• Blog
  • COMO CUIDAR DA PELE OLEOSA E MELHORES PRODUTOS PARA O ROSTO

COMO CUIDAR DA PELE OLEOSA E MELHORES PRODUTOS PARA O ROSTO

COMO CUIDAR DA PELE OLEOSA E MELHORES PRODUTOS PARA O ROSTO

A oleosidade excessiva da pele não é apenas um problema estético que confere uma aparência brilhante e desagradável à pele do rosto agravada pela presença de poros abertos e muitas vezes com cravos e comedões, mas ao contrário do que se pensa a oleosidade excessiva ainda é uma das grandes causas da acne inflamatória, ou espinhas, que pode causar as temíveis manchas escuras na pele e cicatrizes de acne.

Características da Pele Oleosa

As peles oleosas são em geral muito brilhantes e possuem os poros abertos e dilatados e com grande quantidade de sebo sobre ela. Toda esta oleosidade, e todo este excesso de sebo, são produzidos pelas glândulas sebáceas que costumam ser maiores e mais ativas nos homens do que nas mulheres, uma vez que são estimuladas pelo hormônio testosterona. Porém além da testosterona, outros fatores podem contribuir para o aumento da produção de sebo e o agravamento da oleosidade da pele como os raios solares UVA e UVB, o calor e ainda uma alimentação pobre em frutas e verduras e rica em alimentos gordurosos e industrializados. Vale também a pena citar que no caso das mulheres o hormônio progesterona tem também a capacidade de aumentar a oleosidade da pele e por isso é muito importante estar sempre em dia com a saúde hormonal e que visitas periódicas ao ginecologista são essenciais para as mulheres que apresentarem pele muito oleosa ou acne persistente.

Como Cuidar da Pele Oleosa no Dia a Dia

Ao contrário do que se pensa a limpeza da pele oleosa nunca devem ser radical e exagerada! Nunca devemos utilizar sabonetes agressivos e nem deixar a pele oleosa sem a hidratação adequada e, também, nunca deixar de proteger a pele oleosa dos raios solares, uma vez que o sol é um dos vilões do aumento da produção de sebo. Tudo isso pode aumentar a oleosidade excessiva da pele e agravar as complicações como deixar os poros ainda mais abertos e levar ao surgimento da acne inflamatória. Sendo assim, a melhor rotina para cuidados da pele oleosa deve ser baseada no uso de sabonetes bastante suaves – sabonetes sem sabão – e que não removam a oleosidade excessiva, na purificação da pele com o uso de uma água micelar purificante e equilibrante e no uso de hidratantes levíssimos a base de ácido hialurônico antioleosidade e, é claro, sem se esquecer de uma proteção solar adequada com FPS 50 e não necessite de tantas reaplicações diárias, com ação secativa e que ajude a deixar a pele livre da oleosidade ao longo do dia.

Produtos que Ajudam a Controlar o Excesso de Brilho na Pele

Estes produtos recebem o nome de “matte”, “matte intense” ou simplesmente matificantes! E aqui estamos falando de protetores solares matificantes, géis cremes matificantes, géis de limpeza para peles oleosas e também hidratantes levíssimos a base de ácido hialurônico. Confira a relação de produtos que selecionamos para o cuidado das peles oleosas e que não podem faltar em sua rotina diária de tratamento:

01. Depore Clean: Gel de Limpeza Antioleosidade especialmente formulado para as peles mais oleosas por ser suave e ao mesmo tempo limpar profundamente a pele sem causar efeito rebote. Depore Clean é rico em Glicaox – ácido glicólico acoplado ao zinco – e ácido salicílico que, juntos, fazem uma limpeza profunda da pele sem agredir e sem ressecar a pele, ajudando no controle da oleosidade.

02. Acqua Micellare: Água Micelar Purificante 6 em 1 que limpa profundamente os poros ajudando a limpar os resíduos mais difíceis de serem removidos, como os resíduos da poluição, restos de maquiagem e células mortas que não são removidas durante uma limpeza comum.

03. Compative Acqua Gel: Ácido Hialurônico de baixo peso molecular e Difendiox antioxidante, 100% livre de óleo, que hidrata a pele sem deixá-la oleosa, ajuda a controlar a oleosidade e mantém a pele hidratada além de neutralizar os radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele.

04. Depore Mat: Gel Creme Matificante que ao mesmo tempo que hidrata mantém a pele com toque extremamente seco e sedoso ao longo do dia, podendo ser utilizado antes ou após o protetor solar tornando sua textura ainda mais suave e deixando a pele verdadeiramente matificada. Depore Mat contém ácido sebácico, sílicas e zinco que atuam no controle da oleosidade deixando a pele com oleosidade controlada e livre do brilho.

05. Normalize Matte Intense FPS 50: Protetor solar para peles oleosas, rico em sílicas secativas que adsorvem a oleosidade excessiva da pele deixando-a sequinha e livre de óleo o dia todo. E tudo isso sem contar com as 12H de Proteção Solar que fazem com que a pele fique protegida o dia todo!

Higienização e Tonificação da Pele Oleosa

A higienização é uma das etapas mais importantes do tratamento das peles oleosas e deve ser feita com todo o cuidado que este tipo de pele merece. Por isso recomendamos que seja feita sempre duas vezes ao dia e sempre com água morna pois a água muito quente pode agravar a oleosidade. Para higienizar a pele oleosa aplique uma pequena quantidade de Depore Clean Gel de Limpeza Antioleosidade e massageie suavemente a pele do rosto enxaguando em seguida. No caso de peles muito oleosas é aconselhado repetir a operação!

Em seguida, e não menos importante, vem a fase de tonificação ou purificação da pele, com o uso de um tônico adstringente ou água micelar com ação purificante, que remova as sujidades que ficam presas no interior dos poros. Para complementar a limpeza e purificar a pele aplique Água Micelar Purificante 6 em 1 ADA TINA, sempre com auxílio de um algodão e aguarde secar antes de dar continuidade ao tratamento.

Pele Oleosa Precisa de Hidratação?

Sim! A resposta é sim! Não devemos confundir hidratação com oleosidade. As peles oleosas são, em geral, muito desidratadas uma vez que o próprio sebo em excesso acaba rompendo a camada natural de hidratação da pele, facilitando a perda de água das camadas mais profundas. Por isso manter a pele oleosa sempre bem hidratada é muito importante para quem quer estar com a oleosidade sob controle. Procure hidratar a pele oleosa com um gel levíssimo a base ácido hialurônico e antioxidantes naturais como Compative Acqua Gel Ácido Hialurônico de Baixo Pelo Molecular, aplicando-o sempre após a limpeza e a tonificação.

O Melhor Protetor Solar para Peles Oleosas

Além da hidratação diária as peles oleosas precisam de um bom protetor solar matificante e anti-oleosidade, como Normalize Matte Intense FPS 50, que controla o brilho e a oleosidade excessiva da pele, controla os poros abertos e deixa a pele sequinha e sem oleosidade o dia todo e ainda possui 12 H de proteção solar. Normalize Matte intense FPS 50 possui ação matificante intensiva pois é rico em sílicas secativas que adsorvam a oleosidade excessiva da pele, não deixa a pele brilhante e também que não precisa ser reaplicado ao longo do dia.

Cuidados Anti-idade: Vitamina C para Pele Oleosa

Se sua pele for oleosa e também apresentar manchas escuras no rosto, manchas de acne, melasma e sinais de envelhecimento como rugas e linhas de expressão, o recomendado é o uso do Pure C 20 Hyal, mousse de vitamina C pura 20% com textura extrasseca “cream to powder” – um pó na forma de creme – sem água, vitamina C que não se oxida. Pure C 20 Hyal é a melhor vitamina C para pele oleosa por ser 100% livre de óleo e ainda ajudar a deixar a pele sequinha e matificada. Pure C 20 Hyal pode ser utilizado todos, a noite e também pela manhã devendo ser aplicado sempre antes do protetor solar.

Colunistas

Dr. Maurizio Pupo é Farmacêutico Pesquisador e Professor Especialista em Cosmetologia. Nascido em Calci (PI) Italia, é autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, Difendiox® OPP's Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da renomada marca de dermocosméticos ADA TINA Italy.