é autor de diversos livros importantes na área cosmética, como Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, e DIFENDIOX® OPP’s Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar. Além de suas contribuições acadêmicas, o Dr. Pupo é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da ADA TINA, uma marca de dermocosméticos reconhecida pela sua excelência e respeito à pele, à natureza, aos seres humanos e aos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *