Tipos de Peles

ÁCIDO PARA PELE NEGRA: QUAIS OS MAIS INDICADOS?

Rate this post

O Brasil é um país diverso com diferentes fototipos de pele. Cada fototipo necessita de cuidados específicos.

É provável que você já tenha ouvido falar que peles negras não precisam de proteção solar, ou até mesmo, que não podem fazer tratamentos com ácido.

Hoje, nós iremos desmistificar estas informações e lhe mostrar quais são as características e os cuidados que você deve ter para realçar ainda mais a beleza da pele negra.

Antes de entrar no assunto de ácidos, vamos pontuar algumas características desta pele:

Imagem de mulher negra

Por possuírem elevados níveis de melanina, (proteína que fornece pigmentação à pele), as peles negras são mais propensas a hiperpigmentar. Acne, exposição solar e até mesmo picadas de mosquitos, podem gerar manchas neste tipo de pele.

Outro importante desencadeador de manchas da pele negra é a foliculite, inflamação muito comum devido à característica do pêlo crespo e encaracolado. Ocorre que estes pêlos crescem “encurvados”, e em muitas vezes são incapazes de romper a barreira da pele, encravando e gerando inflamações.

Em peles negras a produção das glândulas sudoríparas e sebáceas também é mais ativa. No entanto, apesar da pele do rosto ser mais oleosa, geralmente a do corpo sofre com ressecamento e descamação (aspecto “esbranquiçado”).

 Peles negras possuem naturalmente mais colágeno, são mais elásticas e resistentes aos efeitos do tempo como rugas e linhas de expressão. Elas também costumam ser mais espessas e portanto mais firmes e com menos flacidez.

Pronto! Agora que estabelecemos estas características, seguiremos o post falando sobre os ácidos mais recomendados para a pele negra. 

De acordo com o Dr Maurizio Pupo, farmacêutico e especialista em cosmetologia, peles negras necessitam de ácidos mais suaves. Ácidos muito agressivos podem desencadear inflamações que como vimos acima, podem manchar. 

O recomendado então é que sejam utilizados ácidos com pH fisiológico, com menos acidez e em concentrações mais baixas, pois assim é possível a renovação celular, rejuvenescimento, diminuição de poros, controle de oleosidade, tratamento da acne e uniformização da pele de forma mais segura. 

ÁCIDOS RECOMENDADOS PARA A PELE NEGRA:

Imagem em destaque de um produto Serum

ÁCIDO GLICÓLICO: O ácido glicólico é um Alpha Hidroxiácido que promove esfoliação e renovação celular, ele deixa a pele uniforme e rejuvenescida.  Se você acompanha os conteúdos do blog você já aprendeu que ativos com baixo peso molecular conseguem penetrar mais profundamente nas camadas da pele. E é exatamente por isso que o ácido glicólico deve ser utilizado com muita cautela na pele negra, pois ao penetrar muito rapidamente na pele ele poderá causar pontos de inflamação e como consequência também poderão aparecer manchinhas escuras. A saída é escolher um ácido glicólico suave, com pH equilibrado e que seja dermatologicamente testado. 

ÁCIDO KÓJICO: O ácido kójico é derivado de espécies de fungos. Ele ajuda a clarear manchas escuras, uniformizar a pele, não é fotossensível e não costuma causar alergias. E embora seja um ácido, ele é extremamente suave e jamais irá agredir ou queimar a pele sendo totalmente liberado para a pele negra

ÁCIDO MANDÉLICO: Também pertencente à família dos Alpha Hidroxiácidos, extraído da semente das amêndoas amargas, este ácido é absorvido lentamente pela pele,  o que ajuda a renovar as células sem causar irritação, sendo super liberado para as peles negras também.

ÁCIDO SALICÍLICO: O ácido salicílico é derivado da casca do salgueiro. Este ácido promove a renovação celular e também tem poderosa ação anti-inflamatória, o que é perfeito para peles oleosas e acneicas, pois ao mesmo tempo que renova a pele, ainda reduz a oleosidade e trata a acne. E tudo isso sem causar irritação na pele negra!

2 SÉRUNS IDEAIS PARA PELE NEGRA

A marca italiana Ada Tina possui os produtos ideais para a rotina de skincare da pele negra. Por conter em sua fórmula os ácidos glicólico e kójico em concentrações cuidadosamente balanceadas e pHs equilibrados para não causar irritação na pele, o GLICOLIC K é um sérum que uniformiza, rejuvenesce e ilumina.

Outro produto igualmente formulado com concentrações balanceadas e pH equilibrado é o DEPORE MD, sérum com ácido mandélico e salicilico que combate a acne e as manchas de acne, dando uniformidade para a pele. 

PELE NEGRA TAMBÉM PRECISA DE PROTEÇÃO SOLAR

Se você pensa que a pele negra não necessita de proteção solar, eu sinto lhe informar, mas você está totalmente equivocado. Apesar desta pele ser mais resistente ao sol, este fototipo também precisa ser protegido pois mancha com muita facilidade.

O Dr. Maurizio Pupo explica que por conter mais melanina, os protetores solares com fator 50 já são suficientes para este tipo de pele, outra dica do especialista é optar pelos protetores com efeito matte, pois desta forma, além da proteção solar você também consegue ter o controle da oleosidade.  Além disso, o Dr Maurizio alerta para a importância de sempre utilizar protetor com longa duração, 12 horas, que não necessitam de tantas reaplicações ao longo do dia.

Para a proteção solar da pele negra a Ada Tina possui o Protetor Solar Para Peles Oleosas Normalize Matte Intense FPS 50 que protege a pele contra os raios solares, possui longa duração, 12 horas, e ainda deixa a pele sequinha.

Normalize Matte Intense FPS 50

Finalizando nossas dicas de skincare para a pele negra, está a hidratação corporal. Você viu que apesar de na maioria das vezes apresentar oleosidade na pele do rosto, este fototipo também pode ter características de ressecamento e descamação (aparência esbranquiçada) no corpo, certo?

Então, para manter a pele bonita, viçosa e com aspecto saudável, é necessário tomar muita água e passar um creme corporal com potente ação hidratante tendo em sua composição ativos como ceramidas, vitamina E, niacinamida, manteiga de karité entre outros.

O Nutribalm Lipid Replenish da marca italiana Ada Tina, além de contar com todos esses benefícios, ainda hidrata profundamente, deixando a pele luminosa e macia sem pesar. 

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *