Sabemos que existem diversos mitos sobre a pele de modo geral e principalmente os que envolvem a pele negra: ela precisa de protetor solar? ela envelhece mais devagar? ela é mais oleosa?. Vamos aqui desmistificar essas questões mostrando que toda pele precisa e é digna de cuidados.
Por que achamos que pele negra não precisa de proteção solar?
A pele negra possui mais melanina, que é a responsável pela nossa pigmentação, esse fator isolado já é por si só um motivo para o uso do protetor solar neste tipo de pele, uma vez que existe a maior produção de melanina que pode causar a hiperpigmentação, mesmo a melanina sendo uma proteção natural da pele contra a radiação.
Na pele negra a fotoproteção pode chegar a 13.4, mas, apesar disso, a pele negra também possui mais oleosidade e com isso está mais sujeita a algumas condições, por isso, precisa sim de cuidados especiais e proteção extra para se manter saudável e livre de manchas. A radiação solar é um agressor real da pele, inclusive da pele negra.
Então, nada de pular esse passo no seu protocolo de skincare, ok? A proteção é essencial para todos e qualquer tipo de pele.
Sendo mais oleosa, a pele negra pode receber protetor solar mesmo assim?
Sim, e deve! A pele negra por ser mais oleosa, automaticamente pode ter mais acne e aí está mais um motivo para mantê-la protegida. E isso é muito fácil, existem hoje protetores solares específicos para peles oleosas e com acne.
Controlar a oleosidade fazendo um skincare adequado também é fundamental para a saúde da pele, e já falamos sobre esse assunto por aqui caso queira conferir.
Mas e o colágeno?
Se existe uma verdade que deve ser confirmada aqui sobre a pele negra é a que ela apresenta os sinais de envelhecimento mais devagar sim!
A pele negra possui maior quantidade de Fibroblastos e esse é o fator responsável pela produção de colágeno e elastina que por sua vez são os responsáveis por deixar a pele com mais elasticidade e tônus, adiando assim o aparecimento das linhas finas de expressão, flacidez e vincos profundos, as famosas rugas.
Pensando nessa questão, além do uso de protetor solar, o uso da vitamina C também é indicado, além de ajudar no clareamento da pele, deixando-a livre de manchas ela vai combater a ação dos radicais livres que danificam o colágeno da pele, deixando assim a pele ainda mais uniforme e adiando ainda mais o envelhecimento.
O uso de protetor solar com vitamina C também é superindicado neste caso.
Então o protetor solar é para todos?
Claramente a resposta para essa pergunta é sim, claro que sim. Cada pele é um universo diferente, e existe proteção solar para todas elas.
A exposição ao sol de forma adequada e regular é fundamental para a a sobrevivência, e isso é um fato que deve sim ser afirmado, mas, o excesso e a falta de cuidados e proteção podem causar danos severos. A importância da proteção contra as radiações solares deve ser levada a sério por todos, independente do seu tom de pele.