ADA TINAPeleProtetor SolarProtocoloRecuperar a PeleRostoSkincare

Sono da Beleza: 5 benefícios que podem ajudar a sua pele

Rate this post

Sim, o famoso sono da beleza pode trazer 5 benefícios para a sua pele.

Confira!

Sono da beleza para saúde da pele

Uma boa noite de sono influencia em toda a nossa vida.

No nosso ritmo, no nosso ânimo, no nosso rendimento no trabalho, nas atividades do dia a dia e nos estudos, na nossa disposição diária, na saúde e inclusive na nossa beleza.

Não é mais segredo nos dias atuais que dormir mal causa muitos malefícios para a saúde, entre eles mau funcionamento do sistema imunológico, problemas de memória, descontrole de apetite além de prejudicar muito a aparência.

Dormir bem é importantíssimo para a produção de hormônios como a melatonina que tem efeito calmante em nosso organismo.

É durante o sono que nosso corpo entra em fase de regeneração celular, novas células se desenvolvem substituindo as células antigas, reparando assim as danificadas.

Quando dormimos bem, esse sono adequado regenera nosso corpo e especialmente nossa pele que ganha luminosidade.

Afinal, quem nunca dormiu bem e acordou se sentindo linda e mais jovem?

O cortisol, hormônio responsável pelo estresse, tem sua produção reduzida enquanto descansamos.

Como consequência, além de mantermos o estresse controlado, os acúmulos de líquidos sob os olhos diminuem, os olhos ficam mais brilhantes e relaxados e automaticamente a aparência fica mais leve e mais jovem sem as olheiras específicas de cansaço.

É muito indicado que a rotina de cuidados com a pele (skincare) seja feita antes de dormir, limpeza e hidratação da pele antes de uma boa noite de sono vai deixá-la ainda mais radiante.

5 benefícios do sono da beleza quem podem ajudar a sua pele

Muitos benefícios vêm com a recuperação que dormir bem pode trazer.

Confira abaixo os 5 benefícios que o sono da beleza pode trazer para a sua pele.

1. Olhos mais radiantes

As olheiras roubam a vitalidade dos olhos e por isso a aparência fica tão abalada quando se tem olheiras de cansaço.

Quando se dorme mal ou  pouco, o cansaço vem e interfere nas olheiras e na aparência porque quando nosso corpo fica cansado demais libera substâncias químicas que dilatam os vasos sanguíneos e alteram o fluxo sanguíneo, ocorrendo uma vasodilatação que fica mais visível na área em torno dos olhos. A insônia tem o mesmo efeito!

2. Uniformiza o tom da pele

A insônia (ficar acordado por horas durante a noite ou a noite toda) pode deixar a pele com aparência pálida ou até mesmo causar manchas. O sono estimula o fluxo sanguíneo que ajuda a manter o tom uniforme e saudável da pele.

3. Pele mais limpa

Mais sono, pele mais limpa, isso é um fato. 

A falta de qualidade no sono gera estresse que consequentemente pode desencadear erupções cutâneas (cravos e espinhas), opacidade ou até mesmo acelerar o envelhecimento e agravar algumas doenças da pele, como a psoríase. 

Como já vimos acima, o cortisol, hormônio responsável pelo estresse, tem sua produção reduzida enquanto dormimos e descansamos, por tanto, dormir bem vai ajudar você a manter sua pele limpa.

4. A pele usa o sono para se recuperar

A pele usa as horas de sono para se curar dos danos causados durante o dia. 

Quando você adormece, sua pele tem a chance de se recuperar, por isso que algumas vezes acordamos com uma aparência revigorada.

5. Nada de inchaço na região dos olhos

É importante dormir bem e na quantidade correta para manter a região dos olhos sem inchaço, pois, uma noite mal dormida dificulta o processo de drenagem de líquidos dentro dos vasos dessa região, assim o sangue não circula direito e a região fica tensa e inchada.

Qual a quantidade ideal de horas para dormir por noite?

quantas horas dormir?

Falamos até aqui sobre os benefícios que uma boa noite de sono pode trazer para a nossa pele, e o quanto a falta de um sono de qualidade pode afetar a nossa aparência.

É preciso se atentar, na quantidade de horas que se dorme e na qualidade desse sono.

Dormir demais quando estiver com tempo, como, por exemplo, tirar o final de semana para dormir a tarde toda ou dormir 10/12hs no sábado a noite não vai resolver.

O ideal é uma noite de sono de em média oito horas diariamente, dormir exageradamente em dias esporádicos não vai fazer bem ao organismo.

Cada relógio biológico funciona de uma maneira diferente.

Algumas pessoas podem se sentir bem dormindo 6hs por noite, outras 10, assim como tem quem se senta melhor acordando às 5 da manhã e outras não.

Tudo vai depender do hábito e da rotina de cada um. Por isso não se compare, apenas busque equilíbrio!

Melatonina, hormônio do sono

A melatonina é conhecida como hormônio do sono, ela é produzida naturalmente pelo corpo no período noturno, quando a luz natural do dia começa a diminuir e escurecer.

A glândula pineal começa a produção da melatonina justamente para nos induzir ao sono, e ao raiar do sol essa glândula baixa sua produção, indicando ao organismo que é a hora de acordar.

Isso tudo na teoria parece perfeito, mas, na prática, nem sempre funciona assim!

Seria perfeito se o nosso corpo conseguisse manter esse ritmo natural perfeitamente como descrito anteriormente.

Mas, assim como tantas outras substâncias, a melatonina também baixa sua produção com o passar do tempo. Além disso, a melatonina pode ter sua produção afetada pela luz azul durante a noite.

A melatonina é um hormônio essencial para o nosso sono mais profundo, é ela junto com outros hormônios que vai estimular a liberação de fatores do crescimento epidérmicos, a produção de colágeno (importantíssimo para a nossa pele) e melhorar a nossa vascularização.

É importante lembrar a importância de lavar o rosto ao acordar.

Apesar de parecer estarmos com a pele limpa, ela pode suar e eliminar toxinas durante a noite enquanto dormimos.

Como cuidar da pele antes de dormir?

A rotina de cuidados com a pele (skincare) deve ser feita também antes de dormir.

O protocolo indicado para a pele antes de dormir é:

  • Séruns Ada Tina ideal para seu tipo de pele para tratamento específico ou preventivo anti melasma, clareador, anti rugas ou anti idade.

Durante o sono, grande parte da água da pele se perde. Transpiramos, temos contato com o travesseiro, liberamos toxinas, por isso, é de extrema importância manter os cuidados adequados com a pele.


É importante se atentar para o uso do protetor solar durante o dia.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *