Skin Care

SKINCARE: APRENDA A FAZER UMA ROTINA COMPLETA PARA SUA PELE!

Os rituais de cuidados que temos com a nossa saúde fazem toda a diferença, e a pele costuma ser um dos órgãos que mais demonstra o bom cuidado ou a falta dele. A pele é especialmente exigente em relação aos cuidados que demanda, cada uma com as suas particularidades, mas todas com uma solução: uma boa rotina de skincare, bem completa e com os produtos adequados.

Criar esse hábito e escolher dentre tantos produtos diferentes pode parecer uma longa jornada, mas com as informações certas, você vai se apaixonar pelo skincare e transformar ele em uma parte divertida do seu dia-a-dia!

Mas afinal, o que é skincare?

O ritual de cuidados diários com a pele é conhecido universalmente como skincare, termo em inglês que se refere, literalmente, a ‘cuidados com a pele’. Esses cuidados se tornam cada vez mais diversos e efetivos, direcionados para os diferentes tipos de peles e outros fatores da nossa rotina, como os tipos de maquiagens utilizadas, o ambiente e até a disponibilidade de tempo. O importante é não abandonar a rotina de cuidados.

Quais os benefícios do skincare?

Cada parte do nosso corpo precisa de cuidados especiais, e a pele, por ficar tão exposta, absorve uma série de danos diariamente. Ela é uma das principais formas que demonstram nosso estado de saúde e os cuidados que tomamos. Uma pele mal cuidada não é apenas uma questão de estética, mas de saúde, além de mexer muito com a própria autoestima.

A rotina de skincare é a melhor maneira de prevenir as temidas imperfeições como acnes e cravos, por exemplo, além de conferir à pele um aspecto jovial, elástico e com textura agradável de se ver e sentir. Mais do que isso, o hábito de fazer skincare diariamente traz bem-estar, sensação de disciplina, de autocuidado e de conhecimento do próprio corpo. Por isso, incentivamos tanto o entendimento sobre a própria pele e como cuidá-la.

A skincare é dividida em diferentes etapas: limpeza e tonificação, hidratação e proteção. Estas etapas se complementam e são indispensáveis para se ter uma pele blindada contra as ações inflamatórias, os efeitos da radiação solar, do clima e também da idade.

Identificando seu tipo de pele

Podemos dizer que, de maneira geral, há 4 tipos de pele: secaoleosa, mista e normal, e entre cada tópico desta publicação, faremos comentários específicos de cuidado para cada tipo.

Peles secas

As peles secas costumam ter uma alta sensibilidade a diferentes componentes, com tendência ao repuxamento, vermelhidão, irritações em geral, coceiras e são especialmente sensíveis durante as estações secas.

Por conta de sua sensibilidade, elas exigem uma rotina de cuidados que envolvam componentes de textura suave, sem adstringência, precisam de uma tonificação especial e, acima de tudo, muito cuidado contra os efeitos do sol, exigindo protetores com FPS alto.

Elas precisam de incentivos probióticos para que os microrganismos que vivem na superfície da pele trabalhem estimulando a produção das barreiras naturais que protejam a pele.

Peles oleosas

Diferentes das peles secas, que têm os poros muito fechados, as peles oleosas têm seus poros bem abertos, e isso causa uma produção desproporcional do óleo que a reveste, causando entupimentos. Esse acúmulo de oleosidade sobre os poros é a condição propícia para vários processos inflamatórios, como as acnes e cravos.

O cuidado com a pele oleosa precisa ser redobrado, especialmente na hora da higienização, para diminuir o excesso de óleo sem gerar o efeito rebotequando o excesso de limpeza remove a camada natural de óleo protetor e acaba forçando a pele a produzir ainda mais oleosidade.

Peles mistas

A pele mista envolve uma tendência à oleosidade na chamada zona T, que se refere às linhas do nariz e da testa, com a pele seca ou normal nas demais áreas, exigindo um tratamento diferenciado para cada região.

Peles normais

Esse tipo de pele tem uma produção mais regulada de óleo, sem causar o excesso de ressecamento ou brilho, tendo uma textura mais aveludada. Aceita melhor os diferentes tipos de tratamentos skincare.

Limpeza e tonificação da pele

Nossa pele é o órgão mais exposto do corpo, e está sempre sujeita a uma série de acontecimentos: as células antigas morrem e são substituídas, e por mais natural que o processo seja, é comum que uma parte dessas células mortas fique acumulada, facilitando o surgimento de comedões e outras condições que favorecem o entupimento dos poros e os efeitos inflamatórios tradicionais, como a acne.

A higienização da pele deve ser realizada diariamente, mas seu volume pode variar de acordo com o tipo de pele e também as próprias condições do ambiente. Nenhuma higienização de pele está completa sem o uso de um bom tônico para finalizar a limpeza.

Escolhendo um bom tônico facial para sua rotina de skincare

O tônico é um item por vezes ignorado, muitas vezes ele acaba sendo confundido com água micelar e outros demaquilantes. Mas afinal, qual a diferença entre ele e esses outros dermocosméticos e como usar tônico facial?

A água micelar serve especialmente para remover maquiagem e dar uma limpeza preparatória na superfície, que facilita a aplicação dos séruns e outros hidratantes, assim como também antecipa o uso do tônico que, por sua vez, é um finalizador da limpeza do sabonete facial.

Após uma limpeza mais profunda, não é raro que a pele tenha uma reação, seja irritação ou ressecamento, e o tônico ajuda a controlar essa relação, acalmando, compensando nossa barreira hidrolipídica e oferecendo uma “demão” extra de proteção pós-limpeza com propriedades antissépticas e regulatórias do pH da pele. E acredite: os maiores beneficiados por esse componente são as peles comuns, já que precisam ter um equilíbrio para não tenderem para outros tipos de pele.

Mas o efeito de compensação e calmante também são ideais para as peles secas e oleosas, evitando que limpezas mais agressivas deixem a situação da pele “desregulada”. Em peles sensíveis, o ideal é não aplicar o tônico diariamente e, ao aplicar, em qualquer tipo de pele, o ideal é passar uma camada suave com auxílio do algodão, sem fazer fricção. Deixe secar naturalmente antes de aplicar o hidratante.

E como fica a esfoliação no meu cronograma da pele?

O ato de esfoliação promove uma limpeza profunda através de sabonetes com alta adstringência ou outros abrasivos. Ela ajuda a remover camadas maiores de pele morta, devolvendo o viço instantaneamente.

Na pele oleosa, o uso de esfoliantes deve ser semanal, de preferência seguido da aplicação de uma máscara hidratante. Já em peles mistas e normais esse cuidado pode ser realizado com um espaço maior de, em média, 9 dias. Nas peles secas, o ideal é a cada 2 semanas, se a pele for muito sensível aumente o intervalo e não deixe de usar um sabonete mais suave, evitando o excesso de abrasão na pele.

Dica Ada Tina: Com a máscara viral se tornando um acessório fundamental no dia-a-dia, vem o acúmulo de umidade e oleosidade proveniente do abafamento que muitos modelos causam, este processo já ganhou até o nome de Maskne. E para mitigar esses danos, é fundamental, além de seguir as recomendações da OMS a respeito do uso correto de máscara, fazer uma limpeza breve e delicada entre cada troca do acessório.

A fase de hidratação na rotina de skincare

Podemos dizer que a fase de limpeza e preparação da pele são apenas para evitar que os danos se acumulem, a manutenção básica. Mas é o momento da hidratação que vai promover a saúde e a regeneração de sua pele.

Pensando em tudo o que dissemos até aqui, é fácil perceber como a pele, indiferente do seu tipo, é muito sensível e suscetível a diversos agentes, internos e externos. E além dos cuidados que devemos tomar com o corpo como um todo, o tratamento tópico é vital para cuidar da qualidade de sua pele, e ele pode vir em diferentes componentes:

O papel do sérum na rotina de skincare

Os séruns são compostos concentrados com diferentes tipos de princípios ativos, como a niacinamida, que tem um poder reparador profundo, o ácido hialurônico e a vitamina C. Os séruns têm uma textura bastante leve, não oleosa, de alta absorção e fácil espalhabilidade, fazendo deles os dermocosméticos ideais para todos os tipos de pele. Pela facilidade em aplicar, os séruns são ótimos para áreas sensíveis que precisam de cuidados intensos, como os olhos, para devolver a elasticidade e clareamento da pele.

Usando os hidratantes

Os hidratantes já são populares na rotina de skincare da maioria das pessoas, mas se engana quem pensa que existem apenas os tradicionais potes de creme oleoso. Já faz um bom tempo que o universo dermatológico se voltou para todos os tipos de pele para oferecer uma solução ideal para cada caso. O hidratante tem uma ação mais prolongada e uma absorção mais lenta, tendo texturas e concentrações variadas para as diferentes peles.

Para as peles mais ressecadas e comuns, a textura emoliente tradicional, com creme mais oleoso é ótima, pois dá mais viço à pele, umectando sua superfície. Não deixe de escolher um hidratante de ação probiótica, que estimula o trabalho dos microrganismos bons que operam sobre a nossa pele, criando uma barreira natural.

Já nas peles oleosas e mistas é fundamental evitar qualquer tipo de hidratante com óleo, afinal, tudo o que você precisa é evitar a concentração de mais óleo, não é? Invista em um bom hidratante em gel, com textura bem suave, que consiga controlar a textura da pele trazendo o efeito matificante, bloqueador do brilho desproporcional da oleosidade.

Qual é a diferença entre hidratante e sérum?

Podemos dizer que o hidratante tem um espectro mais geral no tratamento, como o próprio nome sugere: ele hidrata, enquanto os séruns costumam concentrar princípios ativos para tratar diferentes efeitos sobre a pele. Por exemplo: peles muito ressecadas têm uma tendência ao envelhecimento precoce, já as peles mais oleosas tem uma tendência às marcas de acne e inflamações.

Enquanto os cremes devem ser aplicados geralmente uma vez ao dia, os séruns costumam ser aplicados pela manhã e ao fim da noite, também. A ordem correta de aplicação é sempre usar o sérum antes do hidratante.

Máscaras hidratantes

As máscaras hidratantes são grandes amigas do skincare, e provavelmente seu maior símbolo. Elas costumam usar princípios ativos mais naturais, como extratos de vegetais e compostos minerais a serem aplicados na pele. Geralmente são aplicados após uma boa esfoliação.

Por turbinar a hidratação usando um número menor de veículos químicos, ela é especialmente recomendada para peles secas e sensíveis, e você pode optar até por fazer suas próprias máscaras em casa combinando diferentes extratos. Após aplicar a máscara, é importante fazer uma lavagem no rosto, evitando que componentes fiquem por mais tempo que o recomendado sobre a pele.

Dica Ada Tina: Você pode ter mais de um sérum para diferentes usos, o importante é conhecer os princípios ativos e a regularidade para cada tipo, aqui em nosso blog temos um post completo sobre séruns, confira!

Protegendo sua pele

O passo final para o skincare perfeito é a proteção da pele. Além da limpeza e hidratação em dia, nada substitui os cuidados contra o grande vilão da saúde de nossa pele: a radiação solar. O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no Brasil e em países tropicais, em geral.

O rosto exige um fator de proteção solar mais alto que a média para o corpo, que varia entre 30 e 50 FPS. No rosto, o ideal é seguir a partir de 50 a 90 FPS. E esse fator de proteção deve vir de um protetor solar específico para a pele do rosto, com uma textura mais adequada à pele facial, fácil de aplicar, de alta absorção e equipada com diferentes princípios ativos que garantem mais proteção e tratamento de efeitos comuns da exposição prolongada ao sol.

Ada Tina é uma empresa especializada na produção de protetores faciais que agem protegendo peles que necessitam de cuidados especiais no tratamento do melasma e outras condições que causam as manchas de pele, evitando suas proliferações e clareando os seus sinais. Os protetores Ada Tina têm alta durabilidade, durante até 12 horas pois é formulado com filtro solares fotoestáveis. É fundamental a reaplicação do protetor, mesmo em dias nublados.

Dica Ada Tina: Atualmente, há componentes multifuncionais específicos para todos os tons de pele, são os BB creams, que misturam a função de proteção solar, corretivo para a maquiagem e também hidratantes.

Aproveite para conhecer nossas diversas linhas para cuidados com a pele e prepare seu conjunto completo de skincare. Alcance os melhores resultados e trate de manchas, sensibilidades e inflamações. Em nosso blog levantamos uma série de informações produtivas para auxiliar em todos os processos de sua rotina de skincare, todas as semanas temos postagens novas especiais sobre este assunto, fique ligada.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.